Diversas

Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Em algum momento, você já deve ter ouvido o termo score para cartão de crédito. O que esta expressão significa? Para que serve? Como funciona?

Quando uma pessoa solicita, por exemplo, um empréstimo, a administradora do crédito pode ou não aceitar o pedido. Os profissionais realizam um levantamento do score e com base na pontuação, podem conceder ou negar o pedido.

Isto posto, entender o conceito é uma maneira de organizar suas finanças, evitar a inadimplência e as empresas conseguem saber se o potencial cliente é ou não um bom pagador.

O que é score para cartão de crédito?

O termo score, em português significa pontuação, ou seja, ele indica a pontuação do consumidor. 

Essa pontuação é uma maneira de analisar a vida financeira do consumidor, ou seja, se ele é ou não um bom pagador.

Para isso, a pontuação varia entre 0 e 1000, onde as instituições avaliam os pontos para verificar se o seu futuro cliente, será ou não um bom pagador.

Basicamente o score é um cálculo que considera o histórico de pagamentos, seja de contas consideradas simples até em um financiamento a longo prazo, além de outros fatores.

Com as informações sobre o score, as empresas verificam se, conforme a política de crédito, o consumidor atende ao perfil ou não. Lembrando que cada empresa possui a sua política.

Quanto mais próxima do 1000 a pontuação, melhor será a avaliação do seu perfil financeiro e maiores serão as chances de ter o seu pedido de cartão de crédito, ou outro serviço, concedido, pois o seu score é alto.

Por outro lado, se a pontuação estiver próxima do 0, menores serão as oportunidades de conseguir a aprovação de empréstimo, cartão de crédito, entre outros.

Divisões do score

O score possui a seguinte divisão:

  1. De 0 a 300 pontos indica um alto risco de inadimplência, ou seja, que há grandes chances da pessoa não realizar o pagamento;
  2. De 301 a 700 pontos significa um risco médio de inadimplência;
  3. De 700 a 1000 pontos indica um baixo risco de inadimplência, indicando que a pessoa irá realizar os pagamentos sem preocupações.

Manter um score alto é importante e pode ajudar a mostrar aos bancos e empresas que você tem uma vida financeira organizada.

Isso contribui positivamente para a realização dos seus sonhos por meio do crédito aprovado, por exemplo, comprar um carro, um imóvel, entre outros.

Como é calculado o score para cartão de crédito?

O score é calculado por meio do histórico dos consumidores.

Assim, considera informações como se a pessoa já foi ou não negativada, se o CPF (Cadastro da Pessoa Física) tem alguma restrição, o famoso “nome sujo na praça” e o Cadastro Positivo, caso haja um, no nome da pessoa.

O Serasa é o órgão responsável por realizar a verificação dos dados e fazer o cálculo do score. Um ponto importante é que essas informações podem ter variações com o tempo.

As dívidas prescrevem cinco anos após a data de vencimento, ou seja, após esse tempo, o CPF da pessoa não pode ficar restrito e as dívidas não entram nos cálculos de score.

Criar um cadastro positivo ajuda a melhorar a pontuação?

De acordo com o Serasa, sim. Ter um cadastro positivo pode ajudar as empresas e instituições financeiras a analisarem melhor o seu perfil e verificarem se você tem um bom relacionamento com os bancos, além de entender como é feito o pagamento das contas.

Uma informação importante é que o acesso ao cadastro positivo não fica restrito apenas aos bancos e empresas, você também pode consultá-lo.

Mesmo quem está com o nome negativado pode entrar no cadastro positivo. 

As contas pagas em dia, por exemplo, entram no histórico e podem ajudar os consumidores, proporcionando uma análise mais completa para empresas de auditoria em sp, bancos, entre outros.

Por que as instituições e empresas consultam o score?

Muitas pessoas têm dúvidas do motivo pelo qual as empresas consultam a pontuação dos clientes.

O principal objetivo é obter informações que ajudem a analisar o risco de oferecer o crédito. Isso é válido para administradoras de cartões, bancos, empresas que oferecem a oportunidade de realizar grandes compras parceladas, entre outras.

As empresas que contratam os serviços de consulta do Serasa têm acesso ao score, independente da área de atuação, ou seja, não são apenas as instituições financeiras que acessam o score.

Isto posto, não são todas as consultas a pontuação que indicam que as pessoas estão buscando algum produto financeiro ou oportunidade de crédito. E há um mito a ser desvendado, os números de consultas não diminuem o seu score.

