Saúde

Rinoplastia para nariz de batata: saiba como é o procedimento

Com frequência, cirurgiões plásticos recorrem à rinoplastia para corrigir o “nariz de batata” de forma a harmonizar seu formato com a face do paciente, sem descaracterizar sua etnia.

Alguns tipos de nariz apresentam a ponta exageradamente arredondada (bulbosa) por conta das cartilagens e grande espessura dos tecidos na região. 

Rinoplastia

Trata-se de uma intervenção cirúrgica com o objetivo de ampliar a capacidade respiratória do nariz, além de corrigir imperfeições estéticas, propiciando um aspecto mais proporcional com os traços do rosto.

Muitos pacientes se incomodam com asas nasais maiores e o ápice do nariz mais achatado, anatomia que pode ser amenizada com a rinoplastia, ajustando o formato de acordo com as características do paciente.

Levando sempre em consideração um aspecto natural e proporcional, esses procedimentos cirúrgicos respeitam o biotipo da pessoa na hora de definir quais mudanças devem ser feitas.

Assim, não adianta o paciente decidir um modelo de nariz e apresentar para o cirurgião. Isso porque algo que fica bem em uma pessoa, não necessariamente servirá para seu caso. 

Na consulta, deve-se explicar ao médico o que o incomoda para que o especialista proponha a alteração a ser feita, respeitando seus traços individuais.

Portanto, o objetivo da rinoplastia é deixar o paciente satisfeito com sua aparência sem esconder sua condição genética. Para isso, o cirurgião deve ser qualificado e possuir experiência nesse tipo de intervenção.

Visando um formato mais fino, o especialista fará alterações na largura e altura do dorso nasal com a inserção de enxertos para que sua estrutura fique mais reta até a extremidade.  

As partes mais arredondadas, as narinas, são cortadas na parte que tocam a pele, sendo reposicionadas para ficarem mais estreitas, diminuindo sua base.

Indicações

A rinoplastia não se restringe apenas a modificar o “nariz de batata”, possibilitando outras transformações de acordo com a necessidade do paciente:

  • Alteração de tamanho;
  • Mudança da largura do dorso nasal;
  • Arrebitar, reduzir ou levantar a ponta do nariz;
  • Modificar o perfil;
  • Criar simetria nasal;
  • Eliminar desvio de septo;
  • Remodelar narinas grandes, largas ou arrebitadas.

Assim, é possível alcançar resultados como a ponta do nariz mais fina, melhor projeção, redução das asas nasais, corrigir o dorso… Tudo de acordo com as necessidades do paciente.

Resultados

Os procedimentos cirúrgicos dependem de como os pacientes seguem as orientações médicas no pós-operatório para definir o resultado, sendo essa uma etapa tão importante quanto a intervenção do especialista.

Conhecida por ter uma recuperação lenta, a rinoplastia leva até dois anos para apresentar a transformação total do procedimento, ainda que o paciente consiga, a partir do primeiro mês, visualizar as alterações no nariz.

A estrutura do nariz leva alguns meses para cicatrizar e sedimentar as mudanças, apresentando inchaço inicialmente. Por isso, recomenda-se evitar alimentos quentes e priorizar os gelados para inibir sangramentos.

Usar tala, fazer a limpeza diariamente também influenciam na recuperação. Como a estrutura ainda está frágil, deve-se dormir com o rosto para cima e retornar gradualmente para a rotina. O médico explicará todos os detalhes para acelerar o processo de cura da rinoplastia.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
BahiaSaúde

Bahia não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas

Share on Facebook Share …
Read more
BelmonteSaúde

DIA D - CAMPANHA DE VACINAÇÃO - GRIPE, SARAMPO E MENINGITE

Share on Facebook Share …
Read more
BelmonteSaúde

Mais uma conquista e mais uma batalha vencida. Belmonte volta a receber recursos federais destinados ao SAMU.

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: