BahiaSaúde

Hospital Ortopédico do Estado recebe os primeiros pacientes

Inaugurado na segunda-feira (4), o Hospital Ortopédico do Estado já iniciou os atendimentos, nesta terça (5). O governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, recepcionaram os primeiros pacientes. Na ocasião, o governador destacou a relevância da unidade para os tratamentos especializados em ortopedia e traumatologia na Bahia.

“Ontem foi a abertura pública para que as pessoas conhecessem o prédio e toda a estrutura e hoje a equipe do hospital já está em ritmo de trabalho. Estou aqui recebendo os primeiros pacientes para reforçar a importância do acolhimento e do tratamento humanizado, para essas pessoas que estão chegando”, explicou Jerônimo.

A maior unidade estadual de ortopedia e traumatologia do Brasil está localizada no bairro Cabula, em Salvador. A gestão será feita pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Foram investidos R$ 224 milhões, entre obras, aquisição de equipamentos e desapropriação do terreno. A construção ficou sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

São 212 leitos para tratamento de ortopedia e traumatologia, sendo 30 para Terapia Intensiva (UTI). Serão realizados atendimentos ambulatoriais e hospitalares 100% regulados – referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência e pelo Sistema Lista Única, em casos eletivos. A expectativa é que sejam feitos mais de 290 mil atendimentos por ano, com uma média mensal de mil cirurgias e 24 mil atendimentos entre ambulatoriais, internações e diagnósticos por imagem.

De acordo com o diretor-médico do hospital, Roger Alencar, essa inauguração vai contribuir com a qualidade dos serviços especializados prestados pelo Estado. “As demandas de trauma e de ortopedia são uma das maiores da regulação, no hospital ortopédico está previsto fazer em torno de 1200 procedimentos cirúrgicos por mês e a gente tem a expectativa que isso vai diminuir um pouco a pressão acima da regulação. Além disso, o diferencial é que a gente não vai fazer só cirurgia, a gente vai apoiar tanto do ponto de vista das urgências, quando consultas, exames e todo processo de reabilitação”, detalhou o diretor.

O equipamento também abriga um centro de transplante de tecidos musculoesqueléticos, que apoiará na realização de enxertos – fundamentais na restauração de áreas com ausência de osso, devido a tumores e traumas ou na reconstrução de deformidades. Para a secretária estadual da Saúde, este será um centro de referência na área, que irá aumentar a capacidade de atendimento em todo o estado. “Aqui a gente reúne três componentes importantes, que é a assistência, que é a prioridade para população, o ensino, pesquisa, além da inovação e tecnologia. Então, a gente tem um tripé essencial para tornar esse espaço um grande centro de ortopedia”, afirmou Roberta.

A unidade está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação ortopédica de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, raio-x e também uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Bahia

Davi Brito é o campeão do BBB 24 e fatura o maior prêmio da história do reality

Davi Brito é o grande campeão do BBB 24. O motorista de aplicativo faturou o prêmio de R$2,9…
Read more
Saúde

Tecnologia Assistiva para Pessoas com Perda Auditiva: Dispositivos e Aplicativos Inovadores

Na era digital, a saúde auditiva recebe uma atenção cada vez maior, impulsionada pelo…
Read more
Bahia

Prefeitos baianos participam em Brasília da seleção do Minha Casa, Minha Vida de quase 15 mil unidades habitacionais na Bahia

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, acompanhado de…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: