Você já parou para pensar na importância de deixar um projeto mais visual para que seus colaboradores compreendam melhor o plano de ação de sua empresa?
Não? Pois deveria! Afinal, os diagramas e recursos visuais são elementos essenciais que não só promovem a sinergia das equipes, como também facilitam a criação de projetos pessoais e impactam clientes.
Além disso, cientistas do MIT descobriram que o cérebro humano é capaz de processar imagens em alta velocidade e guardá-las, Logo, é possível entender por que trabalhar com recursos visuais deve estar entre suas prioridades, não é verdade? , por isso é preciso inovar na hora de criar novos materiais.
Como isso pode ser feito na prática? Leia este artigo para descobrir isso e conferir as vantagens de criar e usar diagramas.
O que é um diagrama?
Um diagrama é uma forma de representação visual, que, quando bem estruturada, simplifica uma situação ou assunto.
Em outras palavras, ele cria uma relação visual para um uso específico, por exemplo:
- identificar problemas;
- tomar decisões;
- criar soluções;
- assimilar conteúdos no geral;
- representar o fluxo organizacional de uma empresa.
Normalmente, os diagramas são formados por palavras-chave ligadas a conceitos por meio de linhas ou setas.
As vantagens de criar e utilizar os diagramas não param apenas no meio visual!
Por exemplo: após a elaboração do escopo do diagrama, você consegue aprender ainda mais sobre o projeto e estar por dentro dele, além de saber as diretrizes e possíveis mudanças que podem ocorrer.
Também existem diversos tipos de diagramas e alguns você já pode ter visto na escola ou faculdade, como é o caso do Diagrama de Venn, Diagrama de Linus Pauling, Diagrama de Pareto e o Diagrama de Ishikawa.
Na plataforma Miro você encontra alguns modelos de diagramas que podem ser utilizados gratuitamente e que vão potencializar muito o seu cotidiano de trabalho ou estudo!
Qual é a importância de recursos visuais e hierárquicos para as empresas?
Se você quer saber um pouco mais das vantagens de criar e utilizar um diagrama e ainda, a sua importância nas empresas, esse tópico é para você.
Utilizar elementos gráficos e visuais é uma maneira de atrair a atenção do público ao seu redor, seja ele seu cliente, colaborador, ou até mesmo você!
A grande vantagem de utilizar e criar diagramas é não priorizar apenas o resultado final de algum projeto ou produto, mas dar valor ao caminho para isso e poder destacar, de forma mais visual, os possíveis obstáculos e projeções para decisões ou planos de ação.
Além disso, quando falamos de diagramas para apresentar um projeto, eles entregam dinamismo à apresentação, abrindo um espaço para conversas e perguntas, além de agregar valor à exibição.
Em outras palavras, os diagramas são muito vantajosos e importantes por detalhar todo o sistema construtivo por trás do assunto, esclarecendo a finalidade de tudo e também o contexto por trás da decisão.
No geral, os diagramas são importantes porque:
- organizam as ideias de forma visual e em um lugar só;
- facilitam a tomada de decisão, auxiliando a seleção da mais adequada;
- deixam a apresentação mais visual e didática, mesmo para leigos no assunto;
- permitem projeções, prevendo possíveis erros e falhas, além de facilitar uma adaptabilidade.
Onde os diagramas podem ser usados?
Os diagramas podem ser utilizados em diversas tarefas e atividades do dia a dia , tanto no ambiente profissional quanto no pessoal.
Uma das grandes vantagens de criar e utilizar diagramas é exatamente a sua versatilidade para ser utilizado em diversas situações que você precisa resolver um problema ou analisar aquilo como um todo.
Dia a dia
Normalmente, os diagramas são muito utilizados por quem precisa compreender os pontos principais de um tema na hora dos estudos, já que os diagramas, em geral, são ligados a um conceito ou palavra-chave escolhida.
Usar essa ferramenta para estudar para o ENEM, por exemplo, é uma boa forma de conseguir aprender uma série de conteúdos a partir dos seus conceitos principais e que sempre caem nesse tipo de avaliação!
No ambiente acadêmico, um diagrama de Escala Likert pode ser usado para demonstrar uma pesquisa.
A Escala Likert é usada em pesquisas como uma tabela de classificação, onde o respondente expressa o seu grau de concordância com uma frase, como por exemplo:
De 1 a 5, qual o seu grau de concordância com a afirmação: “Recomendaria o serviço da empresa Y para amigos e familiares.”
Empresas
Do lado profissional, os diagramas podem demonstrar tudo que é relacionado a uma empresa, como:
- seu fluxo organizacional;
- um novo projeto;
- normas e condutas;
- problemas com múltiplas causas.
Entre muitas outras finalidades. Por isso, a sua importância é tão grande!
Com esse template, você pode construir um fluxograma para detectar gargalos em seu projeto!
Conheça um dos tipos mais utilizados de diagramas, o BPMN
O diagrama de notação de modelagem para processos de negócios, ou simplesmente diagrama BPMN, é a ferramenta ideal para exibir um processo de negócios interno.
A principal vantagem de utilizar e criar esse tipo de diagrama para as atividades rotineiras é representar visualmente um procedimento específico da corporação para que todos os colaboradores consigam compreender.
Dessa forma, diferentes setores de uma mesma empresa conseguem visualizar as tarefas, colaboradores envolvidos e outras atividades que estão ocorrendo naquele momento.
Para desenvolver o diagrama de BPMN, é necessário utilizar de ícone e símbolos para que cada um represente um processo de produção.
Importância do diagrama BPMN
A vantagem de criar e usar um diagrama BPMN se deve, principalmente, por ser uma linguagem universal. Muitas empresas que precisam lidar com colaboradores de diversas nacionalidades, podem se beneficiar do uso de diagramas BPMN.
E mesmo que o inglês seja a língua predominante nas reuniões e outros processos, o diagrama de BPMN faz com que o processo de compreender uma tarefa seja visual e rápido.
Por exemplo, se estamos em um ambiente de produção com um diagrama BPMN, podemos utilizar de símbolos ou códigos para identificar cada processo, como:
- P01 – Produção
- P02 – Estoque
- P03 – Venda
E assim, tem-se uma visão muito ampla e universal dos processos que uma empresa faz.
Quer ver como montar um diagrama BPMN? Veja um dos templates da Miro.
O mapa mental é um diagrama?
Ao criar mapa mental estamos sim montando um diagrama.
Esses, especificamente, são utilizados para aumentar a produtividade do indivíduo no trabalho ou nos estudos, além de administrar de maneira mais eficiente a sua rotina ou até mesmo outros conceitos importantes.
Esse tipo de diagrama é desenvolvido a partir de uma ideia central que vai se desenvolvendo em muitas outras. Como se você pensasse: “Lista de Compras” e em seguida você vai ramificando todos os itens que você precisa comprar.
Para utilizar os “mind maps”, é necessário reduzir conceitos a palavras-chaves e assim tornar um conceito visual e muito fácil de identificar, utilizando muitas cores e setas para que remeta ao mapa ao pensar naquele assunto.
Gostou de saber as vantagens de criar e usar diagramas no dia a dia? Você não precisa criar um diagrama do zero, se busca rapidez e facilidade, explore os diversos templates de diagramas online da Miro.