B2B é uma sigla para a frase em inglês Business(B) to(two/2) Business (B). Já o gerenciamento B2B é a forma de prestar serviços de uma empresa para a outra, e não de uma empresa para uma pessoa física, como é no caso do B2C (Business to Consumer), adequando as estratégias para esse público e suas especificidades.
Para facilitar o entendimento segue uma lista de exemplos de negociações entre empresas:
- Empresas que contratam serviços de contabilidade ou de advocacia;
- Empresas que contratam agências de marketing;
- Fornecedores de softwares e plataformas digitais para empresas;
- Fabricantes de aço vendem seus produtos para empresas metalúrgicas.
O que podemos notar é que há uma infinidade de segmentos no comércio e indústria que estão cada vez mais trabalhando em conjunto com outras empresas, pois isso melhora significativamente a produção e oferta de serviços para ambas.
Contudo, fazer negócios no estilo B2B também significa maiores desafios, requerendo melhores estratégias no sistema de gerenciamento de vendas ou em um crm grátis.
Isso porque o comprador do produto também é uma empresa e possui pessoas especializadas no processo, conhecendo algumas das metodologias usadas – bem como demandando um suporte mais complexo e especializado.
Este tipo de modelo, portanto, visa oferecer produtos que não atinjam diretamente o consumidor final, sendo necessárias outras estratégias, como veremos a seguir.
Desafios e diferenças de estratégias entre o gerenciamento B2B e B2C
Quando se trata de fazer negócios direto com o consumidor, as estratégias tendem a ser mais simples, tendo em vista que o público-alvo não necessariamente é especialista no assunto e, em alguns casos é feito um processo “educacional” sobre o tema.
Por mais que isso também possa ser necessário no mercado B2B, geralmente há um maior movimento frente às parcerias e fornecedores que contribui para um maior conhecimento nos temas e estratégias, demandando demonstrar a especialidade e expertise em suprir tal necessidade.
Quando entramos nos negócios B2B esse cenário pode mudar, pois, diferente do primeiro, este tem como público-alvo as empresas ou cargos dentro das empresas, alterando as formas de venda e quantidade de serviço.
É necessário, então, se atentar mais para a elaboração de um perfil ideal de cliente, ou seja, entender para quem seu produto deve ser direcionado e se ele está sendo oferecido para o público certo.
Assim, uma ideia para um melhor gerenciamento do negócio b2b é pensar que a empresa contratante não está só pensando em adquirir aquele produto para uma causa específica, e sim está visando um benefício duradouro para o seu negócio, demandando um relacionamento.
Neste sentido, uma empresa que contrata serviços de publicidade, por exemplo, está interessada não só em mostrar quem são, mas também em criar uma identidade e vínculo com o público a longo prazo e, para ter qualidade no processo, precisam contar com uma agência especializada e que trace o caminho junto da marca para entendê-la (e o público).
Gerenciamento interno
Outra estratégia importante quando o assunto é melhorar o fluxo do negócio b2b é o conceito de workflow.
Devido a alta demanda de serviços que grandes empresas enfrentam, torna-se necessário elaborar um fluxo de trabalho mais efetivo e que vise criar otimização e redução dos custos nos trabalhos realizados
Esta estratégia visa organizar da melhor forma todos os propósitos da empresa quanto aos prazos, prioridades e relevância estabelecidos, ou seja, permite criar uma estratégia quanto a demanda e eficiência do que vem sendo feito na parte operacional.
O momento do mercado também é um fator que requer que as empresas tenham um olhar e um contato mais focado no cliente e, por isso, o relacionamento entre eles deve estar cada vez mais entrelaçado – principalmente quando trata-se de um negócio b2b.
Nesse sentido, o sistema CRM é uma ferramenta que pode contribuir com a organização dos processos internos, etapas de atendimento e desenvolvimento e controle de leads.
Isso porque ele permite reunir os dados dos usuários em um só lugar, possibilitando a identificação de melhores formas de atendimento e fornecimento dos produtos, tanto quanto especializar os funcionários exclusivamente para o devido atendimento.
Quais os benefícios de negócios B2B?
Em alta, negócios em modelo B2B tornaram-se mais atrativos pois tendem a oferecer maior estabilidade para a empresa ao adotar as estratégias corretas de vendas, marketing e fluxo de trabalho, mas principalmente por se tratar de uma área de serviços, que está em constante desenvolvimento.
Deste modo, é uma forma de negócio que pode promover mais rentabilidade, uma vez que o produto oferecido, como já mencionado acima, oferece uma proposta de valor além da solução momentânea.
A previsibilidade também é um ponto forte deste segmento, sendo que os contratos visam estabelecer vínculos que permitam um desenvolvimento a longo prazo das estratégias.
Mas lembre-se que para ter sucesso nesse modelo de negócio é preciso manter-se atualizado e otimizar aos máximos os processos. Conte com ferramentas como crm plano para negócios e metodologias como design thinking e entre outros.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.