Os maiores desafios do Martech e como superá-los

As empresas que compreendem o que é martech conseguem notar que o principal desafio é lidar com as constantes mudanças que o mercado apresenta. Essas alterações variam em inovações tecnológicas ou em alterações de padrões dos clientes, por exemplo. 

O crescimento da competitividade atual exige o entendimento de tecnologias que não só agilizem o trabalho dos colaboradores, mas que também aumentem a eficiência e qualidade das tarefas realizadas. Neste ponto, a aplicação do martech se destaca e, por isso, apresenta altas tendências de crescimento para os próximos tempos.

O que é martech e como funciona?

Martech, por definição, se trata de empresas ou soluções que fazem a união de marketing e tecnologia. Isso, inclusive, pode ser visto na própria palavra, já que ela se trata da fusão das palavras “marketing” e “technology”, do inglês.

O principal objetivo das martechs está em auxiliar na realização do trabalho dos profissionais através da possibilidade de otimizar suas rotinas. Tudo isso é feito com automação de tarefas, aumento da quantidade de dados coletados e aprimoramento na realização de campanhas.

Os maiores desafios do Martech

A capacitação dos profissionais para uso das tecnologias adequadas é um dos desafios mais comentados quando se deseja utilizar o Martech. Afinal, os constantes avanços ocorridos exigem um trabalho de atualização e pesquisa frequente para escolher os mecanismos mais adequados ao mercado atual.

Integrar diferentes tecnologias também é um desafio bastante relevante para o martech da atualidade. Por fim, a exigência de agilidade é outra das dificuldades encaradas pelas companhias, que deve ser um ponto bastante pensado pelas empresas que desejarem aplicar.

Integração de dados: o desafio crucial para um Martech eficaz

Conseguir fazer a integração de dados é um dos desafios enfrentados com frequência pelas empresas que compreendem o que é martech. Afinal, basta observar que a quantidade de fontes de informações é bem grande, fator este responsável por dificultar uma visão única e prática dos dados obtidos.

Caso a empresa realize a integração, por sua vez, o trabalho não só pode ficar mais rápido como também ainda poderá apresentar um grau de eficiência bem maior em comparação a antes. Isso auxilia bastante a aumentar as taxas de satisfação dos clientes, por exemplo, o que proporcionará uma melhora significativa ao posicionamento do negócio.

CDP: a chave para superar os desafios de integração de dados no Martech

O CDP é uma das ferramentas mais interessantes para a aplicação da integração de dados, já que ela permite a criação de um banco de informações acessível e completo para outros sistemas conseguirem realizar análises. Além disso, há a possibilidade de gerenciar e rastrear as interações feitas com o cliente por lá.

Também vale comentar que o CDP oferece bastante ajuda para a ocorrer o uso de dados conforme a LGPD. Dessa forma, sua empresa pode contar com uma plataforma segura e que não proporcione penalidades para o empreendimento. 

Escolhendo as ferramentas certas: um guia para um Martech bem-sucedido

Observar as características de sua empresa junto do seu corpo profissional é o seu ponto de partida para aplicar o martech em sua companhia. A partir desses entendimentos, você saberá o que seu negócio necessita e como isso pode ser feito com tecnologias que se adequem aos seus colaboradores.

Também é preciso contar com uma empresa de muita qualidade para implementar as ferramentas do jeito mais promissor ao seu empreendimento. Caso deseje isso ao negócio, o processo deve ser feito com a Aunica, que não só contém uma ampla quantidade de possibilidades como também é referência quando se trata de inteligência de dados.

Medindo o ROI do Martech: comprovando o valor do investimento

O ROI do martech pode ser medido através da fórmula matemática que relaciona o valor da receita gerada com os custos e fornece um resultado em formato de porcentagem, facilitando assim a análise da operação. A equação é a seguinte:

ROI=LucroInvestimento 100

Por ser um conceito em ascensão, o martech costuma conferir um ótimo valor de ROI. No entanto, vale comentar que essas taxas variam conforme as características da companhia e a forma de aplicação das soluções tecnológicas, o que não permite o estabelecimento de um valor padrão ao ROI com o martech. 

Cultura data-driven: a base para um Martech eficiente

O data-driven é muito interessante para o martech pelo fato de basear a tomada de decisões da empresa em dados confiáveis. Assim, as ações tendem a ficar bem mais precisas e com maiores chances de fornecerem os resultados esperados.

No fim, percebe-se que compreender o que é martech junto dos seus desafios é muito importante para se posicionar adequadamente no mercado de acordo com as demandas que ele apresenta atualmente. O contexto de inovações tecnológicas e cada vez mais exigências dos clientes exige o acompanhamento de ótimas medidas e soluções para que seu empreendimento fique durável e bem posicionado nos próximos tempos. 

Assim, sua empresa pode aproveitar essa quantidade de possibilidades do martech através da Aunica. Estamos desde 2004 com a missão de unir dados e criatividade com o objetivo de melhorar as relações entre empresas e clientes, meta esta responsável por nos permitir criar uma série de soluções, plataformas e serviços muito interessantes para os negócios que desejam resultados únicos e promissores!