O que pode contribuir para que você tenha mais saúde?

Alimente-se bem, durma bem, mexa o corpo e saia com os amigos. Esses são os hábitos que garantem uma mudança total de vida.

Veja aqui 9 dicas básicas a seguir para estender sua expectativa de vida e melhorar sua qualidade de vida.

Se você tem o desejo de melhorar a sua alimentação, indicamos que você faça um Curso Online da área da nutrição.

1. Comer melhor

Cuidar do prato é um dos pontos chaves para melhorar a qualidade de vida. Comer alimentos ricos em gordura saturada, com açúcares e sódio podem causar diversas doenças como: cardíacas, derrame, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.

Cientistas da Universidade de Parker, nos Estados Unidos, concluíram que comer sementes oleaginosas 5 vezes por semana pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 25% a 39%. Eles são ricos em gorduras benéficas, especialmente ômega 3, que podem reduzir os níveis prejudiciais de colesterol e prevenir a formação de placas de gordura que bloqueiam as artérias.

O Cardiff Medical Research Center, no País de Gales, descobriu que, devido à presença de ômega 3, os pacientes com doenças cardíacas comiam peixe pelo menos duas vezes por semana, as chances de evitar novos problemas aumentavam em 29%.

2. Durma bem

É mais importante repor as energias de um dia por uma boa noite de sono, é essencial! Um estudo da American Sleep Society provou que um bom sono é uma das chaves para a longevidade.

Estudo realizado pela associação profissional do sono mostra que pessoas com insônia crônica têm três vezes mais probabilidade de morrer do que pessoas sem insônia. Para os pesquisadores, o ideal é dormir pelo menos 7 horas e meia por dia.

3. Mexa-se

Os benefícios da atividade física são inúmeros para a saúde, eles constituem uma lista extensa. Dizer não ao sedentarismo significa ficar longe da obesidade, hipertensão, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e outras doenças, além de dar mais energia e energia. Para obter todos esses benefícios, basta caminhar. Os Cursos Online comprovam que a caminhada pode diminuir a pressão arterial. O cérebro também se tornou aguçado. Um estudo norte-americano publicado recentemente na revista Neuroscience mostrou que durante o exercício, o corpo vai produzir uma substância que visa estimular a produção de novos neurônios, melhorando assim as nossas atividades cognitivas, principalmente a memória.

4. Controle os nervos

Embora não seja considerado uma doença, o estresse pode ser benéfico para o surgimento de doenças psicofisiológicas, por isso precisa ser observado e controlado. Quanto maior a pressão, pior é a deterioração física e psicológica de uma pessoa.

O estresse também é um fator de risco para doenças cardíacas. A conclusão é de uma grande pesquisa realizada pelas secretarias estaduais de saúde de Campinas e São Paulo. Entre as mais de 100.000 pessoas analisadas, 46,8% sofriam de algum tipo de estresse e o grau dos problemas cardiovasculares havia aumentado.

5. Dê olho na balança

Uma dieta balanceada, nutrição rica e exercícios regulares irão ajudá-lo a manter um peso ideal. Segundo dados coletados pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), além de aumentar o risco de diabetes, acidente vascular cerebral, hipertensão e apneia, o sobrepeso e a obesidade também causam 30% dos casos de câncer. Portanto, a regulação alimentar é essencial. Segundo pesquisa realizada pelas Clínicas do Hospital São Paulo, além de melhorar a saúde e a autoestima, a perda de peso também pode impulsionar a memória.

6. Sorria para a vida

Nada melhor do que humor para combater contratempos. Um estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia mostrou que com o bom humor a pessoa vai manter uma vida mais saudável, aumentando assim as chances de longevidade. O estudo avaliou mais de 53.000 pessoas em sete anos. Pesquisadores descobriram, por meio de alguns exames, que o risco de morte dos participantes de melhor humor foi reduzido por um fator de dois.

A fim de melhorar sua atitude positiva em relação à vida, você pode fazer curtas caminhadas. Este segredo vem diretamente da University of Essex, no Reino Unido, que descobriu que, não importa o quão curto (10 minutos é o suficiente!), as atividades ao ar livre podem melhorar significativamente a saúde mental, o humor e a auto-estima.

7. Respire bem

Dedicar alguns minutos para prestar atenção à respiração é a forma ideal de combater o desgaste físico e mental e até a insônia, aumentando assim a felicidade. Um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostra que pessoas com graves dificuldades respiratórias durante o sono têm 50% mais probabilidade de morrer prematuramente do que seus pares que não têm a mesma doença.

8. Apague o cigarro

Quando se trata de respiração, você precisa cuidar mais do que apenas respirar. Você já parou para pensar que seu cigarro causou danos terríveis ao seu corpo e às pessoas ao seu redor? Estudos descobriram que a exposição à fumaça do cigarro de terceiros podem aumentar o risco de sofrimento psicológico. O fumo passivo é responsável pelo aumento de 40% nos casos de sinusite crônica. Por conta disso, o fumo passivo pode ser muito pior do que a poluição. Porém, os fumantes precisam sempre prestar atenção nos malefícios do cigarro para o corpo. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram por causa do fumo a cada ano no Brasil, o que aumenta o risco de câncer de pulmão, doenças bucais e cardiovasculares.

9. Cultive bons amigos

Podemos sentir os benefícios de viver com nossos entes queridos à distância. Porém,  ter uma rede de amigos pode ser muito importante para melhorar a sua qualidade de vida. Uma pesquisa recente descobriu que as pessoas que moram com amigos e vizinhos vivem 50% mais do que pessoas que moram sozinhas. Para os pesquisadores, a perda de apoio social pode reduzir ainda mais a chance de sobrevivência em comparação com a obesidade, o tabagismo ou um estilo de vida sedentário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA