A transferência é um valor fundamental para a governança corporativa, pois mostra abertamente como a organização trabalha, indicando que preza pela boa comunicação e tem responsabilidade sobre suas práticas. Porém, como promover a transparência na empresa?
Essa iniciativa está ligada à agenda ESG (do inglês Environmental, Social e Governance, em português, Ambiental, Social e Governança), que está pautando o trabalho das empresas que desejam consolidar uma gestão ética.
O trabalho ajuda a consolidar uma imagem positiva no mercado, além de aumentar a confiabilidade tanto do público interno quanto externo.
A pesquisa ‘A Comunicação da Governança nas Organizações no Brasil’, de 2022, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), destaca que os maiores riscos a governança das empresas são:
- falta de comunicação (59%);
- falta de clareza na comunicação com os públicos de interesse (50%);
- demora na divulgação de informações importantes (37%);
- falta de processos de segurança contra vazamentos de dados (35%);
- ausência/não divulgação de processos de prevenção, detecção e resposta de riscos de compliance (35%).
As estatísticas indicam que há trabalho por fazer nas organizações para a consolidar a ética e a transparência nas empresas. Porém, por onde começar?
Neste artigo, te ajudamos a planejar as primeiras ações que vão tornar o seu negócio mais transparente, seguro e confiável. Continue a leitura e confira as dicas!
6 iniciativas para promover transparência no trabalho
As iniciativas a favor da transparência na empresa devem ser definidas com o máximo de cuidado e atenção, considerando as principais necessidades da empresa no momento. Assim, a equipe atua nos pontos mais urgentes para fortalecer a gestão.
Confira cinco dicas de ações que você pode aplicar no seu local de trabalho:
1. Estruture a comunicação interna da empresa
A base da transparência no trabalho é uma comunicação eficiente. Isso significa que todos os setores devem interagir facilmente entre si, sempre que necessário.
O primeiro passo para estrutura comunicacional é padronizar o canal de contato interno. Avalie as ferramentas digitais existentes, como o Chat do Google, Slack, Skype, entre outros e defina aquela que atende melhor às necessidades da sua equipe.
Um sistema de gestão empresarial também facilita a integração e o acesso aos documentos para os membros, agilizando pesquisas e trocas de dados. Com isso a equipe melhora a produtividade, tira dúvidas e marca reuniões com facilidade, sem barreiras ao diálogo.
2. Elimine processos desnecessários
Outra dica a favor da transparência na empresa é eliminar processos desnecessários nas operações, tanto as produtivas quanto as administrativas.
O objetivo é simplificar os processos industriais, desburocratizando as tarefas para otimizar o trabalho dos colaboradores. Dessa forma, as etapas ficam mais enxutas, evitando dúvidas sobre como proceder, por exemplo.
A avaliação pode ser conduzida pelo gestor de cada área com sua respectiva equipe para que todos opinem sobre as melhorias e as formas de implementá-las.
3. Aproxime os líderes de seus liberados
Os colaboradores da sua empresa entendem as funções e sabem o que seus gestores fazem e os objetivos pelos quais estão trabalhando. Se a resposta é não, falta transparência no relacionamento da equipe.
Para aproximar líderes e liderados, estabeleça processos que melhorem a comunicação, como reuniões periódicas, repasses de reuniões da diretoria, trocas de ideias sobre melhorias no trabalho, entre outros.
O líder também deve trabalhar suas habilidades de comunicação e de relacionamento interpessoal para não centralizar o trabalho em si, fazendo com que a equipe esteja sempre na mesma página.
4. Implemente uma cultura baseada em dados
Existe uma frase famosa do especialista em administração moderna, Peter Drucker, que diz o seguinte: “o que não pode ser medido, não pode ser melhorado”. E podemos completar essas aspas afirmando que também não há transparência.
Por isso, é fundamental que as empresas consolidem uma cultura baseada em dados. Isso significa que em cada departamento terá seus indicadores de desempenho-chave que acompanham os resultados do trabalho.
Assim, as tomadas de decisão podem ser realizadas com clareza e confiança pelas equipes. Suponha que sua empresa decida incorporar os critérios ESG para alinhar a gestão aos critérios atuais do mercado.
Para isso, é fundamental que todos os setores tenham seus indicadores atualizados para que o time responsável pelo processo tenha acesso e selecione os que farão parte dos relatórios anuais.
5. Inclua ética e transparência como critério de seleção
A ética e transparência na empresa só serão valores presentes e fortes se a equipe também tiver o compromisso pessoal com esses critérios.
O que vai garantir contratações alinhadas a esses fatores é um processo seletivo igualmente transparente, com descrições precisas sobre o que a empresa procura e espera dos candidatos para cada vaga.
Planeje testes e dinâmicas entre candidatos para avaliar o comportamento em situações-problema, se os envolvidos sabem cumprir regras, interpretar direcionamentos equivocados e prestar atenção nos materiais de apoio que contém orientações de trabalho.
Esse cuidado garante uma seleção afinada com os valores da empresa e evita que profissionais descomprometidos com a transparência no trabalho sejam contratados.
6. Compartilhe os resultados da empresa
O compartilhamento dos resultados da empresa é outra iniciativa para promover a transparência no trabalho que melhora o engajamento da equipe com a empresa.
Afinal, saber o que o seu empenho produziu é uma motivação e tanto, concorda? Promova eventos anuais para apresentar internamente os principais avanços e conquistas da companhia no mercado.
Além de atualizar o público interno, crie relatórios anuais para divulgar para o público externo (clientes, fornecedores e outros stakeholder), para destacar o crescimento alcançado e as novas metas.
Dessa forma, as iniciativas de transparência reforçam umas às outras, potencializando os efeitos positivos e criando bases sólidas para o crescimento.
Qual a importância da ética e transparência na empresa?
A presença da ética e transparência é um indicativo de credibilidade para as empresas, posicionando-as diante dos clientes, fornecedores, colaboradores e outras partes interessadas, como um negócio confiável.
Por isso, é importante que esses critérios estejam entre os valores corporativos e sejam vivenciados na prática e acompanhados por meio de auditorias internas e canais de denúncia, garantindo o compromisso real com o posicionamento assumido.
Se a sua empresa deseja implementar uma gestão transparente, comece pelas dicas acima e veja os resultados positivos acontecerem. Bom trabalho!
Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em oferecer a melhor energia para as indústrias, por meio do Mercado Livre, garantindo economia com simplicidade.