Quem pode consultar o score?

Alguns exemplos de empreendimentos que podem consultar a pontuação dos consumidores são:

  • Financiamentos estudantis;
  • Operadoras de telefonia e internet;
  • Seguradoras de automóveis;
  • Assessoria contábil;
  • Lojas de departamento;
  • Construtoras e imobiliárias;
  • Bancos e instituições financeiras.

Algumas pessoas podem não saber quais informações compõem o score

Um detalhe importante é que cada empresa de crédito solicita diferentes informações, ou seja, não é sempre igual para todas as instituições.

Há empresas que contam com dados como: perfil de pagamento, contratações de crédito, histórico de negativações, dados cadastrais e outros itens que ajudem na análise do score dos consumidores.

Como consultar o meu score?

Após entender o que é o score para cartão de crédito e como as empresas realizam o cálculo, é importante que você saiba consultar a sua pontuação.

O processo de consulta funciona gratuitamente no site ou no aplicativo do Serasa Consumidor. 

É necessário fazer um cadastro informando o seu nome completo, CPF e outros dados para contato. A consulta do seu score de crédito não exige nenhum tipo de cobrança.

O que fazer para aumentar a pontuação?

Segundo o Serasa, a melhor maneira de aumentar o seu score é pagando sempre as suas contas em dia. Os atrasos fazem com que a sua pontuação fique menor e prejudicada.

Outro ponto importante e que ajuda muito é a quitação de dívidas, financiamentos e empréstimos, até mesmo de forma antecipada, pode fazer o seu score subir, além de contribuir para a melhora do seu cadastro positivo.

Isto posto, é importante manter as informações de cadastro no Serasa sempre atualizadas, ter o nome limpo e saber negociar suas dívidas e principalmente pagar suas contas em dia.

Há um score considerado mínimo para ter um cartão de crédito?

Cada operadora ou empresa de brindes personalizados e de outros segmentos possui os seus critérios para analisar o score dos futuros clientes. 

Deste modo, não há como determinar um score mínimo para conseguir, por exemplo, um cartão de crédito, já que cada empresa tem suas regras.

Basicamente, quanto maior o score, maiores são as chances de ter liberação de crédito, cartões e outros serviços. No entanto, mesmo com uma pontuação média ou baixa, é possível conseguir boas opções no mercado.

Cartão para quem possui score baixo (0 a 300 pontos)

É possível ter um cartão de crédito, mesmo com uma pontuação baixa, mas há algumas limitações de crédito, como os consignados e pré-pagos que são descontados na folha de pagamento.

No mercado, há instituições especializadas em cartões para pessoas com score baixo. Esses cartões, por atender pessoas com baixa pontuação, não exigem uma análise de crédito muito detalhada como acontece na maioria das instituições.

Cartão para score médio (301 a 700 pontos)

Boa parte das pessoas se enquadram no score médio. Para a pontuação média, há opções digitais e convencionais disponíveis, especialmente os chamados produtos de entrada das empresas.

Antes de fazer a solicitação do cartão de crédito ou outro serviço financeiro, é importante analisar as taxas de juros e outras condições para conseguir o que deseja. 

No mercado, há sempre opções mais vantajosas do que outras, por isso pesquisar é um jeito de encontrar algo que atenda às suas necessidades.

Cartão para um score alto (701 a 1000 pontos)

As pessoas que estão nesta categoria podem ter acesso aos melhores cartões e serviços do mercado, além de ótimas condições de crédito. Indivíduos com pontuação alta podem entrar nas categorias Platinum e Gold.

A pontuação acima de 900 é considerada perfeita ou quase perfeita, o que é ainda melhor para conseguir cartões com mais benefícios.

Um ponto importante que as pessoas devem ter atenção é que mesmo com uma pontuação alta, é necessário que a renda seja compatível com o tipo de cartão desejado.

Portanto, se atentar ao seu score é essencial para conseguir ter um bom cartão de crédito, seja para realizar grandes sonhos ou comprar objetos simples como garrafa personalizada com nome, manter suas contas em ordem é o jeito de ter condições de crédito interessantes e uma boa vida financeira.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
DiversasEconomia

O que é risco de mercado?

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

Principais serviços digitais ofertados por agências de marketing em São Paulo

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

4 formas de começar a estudar uma nova língua e conquistar fluência

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: