Economia

6 dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Voltar para o mercado de trabalho pode ser uma tarefa muito difícil para algumas pessoas, principalmente aquelas que estão há muito tempo sem trabalhar.

Devido às constantes crises econômicas pelas quais o país vem passando nos últimos anos, muitos decidiram voltar a trabalhar fora ou encontrar uma vaga com salários melhores.

Só que a quantidade de pessoas que procuram essas oportunidades é muito grande, e aqueles que estão afastados há um tempo percebem a dificuldade de encontrar uma boa proposta ou a chance de uma entrevista.

É desanimador quando o profissional faz várias tentativas e simplesmente não consegue se colocar dentro de uma empresa. Mas não é preciso se sentir desmotivado, afinal, esse problema tem solução.

Mesmo que boa parte das vagas de trabalho faça algumas exigências em relação ao perfil profissional e escolaridade dos candidatos, é possível se recolocar no mercado por meio de algumas estratégias simples.

Se você também está em busca dessa recolocação, não deixe de ler este artigo até o final, pois vamos te ajudar nisso.

Vamos explicar como e dar algumas dicas para se recolocar no mercado de trabalho, de que maneira você pode destacar seu currículo.

Como se recolocar no mercado de trabalho?

Existem muitas coisas que podem fazer uma pessoa ficar muito tempo sem trabalhar, e dentre as razões mais comuns estão:

  • Crises;
  • Desemprego;
  • Abrir um negócio;
  • Gravidez;
  • Problemas pessoais.

O fato é que voltar ao mercado de trabalho depois de meses e até anos afastado pode ser desafiador. Isso porque algumas empresas podem interpretar que o período afastado desatualizou o profissional e ele perdeu o tempo de experiência.

Mas se o indivíduo está se candidatando para uma vaga, como em uma oficina mecânica, é preciso explicar o que fez com que ele passasse tanto tempo sem trabalhar, pois a sinceridade vai fazer com que o recrutador entenda os motivos.

É comum que as organizações queiram pessoas com experiências recentes, mas quem está voltando para a área, precisa manter o foco e não desistir do seu objetivo.

Lembre-se de que todos estão sujeitos a situações que podem afastá-los, mas é primordial reconhecer que isso foi necessário, embora tenha gerado impactos para a vida profissional.

Reconhecer esse fator é o primeiro passo para a recolocação, mas preparar o currículo também é muito importante.

Dicas para destacar o seu currículo

O currículo é um documento fundamental para resumir sua vida profissional e todas as experiências que você já teve, mas existem algumas maneiras de melhorá-lo e destacá-lo. São elas:

Inserir todas as informações necessárias

Para conseguir uma vaga de emprego em uma empresa de montagem de andaime tubo e braçadeira, coloque no currículo todas as informações necessárias sobre você.

Dentre elas estão os dados pessoais, objetivos profissionais, resumo profissional, escolaridade, idiomas, experiências, cursos e certificados, trabalho voluntário e qualquer outro dado que seja importante, como disponibilidade para viajar.

Conhecer a vaga

Você precisa criar um currículo direcionado para aquilo que a vaga está pedindo, portanto, observe como o documento precisa ser elaborado.

Veja, isso não significa que você pode mentir no currículo, na verdade, estamos falando de verificar se realmente suas competências são compatíveis com aquilo que está sendo pedido.

Cuidar da ortografia

Se tem algo que prejudica a imagem de qualquer pessoa e até de empresas são os erros de ortografia. Na hora de digitar o currículo, pode acontecer de escrever uma palavra errada, não digitar letras, e assim por diante.

O recrutador sabe quando o erro foi acidental ou quando realmente é falta de conhecimento por parte do candidato. Por isso, antes de enviar o seu currículo, peça para alguém revisá-lo, de preferência, um revisor profissional.

Investir em um bom layout

Se uma pessoa está pesquisando, por exemplo, sobre acelerador esquerdo, vai se sentir mais atraída pelos serviços de uma empresa que tem um bom layout em seu site.

Da mesma forma, o visual do seu currículo vai atrair a atenção do recrutador, tanto de maneira positiva quanto negativa. Exagerar nas cores ou na quantidade de infográficos não é uma boa ideia.

Estamos falando de um documento, portanto, ele precisa de um layout bem organizado e profissional. Evite coisas espalhafatosas e prefira ferramentas tradicionais, como o Microsoft Word.

Fazer cursos

Nada mais chama tanto a atenção das empresas do que um currículo onde o candidato fez vários cursos, tem uma graduação, fez trabalho voluntário, participa de palestras e workshops, dentre outras formas de se aperfeiçoar.

