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5 dicas para motivar a sua equipe no ambiente físico

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias utilizadas pelas organizações, visando à construção de uma relação satisfatória com o cliente, fazendo com que esses consumidores se tornem fãs da marca e do trabalho desempenhado.

Mas para que isso seja possível, é fundamental que todas as etapas do atendimento sejam satisfatórias e positivas. E esse suporte qualificado depende completamente da atuação dos colaboradores e da capacidade da empresa de conquistar, primeiro, os clientes internos.

Isso porque, os níveis de satisfação dos colaboradores é diretamente refletido na qualidade do trabalho desempenhado, no atendimento realizado ao cliente e, consequentemente, nos resultados finais obtidos pela empresa.

Assim, tão crucial quanto se preocupar com qual a melhor maquininha de cartão ou a melhor forma de captar novos leads, é cultivar profissionais motivados, dedicados e satisfeitos com a sua atuação individual e com a empresa para a qual trabalham.

Como manter o time de vendas motivado

O excesso de cobranças, burocracias e formalidades pode fazer com que os colaboradores se sintam desmotivados e indispostos a desempenhar suas funções diárias, principalmente em ambientes comerciais em que as metas traçadas são irrealistas ou inalcançáveis.

Por isso, é crucial que as áreas de lideranças e a diretoria se certifiquem da adoção de estratégias que promovam a motivação dos contribuintes e a sua satisfação com o negócio e com o trabalho desempenhado.

Assim, algumas boas maneiras de fazê-lo é aplicando as seguintes dicas ao marketing interno.

  1. Garanta a segurança do posto de trabalho

A disponibilização de um plano de carreira e a certificação de estabilidade do cargo ocupado são os principais motivadores para aquelas pessoas que procuram segurança e planejam construir uma carreira profissional séria.

Assim, os gerentes precisam determinar de forma explícita todos os objetivos, metas e ações que precisam ser desempenhadas e conquistadas pelos trabalhadores, que os ajudarão a se destacar em longo prazo.

Essas diretrizes mostraram que a organização tem o interesse em mantê-lo por muito tempo e está disposta a colocá-lo em cargos maiores e mais estáveis, de acordo com o seu progresso e empenho.

  1. Proporcione um bom ambiente de trabalho

O trabalho em grupo pode ser difícil em diversos aspectos, principalmente, devido à necessidade de unir um grupo grande de pessoas com personalidades e temperamentos tão diversos.

Esse é um desafio que toda liderança deve superar, a fim de criar um ambiente corporativo mais agradável e satisfatório.

Por isso, a empresa precisa encontrar mecanismos para reduzir a competição interna e estimular um trabalho em conjunto, colaborativo e harmônico entre os colaboradores de todos os setores.

Isso faz com que as pessoas se sintam seguras e acolhidas no ambiente empresarial, além de melhorar o estímulo para um desempenho mais completo e sem falhas.

  1. Celebre conquistas

Tão importante quanto indicar os pontos a serem melhorados, a gerência e os líderes do setor devem saber reconhecer quando um trabalho é bem feito e a empresa realiza uma conquista importante. 

Afinal, esses funcionários são diretamente responsáveis pelos resultados da empresa.

Desta forma, comunique a equipe sobre o cumprimento de metas, parabenize os funcionários mais dedicados e também aqueles que tiveram problemas, mas que conseguiram superar e realizar uma entrega complicada. 

  1. Promova o bem-estar físico dos colaboradores

Ao demonstrar a preocupação com a saúde física e mental dos contribuintes, a organização se mostra interessada na qualidade de vida daquelas pessoas que são essenciais para fazer o negócio crescer.

Essas ações podem ser feitas por meio da promoção de palestras sobre saúde e cuidado pessoal, a organização de corridas em grupo, aulas de meditação e atenção plena ou ainda por meio de um auxílio academia, convênios médicos ou assistências dentárias.

  1. Valorize as suas opiniões

Outra forma de motivar os funcionários é fazendo-os perceber que mais do que a sua mão de obra, a empresa se importa com as suas opiniões e ideias. Assim, esses trabalhadores se sentem mais reconhecidos, valorizados e motivados.

Para isso é importante que exista uma abertura para o diálogo entre os colegas de um mesmo setor e entre os funcionários de hierarquias distintas.  

Essa relação deve ser construída aos poucos, fazendo com que todos estejam abertos a receber feedbacks, e que essas sugestões sejam, de fato, implementadas ou consideradas.  

Como essas estratégias podem impactar positivamente os resultados?

Mais do que fatores estruturais, a preocupação com as condições emocionais e pessoais dos clientes internos pode ter impactos importantes no crescimento da empresa.

Isso porque, a disponibilização de um ambiente preparado, que facilita o desempenho das funções, prioriza o bem-estar e a motivação dos clientes internos, pode proporcionar vantagens à instituição comercial, como:

  • Redução de faltas e do absenteísmo;
  • Economia com custos relacionados a atentados médicos;
  • Melhora na reputação organizacional;
  • Consolidação no mercado;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Otimização do tempo.

Além disso, a empresa ganha uma vantagem competitiva importante, pois o investimento na satisfação dos colaboradores é diretamente revertido em uma boa experiência dos clientes e no aumento da fidelização do público.

Assim, a construção de estratégias que motivam os funcionários, são complementos a ações do marketing de relacionamento – como a escolha de uma máquina de cartão que auxilie na construção do perfil do cliente –, trazendo o crescimento para o negócio.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

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