Pensando no bem-estar de crianças e pessoas com alguma dificuldade intelectual, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) vai distribuir 60 mil pulseiras de identificação durante o Carnaval de Salvador e no interior. Os acessórios podem ser adquiridos nos postos dos bombeiros militares instalados estrategicamente nos circuitos da Folia de Momo ou com as patrulhas de bombeiros militar.
Confeccionadas em material impermeável, as pulseiras tem espaço para os pais e responsáveis colocarem a identificação da criança ou da pessoa que a estiver usando e um telefone de contato. O objetivo é facilitar não apenas a identificação, mas também o contato com o responsável, caso a criança se perca.
Além das crianças, as pulseiras podem ser usadas em pessoas com dificuldade de comunicação ou com alguém doença que a impeça de ter um raciocínio capaz de explicar a situação. “Doenças como Alzheimer por exemplo, faz com que o paciente fique com uma memória ineficiente e se perca, e com a pulseira é fácil localizar os responsáveis”, explicou a tenente-coronel BM Ana Fausta.
É importante que ao chegar no circuito, pais e responsáveis peguem as pulseiras com a corporação e preencham as informações necessárias. “Mas lembramos que, mesmo com os acessórios, é fundamental que os adultos mantenham as crianças o mais próximo possível”, completou a oficial.
As pulseiras de identificação são coloridas, ajustáveis e podem ser reutilizadas, mesmo quando são molhadas. As pessoas podem adquirir com as tropas nos circuitos da folia ou nos postos fixos dos bombeiros militares.