O embriologista é responsável por iniciar os cuidados com os óvulos e espermatozoides para realização da fertilização, em outras palavras, é o profissional que tem a função de conceder condições satisfatórias em um laboratório para tratamentos, procedimentos e exames relacionados a reprodução humana.
Estudo da embriologia
Definido como um ramo da biologia e da medicina, a embriologia estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos, analisando todas as fases do sistema embrionário desde a fecundação, formação do zigoto, até a geração de uma nova vida. Conheça as partes seguintes para reprodução humana de um novo indivíduo:
- Gametogênese: constituído por gametas que é o processo de formação das células reprodutivas. A masculina acontece nos testículos (formação dos espermatozoides) e a feminina no ovário (formação dos ovócitos secundários – óvulo);
- Fecundação: é quando o espermatozoide se une ao óvulo, resultando em óvulo fertilizado, chamado de zigoto.
- Desenvolvimento embrionário humano: consiste nas fases de segmentação, gratulação e organogênese.
Profissão de embriologista
Para exercer a função como embriologista, é preciso ter formação em nível superior na área da saúde (ciências biológicas, medicina e outros) e treinamento em reprodução humana assistida. Este é o profissional responsável por conceder condições adequadas em um laboratório para que haja a junção do óvulo com o espermatozoide, quando começa a formação do embrião. Acompanha o desenvolvimento, até que seja implantando no útero.
No contexto natural a reprodução humana acontece por meio da relação sexual, embora existam muitas situações em que os casais não conseguem engravidar naturalmente desta forma. O embriologista tem conhecimento e capacidade para auxiliar os pacientes que por algum motivo possuem dificuldades em iniciar a jornada de pais. Após identificação da infertilidade é indicado o tratamento mais adequado, que pode ser:
- Fertilização in Vitro (FIV): a produção ovariana é estimulada para que haja mais óvulos do que o normal. Em seguida, eles são fertilizados por espermatozoides, em um procedimento realizado em laboratório. Após a formação do embrião gerado nesse processo, ele é introduzido no útero da mulher;
- Inseminação artificial: o sêmen é colocado dentro da cavidade uterina, em um procedimento indicado para mulheres que têm distúrbios de ovulação ou muco cervical espesso;
- Coito programado: esse tratamento de reprodução humana é simples. O especialista auxilia na identificação do melhor período para as relações sexuais, aumentando as chances de gravidez;
- Congelamento dos óvulos: garante a preservação da fertilidade, sendo um tratamento recomendado para quem deseja engravidar futuramente a partir da técnica de FIV.
Atuação da clínica para reprodução humana
Cada caso é avaliado individualmente e um tratamento difere de outro. Em razão disso, o médico especialista em reprodução humana solicita exames ao casal, referente ao aparelho reprodutor de ambos, de sangue, entre outros. Baseado nisso, serão avaliados objetivos e necessidades, ofertando a estratégia mais adequada para eles. Procure sempre por profissionais especializados para prestar serviços de excelência na área de reprodução humana. A clínica escolhida deve ter infraestrutura e materiais de qualidade, bem como e constante atualização de seus especialistas no segmento.