Marketing Digital

Quais são os benefícios e vantagens de criar e usar diagramas ?

Você já parou para pensar na importância  de deixar um projeto mais visual para que seus colaboradores compreendam melhor o plano de ação de sua empresa?

Não? Pois deveria! Afinal, os diagramas e recursos visuais  são elementos essenciais que não só promovem a sinergia das equipes, como também facilitam a criação de projetos pessoais e impactam clientes.

Além disso, cientistas do MIT descobriram que o cérebro humano é capaz de processar imagens em alta velocidade e guardá-las, Logo, é possível entender por que  trabalhar com recursos visuais deve estar entre suas prioridades, não é verdade?  , por isso é preciso inovar na hora de criar novos materiais.

Como isso pode ser feito na prática? Leia este artigo para descobrir isso e conferir as vantagens de criar e usar diagramas.

O que é um diagrama?

Um diagrama é uma forma de representação visual, que, quando bem estruturada, simplifica uma situação ou assunto.

Em outras palavras, ele cria uma relação visual para um uso específico, por exemplo:

  • identificar problemas;
  • tomar decisões;
  • criar soluções;
  • assimilar conteúdos no geral;
  • representar o fluxo organizacional de uma empresa.

Normalmente, os diagramas são formados por palavras-chave ligadas a conceitos por meio de linhas ou setas.

As vantagens de criar e utilizar os diagramas não param apenas no meio visual!

Por exemplo: após a elaboração do escopo do diagrama, você consegue aprender ainda mais sobre o projeto e estar por dentro dele, além de saber as diretrizes e possíveis mudanças que podem ocorrer.

Também existem diversos tipos de diagramas e alguns você já pode ter visto na escola ou faculdade, como é o caso do Diagrama de Venn, Diagrama de Linus Pauling, Diagrama de Pareto e o Diagrama de Ishikawa.

Na plataforma Miro você encontra alguns modelos de diagramas que podem ser utilizados gratuitamente e que vão potencializar muito o seu cotidiano de trabalho ou estudo!

Qual é a importância de recursos visuais e hierárquicos para as empresas?

Se você quer saber um pouco mais das vantagens de criar e utilizar um diagrama e ainda, a sua importância nas empresas, esse tópico é para você.

Utilizar elementos gráficos e visuais é uma maneira de atrair a atenção do público ao seu redor, seja ele seu cliente, colaborador, ou até mesmo você!

A grande vantagem de utilizar e criar diagramas é não priorizar apenas o resultado final de algum projeto ou produto, mas dar valor ao caminho para isso e poder destacar, de forma mais visual, os possíveis obstáculos e projeções para decisões ou planos de ação.

Além disso, quando falamos de diagramas para apresentar um projeto, eles entregam dinamismo à apresentação, abrindo um espaço para conversas e perguntas, além de agregar valor à exibição.

Em outras palavras, os diagramas são muito vantajosos e importantes por detalhar todo o sistema construtivo por trás do assunto, esclarecendo a finalidade de tudo e também o contexto por trás da decisão.

No geral, os diagramas são importantes porque:

  • organizam as ideias de forma visual e em um lugar só;
  • facilitam a tomada de decisão, auxiliando a seleção da mais adequada;
  • deixam a apresentação mais visual e didática, mesmo para leigos no assunto;
  • permitem projeções, prevendo possíveis erros e falhas, além de facilitar uma adaptabilidade.

Onde os diagramas podem ser usados?

Os diagramas podem ser utilizados em diversas tarefas e atividades do dia a dia , tanto no ambiente profissional quanto no pessoal.

Uma das grandes vantagens de criar e utilizar diagramas é exatamente a sua versatilidade para ser utilizado em diversas situações que você precisa resolver um problema ou analisar aquilo como um todo.

Dia a dia

Normalmente, os diagramas são muito utilizados por quem precisa compreender os pontos principais de um tema na hora dos estudos, já que os diagramas, em geral, são ligados a um conceito ou palavra-chave escolhida.

Usar essa ferramenta para estudar para o ENEM, por exemplo, é uma boa forma de conseguir aprender uma série de conteúdos a partir dos seus conceitos principais e que sempre caem nesse tipo de avaliação!

No ambiente acadêmico, um diagrama de Escala Likert pode ser usado para demonstrar uma pesquisa.

A Escala Likert é usada em pesquisas como uma tabela de classificação, onde o respondente expressa o seu grau de concordância com uma frase, como por exemplo:

De 1 a 5, qual o seu grau de concordância com a afirmação: “Recomendaria o serviço da empresa Y para amigos e familiares.”

Empresas

Do lado profissional, os diagramas podem demonstrar tudo que é relacionado a uma empresa, como:

  • seu fluxo organizacional;
  • um novo projeto;
  • normas e condutas;
  • problemas com múltiplas causas.

Entre muitas outras finalidades. Por isso, a sua importância é tão grande!

Com esse template, você pode construir um fluxograma para detectar gargalos em seu projeto!

Conheça um dos tipos mais utilizados de diagramas, o BPMN

O diagrama de notação de modelagem para processos de negócios, ou simplesmente diagrama BPMN, é a ferramenta ideal para exibir um processo de negócios interno.

A principal vantagem de utilizar e criar esse tipo de diagrama para as atividades rotineiras  é  representar visualmente um procedimento específico da corporação para que todos os colaboradores consigam compreender.

Dessa forma, diferentes setores de uma mesma empresa conseguem visualizar as tarefas, colaboradores envolvidos e outras atividades que estão ocorrendo naquele momento.

Para desenvolver o diagrama de BPMN, é necessário utilizar de ícone e símbolos para que cada um represente um processo de produção.

Importância do diagrama BPMN

A vantagem de criar e usar um diagrama BPMN se deve, principalmente, por ser uma linguagem universal. Muitas empresas que precisam lidar com colaboradores de diversas nacionalidades, podem se beneficiar do uso de diagramas BPMN.

E mesmo que o inglês seja a língua predominante nas reuniões e outros processos, o diagrama de BPMN faz com que o processo de compreender uma tarefa seja visual e rápido.

Por exemplo, se estamos em um ambiente de produção com um diagrama BPMN, podemos utilizar de símbolos ou códigos para identificar cada processo, como:

  • P01 – Produção
  • P02 – Estoque
  • P03 – Venda

E assim, tem-se uma visão muito ampla e universal dos processos que uma empresa faz.

Quer ver como montar um diagrama BPMN? Veja um dos templates da Miro.

O mapa mental é um diagrama?

Ao criar mapa mental estamos sim montando um diagrama.

Esses, especificamente, são utilizados para aumentar a produtividade do indivíduo no trabalho ou nos estudos, além de administrar de maneira mais eficiente a sua rotina ou até mesmo outros conceitos importantes.

Esse tipo de diagrama é desenvolvido a partir de uma ideia central que vai se desenvolvendo em muitas outras. Como se você pensasse: “Lista de Compras” e em seguida você vai ramificando todos os itens que você precisa comprar.

Para utilizar os “mind maps”, é necessário reduzir conceitos a palavras-chaves e assim tornar um conceito visual e muito fácil de identificar, utilizando muitas cores e setas para que remeta ao mapa ao pensar naquele assunto.

Gostou de saber as vantagens de criar e usar diagramas no dia a dia? Você não precisa criar um diagrama do zero, se  busca rapidez e facilidade, explore os diversos templates de diagramas online da Miro.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Marketing Digital

Benefícios dos móveis planejados

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Vendendo na Amazon: 3 dicas importantes para a negociação

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Quais os melhores pisos para banheiro?

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: