Com frequência, cirurgiões plásticos recorrem à rinoplastia para corrigir o “nariz de batata” de forma a harmonizar seu formato com a face do paciente, sem descaracterizar sua etnia.
Alguns tipos de nariz apresentam a ponta exageradamente arredondada (bulbosa) por conta das cartilagens e grande espessura dos tecidos na região.
Rinoplastia
Trata-se de uma intervenção cirúrgica com o objetivo de ampliar a capacidade respiratória do nariz, além de corrigir imperfeições estéticas, propiciando um aspecto mais proporcional com os traços do rosto.
Muitos pacientes se incomodam com asas nasais maiores e o ápice do nariz mais achatado, anatomia que pode ser amenizada com a rinoplastia, ajustando o formato de acordo com as características do paciente.
Levando sempre em consideração um aspecto natural e proporcional, esses procedimentos cirúrgicos respeitam o biotipo da pessoa na hora de definir quais mudanças devem ser feitas.
Assim, não adianta o paciente decidir um modelo de nariz e apresentar para o cirurgião. Isso porque algo que fica bem em uma pessoa, não necessariamente servirá para seu caso.
Na consulta, deve-se explicar ao médico o que o incomoda para que o especialista proponha a alteração a ser feita, respeitando seus traços individuais.
Portanto, o objetivo da rinoplastia é deixar o paciente satisfeito com sua aparência sem esconder sua condição genética. Para isso, o cirurgião deve ser qualificado e possuir experiência nesse tipo de intervenção.
Visando um formato mais fino, o especialista fará alterações na largura e altura do dorso nasal com a inserção de enxertos para que sua estrutura fique mais reta até a extremidade.
As partes mais arredondadas, as narinas, são cortadas na parte que tocam a pele, sendo reposicionadas para ficarem mais estreitas, diminuindo sua base.
Indicações
A rinoplastia não se restringe apenas a modificar o “nariz de batata”, possibilitando outras transformações de acordo com a necessidade do paciente:
- Alteração de tamanho;
- Mudança da largura do dorso nasal;
- Arrebitar, reduzir ou levantar a ponta do nariz;
- Modificar o perfil;
- Criar simetria nasal;
- Eliminar desvio de septo;
- Remodelar narinas grandes, largas ou arrebitadas.
Assim, é possível alcançar resultados como a ponta do nariz mais fina, melhor projeção, redução das asas nasais, corrigir o dorso… Tudo de acordo com as necessidades do paciente.
Resultados
Os procedimentos cirúrgicos dependem de como os pacientes seguem as orientações médicas no pós-operatório para definir o resultado, sendo essa uma etapa tão importante quanto a intervenção do especialista.
Conhecida por ter uma recuperação lenta, a rinoplastia leva até dois anos para apresentar a transformação total do procedimento, ainda que o paciente consiga, a partir do primeiro mês, visualizar as alterações no nariz.
A estrutura do nariz leva alguns meses para cicatrizar e sedimentar as mudanças, apresentando inchaço inicialmente. Por isso, recomenda-se evitar alimentos quentes e priorizar os gelados para inibir sangramentos.
Usar tala, fazer a limpeza diariamente também influenciam na recuperação. Como a estrutura ainda está frágil, deve-se dormir com o rosto para cima e retornar gradualmente para a rotina. O médico explicará todos os detalhes para acelerar o processo de cura da rinoplastia.