Representantes do Bureau de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), parceiro da Visão Mundial no projeto Nordeste pela Resiliência Climática, estiveram no Brasil entre os dias 26/02 e 27/02 para conhecer de perto as comunidades envolvidas e os resultados do primeiro ano do projeto, que busca fortalecer a resiliência diante dos impactos dos problemas causados pela crise climática.
A visita na Bahia ocorreu em 3 cidades contempladas pelo projeto:
No dia 26/03 a visita se iniciou na cidade de Santa Cruz de Cabrália, passando pelos bairros de Coroa Vermelha, Aldeia Pataxó-Thanguiruy, Pathiohnã, Capitão Luiz de Matos e Geraldão.
Nestes locais os representantes da BHA tiveram contato com as comunidades indígenas parceiras participantes do projeto, lideranças dos mais afetados pelas constantes enchentes e parceiros que acolhem famílias desabrigadas. Mais de 180 pessoas foram beneficiadas.
Imagem da visita à Aldeia Indígena Pataxó-Thanguiruy, Pathiohnã em Santa Cruz Cabrália: participantes do projeto, mobilizadora territorial e representantes da BHA
Imagem da visita em Santa Cruz Cabrália: participantes do projeto, mobilizadora territorial e representantes da BHA
A visita dos representantes seguiu para a cidade de Belmonte, nos bairros de Vila dos Pescadores, Biela, Beira do Rio e Orla.
Em Belmonte a BHA se encontrou com líderes do projeto na comunidade de pescadores e marisqueiras, líderes afetados pelas constantes enchentes e parceiros que acolhem famílias desabrigadas e realizam atividades com jovens e crianças. Pelo menos 220 pessoas foram beneficiadas na região.
Imagem da visita em Belmonte: participantes do projeto, mobilizadora territorial e representantes da BHA
O segundo e último dia de visitas na Bahia (27/02) ocorreu na cidade de Eunápolis, onde o projeto envolveu mais de 300 pessoas. Líderes comunitários, agentes de saúde, associações comunitárias, ambientalistas, diretores de projetos sociais e líderes religiosos, Polícia Militar, igrejas e centros sociais são parceiros do Nordeste pela Resiliência Climática na região.
Imagens da visita em Eunápolis: participantes do projeto, parceiros, mobilizadora territorial e representantes da BHA
CONHEÇA O PROJETO NORDESTE PELA RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
O projeto Nordeste pela Resiliência Climática foi lançado no primeiro semestre de 2023 pela Visão Mundial, entidade que atua no Brasil desde 1945, numa parceria com o Bureau de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
A meta do Nordeste pela Resiliência Climática é reduzir os riscos a que as comunidades pobres estão expostas, com o objetivo de ampliar o conhecimento e a prevenção para a redução de riscos a desastres em comunidades no Nordeste. Além de fortalecer a resiliência diante das severas consequências das mudanças climáticas, especificamente chuvas intensas, inundações e deslizamentos de terra.