CARNAVAL 2024

O paciente intensivo e déficit na homeostase do P e Ca

 Indubitavelmente, toda operacionalização do cuidado intensivo, prima por restabelecer a homeostase do paciente, que decorrente à sua gravidade foi necessário o estabelecimento de variados suportes, principalmente o respiratório, hemodinâmico e metabólico. Dentre a manutenção das funções internas a interface mineral óssea possui sobremodo importância, haja visto que decorrente da gravidade clínica apresentada pelo paciente, a hipocalcemia, hipercalcemia, hipofosfatemia e hiperfosfatemia sejam alterações minerais importantes vivenciadas na UTI.Os distúrbios minerais em pacientes gravemente enfermos são corriqueiros em regime intensivo, demandando assim por parte da equipe uma atenção minuciosa e acurácia na interpretação dos exames e prontidão na intervenção para que as intercorrências possam ser minimizadas e os riscos dirimidos. Dentre esses riscos está o da hipocalcemia, caracterizada pela queda de cálcio sérico trazendo manifestações neuromusculares, tais como a alteração da escala de glasgow, parestesias e irritação neuromuscular, bem como no aspecto gastrointestinal causando esteatorreia, além de corroborar para a hipotensão, arritmia e a insuficiência cardíaca dentre as intercorrências cardiovasculares.Discernente às ocorrências frente à hipercalcemia, definida como a elevação do cálcio sérico, o paciente na UTI apresenta comprometimento neuromuscular, como a sonolência, confusão mental, depressão e psicose. Igualmente, ocorre alterações digestivas, como a constipação intestinal, náuseas, vômitos, úlcera péptica e até a pancreatite. Não diferentemente, no aparelho cardiovascular, a hipertensão e a arritmia são achados rotineiros. Sobretudo no aspecto renal o paciente se apresenta com poliúria, nefrolitíase e falência renal. O cálcio e fósforo constituem 85% da nossa matriz esquelética, além de variadas funções. Essa interface mineral óssea é fundamental à vida. No tocante às manifestações da queda do percentual de fósforo sérico, variados sistemas ficam comprometidos, tais como o aparelho respiratório, levando a disfunção muscular respiratória. No que tange ao sistema cardiovascular, a diminuição da contratilidade e as arritmias despertam maior preocupação. Ainda podem ocorrer resistência à insulina, no ponto de vista endocrinológico e também alterações hematológicas como a hemólise e a disfunção de plaquetas e leucócitos.   Referente às causas da hiperfosfatemia, se destacam a diminuição da taxa de excreção renal e algumas condutas que levam a sobrecarga de fósforo no organismo.  

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
CARNAVAL 2024

Pré-candidatos afiados agita os bastidores políticos em Belmonte

Muita conversa e, claro, muita especulação nos bastidores das eleições de 2024, em…
Read more
CARNAVAL 2024

MORRE KOKÓ DO LORDÃO

Na tarde desta segunda-feira, uma triste notícia abalou os fãs e admiradores da música baiana.
Read more
CARNAVAL 2024

Debaixo de chuva, foliões curtem arrastão do BarroFolia

O BarroFolia reuniu centenas de foliões em Barrolândia, desde o começo da noite de sábado…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: