EconomiaMundoNewsSaúde

Medicina do futuro: 4 inovações que estão mudando a área

A tecnologia vem impactando a rotina no setor da saúde. Desde equipamentos e descobertas medicinais, até o formato de atendimento, contratação e pagamento do serviço, todos esses atributos se enquadram no que podemos chamar de medicina do futuro.

Como sabemos, a área da saúde é uma das mais importantes para a vida das pessoas, já que é natural que, ao longo da nossa jornada, tenhamos de passar por situações problemáticas, recorrendo a hospitais, médicos, psicólogos e dentistas, por exemplo.

Para que as clínicas, hospitais, postos de saúde e qualquer ambiente que trabalhe atendendo a população possa receber da melhor maneira possível seus pacientes, é fundamental que elas estejam sempre se atualizando.

Isso pode ser feito utilizando de recursos tecnológicos que estão à disposição, sendo benéfico também para as próprias empresas que realizam o atendimento, visto que, certamente conseguirão uma base de clientes maior.

Nesse sentido, os profissionais que trabalham nesses espaços também devem estar com o melhor preparo possível, se especializando em diversos campos e sabendo como atuar em diferentes situações, garantindo um atendimento especializado, focado e de qualidade.

Tecnologia e facilidades

Para começar a entender melhor sobre o que estamos falando e o por que a tecnologia é tão importante nos dias atuais, falaremos da relação entre a tecnologia e a facilidade que ela proporciona para os profissionais.

Bom, primeiramente a tecnologia pode ser utilizada para diminuir etapas burocráticas, como registro em clínicas, histórico clínico, entre outros.

Com o uso de softwares que registram todas as informações dos pacientes, realização de exames, consultas anteriores, o médico de um hospital, por exemplo, não precisa ficar correndo atrás de informações, focando plenamente no atendimento e diagnóstico de seus pacientes.

A tecnologia também pode ser usada a favor dos profissionais no quesito especialização. Com o crescimento da disponibilidade de cursos, palestras, treinamentos e até universidades digitais, o profissional dessa área consegue se especializar cada vez mais e em diferentes áreas.

Tecnologia e administração dos hospitais

Esses cursos também podem beneficiar e muito os profissionais que atuam nos setores administrativos de uma empresa, como na gestão de pessoas, gestão financeira e administração dos processos internos.


Cada vez mais é fundamental que as etapas de atendimento sejam otimizadas, garantindo uma melhor e mais eficiente comunicação entre empresas e clientes que serão atendidos. 

Na parte de administração dos processos, por exemplo, um profissional que realiza um curso de gestão de pessoas online pode se sair melhor do que outros profissionais que não possuem especializações além do que foi realizado durante os anos de faculdade.

Um curso especializado em alguma questão específica dentro de um hospital pode fazer a diferença para que o profissional consiga executar certas tarefas de maneira mais eficiente, entendendo melhor como os softwares administrativos funcionam e quais as necessidades para aprimorar o atendimento e o público com quem estará trabalhando.

Nesse sentido, é bastante amplo a gama de cursos disponíveis digitalmente. Para isso, basta fazer o uso correto da tecnologia que ajuda cada vez mais a medicina a crescer, como computadores, smartphones  e tablets.

O curso de gestão hospitalar ead 2 anos, por exemplo, é bastante interessante e pode ajudar o profissional a se especializar e trabalhar cada vez mais a favor da empresa que trabalha.

Gestão financeira

Não podemos abordar toda essa gama de cursos, especialização e uso de tecnologia sem pensar na administração financeira de hospitais e clínicas particulares.

Bom, apesar de trabalhar para o benefício da população, esses ambientes precisam pagar suas contas, funcionários, equipamentos e instrumentos utilizados para todas as etapas, que vão desde os processos administrativos até os gastos com consultas, cirurgias, entre outras.

Nesse sentido, é fundamental que a empresa utilize a tecnologia, especialmente dos softwares administrativos, da melhor maneira possível para saber controlar os gastos.

Além disso, a qualidade dos profissionais que operam nesse setor precisa ser a melhor possível. Por isso, é interessante que, logo na contratação, seja exigido do profissional pelo menos um curso tecnico de gestão financeira.

Sendo assim, não adianta nada ter um software moderno e que organize diversos processos do setor financeiro, se o hospital ou clínica não tiver profissionais a altura da tecnologia que está sendo implementada.

Nesse sentido, é importante que o profissional destinado para essa área tenha algumas capacidades, tais como:

  • Saber administrar o software;
  • Trabalhar com planilhas;
  • Ser organizado;
  • Ser proativo;
  • Saber solucionar problemas;
  • Saber trabalhar sobre pressão;
  • Conseguir resolver crises.

Muitas vezes apenas um curso técnico não pode ser o suficiente, e muitos hospitais podem e até devem exigir uma especialização mais completa, como a realização de uma faculdade gestão financeira ead.

Inovações que estão mudando a área

Para continuar, é importante destacar as principais inovações que estão modificando totalmente a área da medicina, explicando como elas funcionam e quais são seus benefícios para as empresas e também para os profissionais.

  1. Telemedicina

Já falamos que um profissional de medicina pode se especializar apenas utilizando tablets, computadores e celulares, realizando cursos digitais consultando o de gestão de recursos humanos ead preço.

Agora, imagine se esses aparelhos pudessem ser utilizados para atendimento, sem que seja necessário que o paciente tenha que se deslocar até o hospital? Bom, hoje isso é plenamente possível e cada vez mais utilizado.

A telemedicina surgiu há alguns anos, mas ganhou ainda mais notoriedade nos últimos anos em decorrência da pandemia do coronavírus, que fez com que as pessoas tivessem que evitar ir aos hospitais para não serem contaminadas.

Dessa maneira, o serviço de telemedicina cresceu muito e está sendo cada vez mais aprimorado, através do uso de aparelhos digitais o paciente consegue se conectar com seu médico, tendo uma consulta completa e o atendimento qualificado mesmo que a distância. 

  1. Softwares de agendamento

Como já foi falado ao longo do artigo, os softwares podem ser muito importantes e são cada vez mais fundamentais para a administração e eficiência dos processos de atendimento.

Claro, é importante que os softwares sejam utilizados e administrados por profissionais que entendam de gestão hospitalar, recursos humanos e administração de empresa, mas, muitos dos processos do softwares são executados de maneira automática pelos próprios sistemas.

Com o uso dos softwares os agendamentos das consultas são melhorados, visto que, o hospital agenda e o software registra, enviando lembrete das consultas, tanto para os profissionais como para os pacientes, que certamente não perderão mais a consulta por esquecerem o dia e horário que haviam marcado.

  1. Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é uma tendência tecnológica medicinal muito importante, pois ajuda os profissionais, especialmente os envolvidos no atendimento e consultas, como os de recursos humanos, mas especialmente os próprios médicos.

O prontuário é uma ferramenta que irá possuir todas as informações sobre o estado e o histórico clínico dos pacientes. Isso facilita o atendimento, visto que, ajuda o médico a visualizar as questões do paciente com mais facilidade.

Entre as informações que podem estar contidas no prontuário, podem estar:

  • História clínica;
  • Medicamentos;
  • Exames;
  • Procedimentos realizados;
  • Entre outros.

Esse é mais um ponto do por que é importante que o um profissional de gestão e administração possuem especializações, como curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia.

Pois dessa maneira eles conseguem auxiliar os médicos e outros profissionais a saber como utilizar os recursos tecnológicos a seu favor, qualificando o atendimento. 

  1. Medicina preditiva

Na medicina do futuro, o foco será maior na predição e em prevenir possíveis condições pré existentes nos pacientes, evitando que seja necessário um atendimento de urgência, que pode não ser o suficiente para ajudá-los em algumas situações.

Com o uso de outras tecnologias, exames e diagnósticos precisos, os médicos e hospitais conseguirão observar condições genéticas importantes para prever e prevenir que o paciente sofra com doenças importantes, como doenças do coração e diabetes.

Dessa maneira, a chance da realização de tratamentos mais eficazes aumenta consideravelmente, visto que, os pacientes serão acompanhados antes mesmo da doença atingir uma gravidade que não pode ser superada. 

Impacto nas universidades

Todo o aprimoramento das tecnologias podem ter um impacto direto nas universidades, visto que, vai ser cada vez mais exigido pelos hospitais e clínicas especializadas em diferentes assuntos e profissionais que saibam trabalhar com as inovações que estão surgindo.

Nesse sentido, um hospital pode exigir, por exemplo, curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia, além de assuntos importantes que são aprendidos durante o período universitário.

Para isso, é fundamental que as faculdades saibam como se comportar nessa situação. Ou seja, se a tecnologia está crescendo cada vez mais e sendo utilizada de forma integral, os ensinos passados nas universidades precisam estar de acordo com essa situação.

Sendo assim, garantindo para o estudante que busca uma mba em administração hospitalar e gestão em saúde, que ele sairá de lá preparado para enfrentar diferentes situações no mercado de trabalho. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
EconomiaNacionais

Petrobras reajustou preço da gasolina e do diesel novamente

APetrobrasvai reajustar mais uma vez os preços da gasolina e do diesel para as…
Read more
BelmonteSaúde

Prefeitura de Belmonte celebra Outubro Rosa com palestra e exames nesta quarta-feira dia 27

Ano vai, ano vem, mas os cuidados com a saúde nunca poderão ser os menos importantes…
Read more
DiversasEconomiaNews

Contagem regressiva: celulares que ficarão sem zapp

O WhatsApp vai deixar de ser acessado em celulares antigos, alguns modelos não acessarão mais o…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *