Marketing Digital

Saiba como criar uma estratégia de marketing digital eficaz para o seu e-commerce

Nos dias de hoje é muito comum as pessoas não saírem mais de casa para fazer compras. Por isso, o mundo digital se tornou muito competitivo no quesito de e-commerce. Consequentemente, é preciso saber se destacar nesse mercado  com estratégias de marketing digital.

A internet trouxe um cenário em que é possível pesquisar, se informar, comparar produtos e de fato comprar aquilo que se deseja sem sequer sair de casa – ou qualquer outro lugar que esteja conectado na rede. 

Se o seu cliente está disposto a comprar pela internet, você e a sua empresa devem estar presentes no mundo online para poder atender essa demanda. 

Isso porque com os dispositivos online hoje é possível que o cliente compre um revestimento 3D para sala, com entrega marcada em casa, mesmo estando na casa de um amigo. 

Com esse cenário em que o cliente consegue se informar e comprar com poucos cliques, as pessoas também têm a facilidade de estar do outro lado, vendendo seus produtos e serviços, assim temos um cenário bem competitivo no mundo digital, o que demanda saber alcançar e atrair os clientes de forma adequada. 

Para se destacar diante da quantidade de empresas e pessoas que oferecem serviços e produtos online, é preciso uma boa estratégia de marketing digital, e neste texto vamos te dar as dicas de como criar um planejamento eficaz de comunicação. 

O Marketing Digital explicado

O marketing digital pode ser definido como um conjunto de estratégias que visam promover serviços, produtos e empresas no meio digital. 

Para atingir esses objetivos, ele se utiliza de diversas ferramentas, ações e canais digitais, atraindo novos clientes e potenciais consumidores, promovendo mais vendas e fortalecendo o relacionamento da empresa com o cliente. 

Contudo, para criar ações efetivas, quando falamos de criar estratégias de marketing digital, é preciso estabelecer alguns critérios de forma precisa para um planejamento mais claro e eficaz. 

Esses aspectos dizem respeito aos 4 P ‘s do marketing, que são: Praça, Produto, Preço e Promoção. Confira mais detalhes de cada um a seguir.

Praça 

Esse P se refere a quais canais de distribuição sua empresa irá utilizar. No caso do e-commerce, o mais comum é ter uma loja virtual, com seu próprio domínio. 

No entanto, é preciso considerar também os aspectos de comunicação e outros espaços que pode ocupar de forma online, como estar presente em marketplaces.

Desse modo é possível ampliar o seu alcance e ter outros canais de venda além de um único, criando novas oportunidades e otimizando os rendimentos.

Produto

Elaborar um produto é uma das etapas mais importantes de todo o processo, afinal, ter um bom produto (que estabelece de forma clara como auxiliará o potencial cliente) é crucial para o sucesso da marca.

Saber quais são os problemas do seu público é fundamental para desenvolver um produto ou serviço que possa solucioná-los de forma qualificada. 

Para isso, faça uma análise de mercado e entenda como a concorrência se comporta, isso vai ajudar a saber como destacar seu produto e diferenciais.

Ao criar um produto, tenha em mente qual a característica que pode ser o diferencial dele. Se você possuir uma empresa com visão, valores e missão, esse diferencial terá que estar relacionado com esses princípios de alguma forma. 

Preço 

Esse P é uma variável importante relacionada aos aspectos de vendas, podendo influenciar na quantidade e ticket médio obtido. 

Para fazer uma boa estratégia de precificação, é preciso ter em mente uma margem de lucro justa e viável, além disso, levar em conta a concorrência para não ter uma diferença muito discrepante é importante. 

Quando houver essa diferença, o valor agregado que seu produto oferece precisa estar claro para o consumidor entender porque fazer negócio com você.

Além disso, é preciso considerar aspectos inerentes do seu negócio, considerando a estratégia de negócios da sua empresa, como prezar pela qualidade e/ou bom preço, etc. Assim, você definirá a sua margem de preços e lucro.

Por exemplo, considere uma empresa de alpinismo industrial com preços acima do mercado. 

Para aplicar o orçamento ela terá de explicar os preços com equipamentos de segurança extra para seus colaboradores e outros materiais utilizados, demonstrando sua visão e preocupação com os profissionais e a qualidade entregue nos serviços.

Promoção

Esse P tem relação com os benefícios que o cliente terá ao escolher a sua empresa ao invés de outras. 

A promoção serve para seduzir os clientes a comprarem seus produtos ou contratatem seus serviços. Inclusive, existem promoções que funcionam bem em todos os ramos, são exemplo:

  • Descontos; 
  • Cupons;
  • Brindes ou item grátis;
  • Frete grátis ou com desconto.

Além desses aspectos de benefícios e promoções, esse P também diz respeito a comunicação e publicidade, atuando para a devida divulgação da marca.

Inclusive, essa ferramenta aliada a algumas técnicas de vendas pode trazer ótimos resultados para o seu e-commerce. 

Segmentação do público-alvo

Para criar uma estratégia de marketing digital para o seu negócio online, é preciso saber para quem ela vai se direcionar. Assim, personalizar a estratégia com um público-alvo bem segmentado é crucial e possibilita que os resultados se mostrem muito melhores. 

Durante o processo responda perguntas como: “Qual a faixa de idade dos meus clientes?”; “Qual região mais compra comigo?”; e “Quais são os gostos e interesses dos meus clientes?”.

Ao responder perguntas desse tipo você conhece melhor seu público-alvo, podendo trabalhar sua campanha de marketing digital de forma mais direcionada e identificando quais ações farão seu público escolher a sua marca. 

Posicionamento de marca

Tendo em mente quem é o público-alvo, chegou o momento de fazer o posicionamento da marca de forma mais específica. Saber sobre o conceito de Branding pode te ajudar muito nesta etapa.

Basicamente, o branding consiste em ações que a sua marca toma como empresa, ou seja, como se coloca frente ao público e qual a identidade deseja transmitir.

Para isso as ações devem estar alinhadas ao propósito, valor, missão e valores da empresa. 

Para posicionar sua marca, é necessário saber qual o papel da sua empresa na sociedade, os objetivos do negócio, personalidade e com quem se comunicará. Responder algumas questões contribui para esse processo, sendo as principais:

  • O que a marca oferece?
  • Quais são suas características principais?
  • Qual o diferencial?
  • Quem forma seu público?

Ao responder essas perguntas você estabelecerá quem é a sua marca e o que ela tem a oferecer para a sociedade. 

Dicas 

Tendo em vista o conteúdo disponibilizado acima, já é possível estabelecer o planejamento do e-commerce e sua base de comunicação e marketing. 

A seguir, confira mais dicas para implementar uma estratégia de marketing digital estruturada e eficiente.

Use as redes sociais 

As redes são as principais plataformas de comunicação na internet. Por isso, muito dificilmente seu público não estará utilizando alguma dessas mídias, em diferentes níveis.

Além disso, as plataformas possibilitam conquistar novos clientes, além de abrir um canal de comunicação direta e interativa com o público. 

Estar presente nas redes sociais é uma ótima estratégia para se aproximar dos potenciais clientes e se relacionar diretamente com ele, divulgando produtos e serviços, e reforçando a marca. 

Lembre-se que as pessoas vão falar da sua marca nas redes, e é melhor você estar presente para responder e direcionar essa conversa..

Trace uma estratégia para aumentar o tráfego

Existem diversas ferramentas no marketing digital para aumentar o tráfego da sua página. 

Uma opção bastante atrativa para alcançar bons resultados de reconhecimento, principalmente em promoções, são as mídias pagas. 

Com elas você pode atingir o público de diversas formas, como estando entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca, com destaque de anúncio, além de atrair as pessoas para sua rede social, estar presente em banners e estabelecer ações de remarketing.

Se você possui uma empresa de dedetização no Rio de Janeiro, por exemplo, com a mídia paga sua empresa pode aparecer como primeiro resultado em pesquisas sobre “dedetização RJ preço”, considerando o valor estabelecido para o termo.

Além da mídia paga, adotar estratégias de SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismos de busca) é bastante interessante para alcançar um bom posicionamento de forma orgânica, reduzindo os custos com anúncios. 

Cultive a boa relação com leads e clientes 

Ter bons laços com seus leads e clientes pode te trazer mais oportunidades de negócio. Isso porque o custo para fidelizar/manter um cliente é menor do que para conquistar um novo de forma recorrente.

Além disso, ao fidelizar os clientes eles podem oferecer o famoso marketing boca a boca, que é extremamente funcional e atrai novos consumidores de forma natural. 

Afinal, se alguém te recomendar uma empresa administradora de condomínio, por exemplo, essa recomendação terá muito mais valor que outra empresa para a pessoa que recebeu a indicação.

Tenha uma equipe de Marketing 

Ter profissionais focados em determinada área é de grande valor para qualquer empresa, que obtém ações mais qualificadas.

Isso porque essa equipe estuda e identifica de forma frequente as demandas do público, sabendo qual a melhor estratégia para alcançar bons resultados para a marca, como abordar o público-alvo do jeito certo, quais ferramentas utilizar para obter os resultados desejados, etc. 

Assim, conforme informações e análises são obtidas, o marketing se torna mais qualificado e investir em boas ações ajuda a tornar o crescimento da marca exponencial, automatizando funções e economizando tempo e esforço. 

Conclusão 

O mundo digital tem se mostrado em constante expansão. Com isso, novas oportunidades surgem, bem como o aumento da competitividade no mercado de e-commerce, demandando sabedoria no momento de se posicionar online.

As pessoas já apresentam comportamentos que confirmam que comprar online tem se mostrado uma preferência para o público devido às facilidades. Então, estar presente e ser relevante nesse universo é fundamental para conseguir boas vendas e alcançar mais pessoas.

Para conseguir tal feito, o marketing digital é uma ferramenta extremamente necessária a todas as empresas que não querem ficar para trás. Portanto, se você possui um e-commerce, é necessário um planejamento de estratégias de marketing para se destacar.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.,

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