Se você está desempregado e não tem condições de pagar por um curso agora, saiba que existem plataformas que oferecem cursos gratuitos e muito bons.

Evitar alguns elementos

Na hora de se candidatar para uma vaga em uma empresa de conserto placa notebook ou qualquer outra organização, existem alguns elementos que precisam ficar de fora.

Não coloque foto, endereço completo, idade, estado civil e números de documentos. Também não fale sobre suas habilidades comportamentais, pois tudo isso será avaliado durante a entrevista.

Descarte experiências profissionais que não estejam realizadas com o seu objetivo. Por exemplo, se anos atrás você trabalhou com o call center, mas hoje deseja atuar em sua área de formação e possui alguma experiência nisso, coloque apenas ela.

Embora os profissionais de call center sejam muito importantes, não é mais com isso que você quer trabalhar, portanto, essa antiga experiência profissional não faz mais diferença.

Como facilitar a recolocação?

Agora que você já sabe tudo o que um currículo precisa ter para se destacar, chegou o momento de conhecer algumas dicas simples para facilitar a recolocação no mercado de trabalho. São elas:

  1. Refletir sobre seus objetivos

Mesmo que o candidato ainda não tenha sido chamado para uma vaga em uma empresa de rastreamento veicular, pode aproveitar esse momento para refletir sobre os objetivos em relação à carreira.

Analise a sua trajetória profissional e considere as principais conquistas e aprendizados que teve até aqui. Pensar nessas experiências é uma forma de aumentar a autoestima e traz uma postura positiva.

Trace metas que pretende alcançar daqui para frente, pois isso vai te ajudar a selecionar melhor para onde enviar o seu currículo.

  1. Ser o protagonista da sua carreira

As dificuldades para voltar ao mercado de trabalho podem fazer com que o indivíduo se sinta injustiçado e uma vítima da falta de oportunidade. Este não é o melhor caminho para chegar onde você deseja.

Se o objetivo é trabalhar em um fabricante de peças para caminhão mercedes benz, primeiro, tome as rédeas da sua carreira e da sua situação, pois é isso que vai mudar o que está acontecendo agora.

O profissional precisa ser protagonista de sua carreira, afinal, os recrutadores conseguem enxergar isso e valorizam esses candidatos.

  1. Ser sincero

Seja sincero com o recrutador sobre o motivo da sua demissão anterior, além de falar de maneira clara e honesta sobre o que aconteceu.

Se ele perguntar por que você saiu do emprego anterior e a razão tenha sido uma demissão, simplesmente diga que foi demitido, não é necessário ir além disso, mesmo porque ele dificilmente vai perguntar.

  1. Aceitar empregos temporários

Se um fabricante de empilhadeiras elétricas estiver disponibilizando vagas de empregos temporários, aceite, principalmente se você estiver há muito tempo fora do mercado.

É uma maneira de se recolocar e aprender coisas novas, e isso com certeza vai agilizar a próxima oportunidade. Geralmente, as vagas temporárias são de 90 dias, e enquanto estiver trabalhando, pode procurar uma vaga fixa.

  1. Não utilize frases feitas

Existem algumas frases que as pessoas falam nas entrevistas de emprego que são muito clichês, como “meu defeito é ser perfeccionista”, entre outras muito comuns.

Os recrutadores estão cansados de ouvir isso, mesmo porque quase 100% das vezes, essas frases não correspondem à realidade. Além disso, elas podem ocultar seus verdadeiros defeitos e qualidades.

  1. Ter um bom networking

Para conseguir oportunidades como professor particular de canto ou em qualquer outro lugar, é primordial ter uma boa rede de contatos, e o networking é justamente isso.

Cultive contatos profissionais e pessoais com pessoas que já trabalharam com você, amigos de faculdade e até com parentes e familiares. Possivelmente tem alguém que vai te ajudar a se recolocar no mercado de trabalho.

Considerações finais

O trabalho edifica o homem, e mais do que isso, coloca comida na mesa, sustenta os filhos e paga as contas em dia. Quem precisa trabalhar tem pressa, mas pode sentir muitas dificuldades em conquistar uma oportunidade.

Se isso está acontecendo com você agora, saiba que é passageiro e que existem algumas maneiras, como as que mostramos aqui, que podem te ajudar a superar esse momento e encontrar o trabalho que deseja.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Economia

José Mauro Coelho pede demissão e deixa a presidência da Petrobras

Share on Facebook Share …
Read more
Economia

Santander Universidades cria programa de bolsas para incentivar presença feminina na área de tecnologia

Share on Facebook Share …
Read more
EconomiaNacionais

Gasolina pode cair até R$ 1,65 por litro

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: