Marketing Digital

Qual a importância do networking e como fazer?

Networking é uma rede de contatos muito importante que todo profissional precisa ter, para encontrar oportunidades no mercado, aprender um pouco mais sobre sua área e conversar com pessoas que podem fazer toda a diferença na carreira.

Mais do que isso, é uma forma de até mesmo encontrar parceiros e clientes para o negócio e ter mais chances de crescer. Essa relação é tão fundamental que existe até mesmo uma rede social específica para isso.

O LinkedIn surgiu justamente com o propósito de fortalecer o networking das pessoas, mas de maneira muito mais simples, dinâmica e lúdica. Os profissionais mais renomados do mercado compreendem o valor de cultivar esses relacionamentos.

Se você observar, vai perceber que pessoas bem-sucedidas nunca estão sozinhas e que elas cultivam relações profissionais e pessoais de qualidade, que realmente possam agregar alguma coisa.

Se você não tem um bom networking ou simplesmente deixou de fazer a manutenção dessa rede de contatos, está na hora de repensar essa situação.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de networking, falar um pouco mais sobre sua importância e dar algumas dicas para criar uma boa rede de relacionamentos.

Entenda o que é networking

Networking nada mais é do que uma rede de contatos que os profissionais utilizam para trocar informações e colaborar uns com os outros mutuamente.

Esse trabalho inclui atividades diferentes, totalmente voltadas para a carreira e os negócios, por meio de relações interpessoais produtivas e promissoras.

Ele ajuda a construir e estreitar relacionamentos que vão oferecer suporte e auxílio em diferentes momentos da carreira.

Por meio dele, um profissional pode encontrar uma oportunidade de trabalho em um fabricante de persiana externa PVC, conseguir uma promoção dentro da empresa, encontrar investidores e até mesmo clientes.

Por que o networking é importante?

Criar e manter uma boa rede de relacionamentos é fundamental para o crescimento do profissional em sua carreira. Os contatos são de longo prazo e ajudam o indivíduo a melhorar sua reputação.

Tudo o que ele precisa fazer é conhecer pessoas que possam ajudá-lo em algum momento e que ele possa ajudar também. 

Por meio dessa prática, é possível obter diversos benefícios, como:

  • Fortalecer relações;
  • Ter novas ideias;
  • Elevar o perfil profissional;
  • Conquistar oportunidades;
  • Acesso à informação;
  • Suporte e recomendações.

O networking é uma rede de contatos que compartilha conhecimento e ajuda mútua. Isso ajuda a criar confiança e faz com que todos possam alcançar suas metas.

É fundamental engajar os contatos para fortalecer o relacionamento, o que gera reciprocidade e te ajuda a alcançar seus objetivos.

O gestor de um fabricante de churrasqueira gourmet externa precisa usar essa ferramenta para gerar novas perspectivas e ideias que ajudem nas tarefas do dia a dia.

Ele terá contato com outros profissionais para conversar sobre os desafios, trocar experiências e obter insights que dificilmente teria pensado. Da mesma forma, vai ajudar as outras pessoas com novas ideias.

Uma das coisas mais importantes na carreira profissional é ter visibilidade. Para isso, é fundamental manter contato com outras pessoas, frequentar eventos e estar presente em diferentes acontecimentos.

Isso ajuda a construir uma reputação positiva, como alguém que tem bons conhecimentos e é confiável para buscar informações e dicas.

Muitas oportunidades de negócios surgem por meio do networking, o que ajuda a avançar na carreira e obter crescimento pessoal e profissional.

Você estará na mente das pessoas e quando surgir uma oportunidade, elas vão se lembrar de você. Além disso, é a melhor forma de conhecer referências em várias áreas de atuação.

O profissional pode trocar informações sobre técnicas e se manter a par das últimas novidades do mercado, o que traz acesso a informações valiosas.

Por fim, o gerente de uma loja de peças para carros poderá oferecer todo o suporte para outros profissionais, além da oportunidade de discutir desafios que abrem as portas para o mercado.

Mas, para aproveitar todas as vantagens do networking, é fundamental saber estruturá-lo do jeito certo.

Dicas para fazer um bom networking

Fazer networking não é apenas distribuir cartões de visita ou adicionar contatos à sua lista de e-mails. 

Para que ele seja realmente eficiente, é fundamental cultivar as relações para que todos se lembrem de você. Algumas dicas para isso são:

Conhecer seus objetivos

Em primeiro lugar, o profissional precisa saber aonde quer chegar. Ele deve conhecer suas áreas de interesse, as empresas onde gostaria de trabalhar e cargos que pretende alcançar.

Depois de responder essas perguntas, estará pronto para começar a buscar os contatos e investir na relação com essas pessoas.

Encontrar contatos antigos

Antes de conhecer pessoas novas, é muito importante tentar encontrar aquelas que já fizeram parte da sua vida, como um colega de trabalho de uma empresa de aluguel de impressora a laser que o profissional já trabalhou.

Retome a conversa com amigos antigos, pois isso vai trazer a oportunidade de conhecer pessoas novas. 

Além de colegas que você fez no trabalho, procure encontrar amigos de faculdade, vizinhos e até parentes distantes.

Hoje em dia, por conta das redes sociais, fica muito mais fácil reencontrar pessoas e voltar a ter contato com quem pode ajudar a alavancar sua carreira.

Utilizar canais online e offline

Embora a internet esteja no centro de nossas relações pessoais e profissionais, nada substitui os encontros presenciais, pois eles estabelecem conexões profundas entre os indivíduos.

Os canais digitais são ágeis e permitem uma comunicação em menos tempo, como no caso das redes sociais, aplicativos de mensagens e até plataformas para chamadas de vídeo.

Assim como uma empresa de montagem de quadro elétrico monofásico utiliza tanto os canais online quanto offline, você também precisa seguir por esse caminho.

Misturar os dois é uma forma de se fazer presente na vida das pessoas e conversar com elas pelos meios que preferem.

Participar de eventos

Almoçar com um de seus contatos é uma forma de poder conversar com mais tranquilidade sobre vários assuntos, por outro lado, conferências e convenções ajudam a interagir com um número maior de pessoas.

Procure aproveitar todas as oportunidades e eventos variados, sempre com foco em sua necessidade atual.

Participar de grupos de discussão

Participe de grupos de discussão em todos os canais possíveis, como no caso das redes profissionais, comunidades formadas por colegas de graduação, blogs, fóruns, entre outros.

Mantenha-se ativo e demonstre interesse pelo assunto, principalmente por tudo aquilo que esteja relacionado à sua área profissional.

O gestor de uma empresa fabricante de forno pizza, por exemplo, deve fazer suas perguntas a pessoas estratégicas, pois elas vão ajudar a legitimar o conhecimento que possui.

Equilibrar quantidade e qualidade

Um bom networking é aquele que equilibra a qualidade e quantidade, ou seja, o profissional possui uma rede de contatos com pessoas que realmente conseguem conversar e se relacionar.

Isso porque de nada adianta ter um networking com 300 pessoas, se você só consegue se relacionar com 2 ou 3. Além disso, se sua rede for muito grande, fica muito difícil mantê-la.

Estar disposto a ajudar

Uma relação positiva de troca é aquela em que os envolvidos se ajudam mutuamente, mas, infelizmente, existem pessoas que querem muitas coisas e não oferecem nada em troca.

Quem realmente quer uma oportunidade de trabalho em um fabricante de brindes personalizados e outras organizações precisa estar disposto a ajudar para também ser ajudado.

É muito desagradável quando aquele contato que no momento está desligado procura você todo simpático, mas não retorna suas ligações ou e-mails quando começa a trabalhar.

É muito importante evitar esse tipo de comportamento, pois se você recebeu uma ajuda, também precisa estar disposto a ajudar, caso contrário, ficará conhecido como interesseiro.

Ir direto ao assunto

Se você está precisando de alguma coisa, não comece a conversa perguntando sobre a família da pessoa ou qualquer outro tipo de enrolação.

Perguntar se está tudo bem já é o suficiente e após isso vá direto ao assunto, pois isso mostra que o profissional é verdadeiro e objetivo. Se a pessoa realmente puder ajudar, não vai se irritar e fazer o que estiver ao alcance dela.

Ser verdadeiro

Por fim, se você precisar de indicações para encontrar um centro automotivo mais próximo, vai querer que as pessoas indiquem lugares realmente bons, portanto, que sejam sinceras.

A sinceridade é fundamental no networking, por isso, procure se interessar verdadeiramente pelo que os outros pensam e fazem, pois isso traz assunto e motivo para estreitar a relação.

Considerações finais

Portanto, ter boas relações profissionais e pessoais é fundamental na vida de qualquer pessoa, e é justamente dessa necessidade que nasce o networking.

Saber criá-lo e cultivá-lo vai trazer muitas oportunidades para a sua carreira e negócio, e você será útil para seus contatos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Marketing Digital

Como montar um plano de carreira nas empresas?

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Como estruturar uma boa equipe de marketing?

Share on Facebook Share …
Read more
DiversasMarketing Digital

Ferramentas para utilizar na gestão de vendas

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: