Saúde

O que faz o embriologista na reprodução humana?

O embriologista é responsável por iniciar os cuidados com os óvulos e espermatozoides para realização da fertilização, em outras palavras, é o profissional que tem a função de conceder condições satisfatórias em um laboratório para tratamentos, procedimentos e exames relacionados a reprodução humana.

Estudo da embriologia 

Definido como um ramo da biologia e da medicina, a embriologia estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos, analisando todas as fases do sistema embrionário desde a fecundação, formação do zigoto, até a geração de uma nova vida. Conheça as partes seguintes para reprodução humana de um novo indivíduo:

  • Gametogênese: constituído por gametas que é o processo de formação das células reprodutivas. A masculina acontece nos testículos (formação dos espermatozoides) e a feminina no ovário (formação dos ovócitos secundários – óvulo);
  • Fecundação: é quando o espermatozoide se une ao óvulo, resultando em óvulo fertilizado, chamado de zigoto. 
  • Desenvolvimento embrionário humano: consiste nas fases de segmentação, gratulação e organogênese.

Profissão de embriologista

Para exercer a função como embriologista, é preciso ter formação em nível superior na área da saúde (ciências biológicas, medicina e outros) e treinamento em reprodução humana assistida. Este é o profissional responsável por conceder condições adequadas em um laboratório para que haja a junção do óvulo com o espermatozoide, quando começa a formação do embrião. Acompanha o desenvolvimento, até que seja implantando no útero. 

No contexto natural a reprodução humana acontece por meio da relação sexual, embora existam muitas situações em que os casais não conseguem engravidar naturalmente desta forma. O embriologista tem conhecimento e capacidade para auxiliar os pacientes que por algum motivo possuem dificuldades em iniciar a jornada de pais. Após identificação da infertilidade é indicado o tratamento mais adequado, que pode ser:

  • Fertilização in Vitro (FIV): a produção ovariana é estimulada para que haja mais óvulos do que o normal. Em seguida, eles são fertilizados por espermatozoides, em um procedimento realizado em laboratório. Após a formação do embrião gerado nesse processo, ele é introduzido no útero da mulher;
  • Inseminação artificial: o sêmen é colocado dentro da cavidade uterina, em um procedimento indicado para mulheres que têm distúrbios de ovulação ou muco cervical espesso;
  • Coito programado: esse tratamento de reprodução humana é simples. O especialista auxilia na identificação do melhor período para as relações sexuais, aumentando as chances de gravidez;
  • Congelamento dos óvulos: garante a preservação da fertilidade, sendo um tratamento recomendado para quem deseja engravidar futuramente a partir da técnica de FIV.

Atuação da clínica para reprodução humana

Cada caso é avaliado individualmente e um tratamento difere de outro. Em razão disso, o médico especialista em reprodução humana solicita exames ao casal, referente ao aparelho reprodutor de ambos, de sangue, entre outros. Baseado nisso, serão avaliados objetivos e necessidades, ofertando a estratégia mais adequada para eles.  Procure sempre por profissionais especializados para prestar serviços de excelência na área de reprodução humana. A clínica escolhida deve ter infraestrutura e materiais de qualidade, bem como e constante atualização de seus especialistas no segmento.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
BahiaSaúde

Bahia não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas

Share on Facebook Share …
Read more
BelmonteSaúde

DIA D - CAMPANHA DE VACINAÇÃO - GRIPE, SARAMPO E MENINGITE

Share on Facebook Share …
Read more
BelmonteSaúde

Mais uma conquista e mais uma batalha vencida. Belmonte volta a receber recursos federais destinados ao SAMU.

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: