ASCOM/BELMONTE
No mês de novembro de 2023, a Secretaria Municipal de Educação comemorou o sucesso das atividades de acompanhamento pedagógico do Projeto de Recuperação das Aprendizagens, com foco nas turmas do quarto ao sétimo ano do ensino fundamental, no intuito de minimizar os impactos e déficits causados no processo de aprendizagem desses alunos nos anos de 2021 e 2022.
O objetivo principal do projeto foi recompor as aprendizagens e proporcionar uma aprendizagem significativa, complementar as habilidades e conhecimentos básicos necessários para o avanço na educação dos alunos que no período de alfabetização do ano de 2021 e 2022 precisaram frequentar a escola de forma remota, em decorrência da crise sanitária da Covid-19.
O projeto foi implementado em todas as escolas do Ensino Fundamental I da sede e na Escola Menandro Minahim, no distrito de Boca do Córrego e Fundação Educacional Pedro Calmon. O projeto se destacou por implementar metodologia diferenciada na aplicação dos conteúdos com foco no desenvolvimento da leitura, escrita e operações matemáticas através do trabalho com jogos educativos.
O projeto de recomposição de aprendizagens não deve ser encarado como uma substituição às aulas regulares, mas sim como um complemento, oferecendo formas alternativas de ensino, estratégias pedagógicas diferenciadas e atividades práticas que ajudam os alunos a compreenderem melhor os conteúdos e desenvolverem habilidades, destacou o Secretário de Educação, Glauber Façanha.
A Coordenadora Pedagógica, Gabriela Paternostro, que coordenou o projeto, enfatizou que a recomposição das aprendizagens contribui significativamente para ampliar as aprendizagens e minimizar os impactos causados não só pela pandemia mas por outros fatores que também impactam na aprendizagem durante o ano letivo.