Coluna SocialMarketing Digital

Mogiquiçaba é um paraíso lindo na cidade de Belmonte



Calma. A pandemia já está indo embora e neste verão ainda você vai poder curtir lugares incríveis em Belmonte

Enquanto em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália os índios pataxós são os herdeiros da terra e realizam todos os anos a Festa do descobrimento, na vizinha Belmonte, separada da Costa do Descobrimento pelo Rio Santo Antonio, e da Costa do cacau pelo Rio Jequitinhonha, a herança quase apagada ficou para os índios Botocudos. Os índios botocudos foram os primeiros habitantes do local e migraram do Espírito Santo, pelo Rio Jequitinhonha, para a Bahia, sendo catequizados no século XVII pelos jesuítas.

Talvez por essa geografia que o município, de pouco mais de 25 mil habitantes, seja pouco conhecido não só dos baianos, mas também dos turistas. E a cidade, cuja marca é um farol dos mesmos construtores da Torre Eiffel, na França, no local onde antes era o mar, reserva belas surpresas para os visitantes.

A Vila de Mogiquiçaba.

O local, com aspecto de pequeno lugarejo praiano, fica entre na divisa entre com o município de Santa cruz Cabrália. E só é alcançado a partir da travessia do Rio Preto, também conhecido como Sucuruiuba, que no tupi significa serpente amarela. Chegando ao local o que mais surpreende é a visão da praia, que quando em maré baixa pode-se visualizar os corais. Para se chegar ao lugar, saindo da cidade de Belmonte, percorrer 27 quilômetros de estradas na BA-001, ou ir de balsa, saindo de Santa Cruz Cabrália, e percorrer 13 Km na direção norte.

O local é apropriado para a pesca de rede e molinete , com habitats de espécimes como o cação, a pescada e a arraia, é também adequado para os praticantes de esportes radicais, o surf e o windsurf que pode ser realizado em todos os períodos de marés. A praia possui uma infraestrutura básica dentro do coqueiral para receber turistas e é perfeita para a realização de caminhadas e passeios à cavalo. Para quem deseja estar em contato com a vida marinha, existe uma área preservada pelo IBAMA onde ocorre a desova de tartarugas, uma das atrações do local.

A Vila de Mogiquiçaba, por estar próxima à duas nascentes de rios, é cercada por manguezais ricos em mariscos, Mata Atlântica e um mirante, de on de se pode descortinar boa parte do litoral Sul e do extremo Sul. Além da beleza natural, a vila é primorosa no fabrico de peças de artesanato, que inclui a fabricação de coberturas e vassouras de piaçava. Já a pesca do robalo, piau e tainha feita no trecho do rio Preto que atravessa a vila.

A cidade, em cuja praça ostenta um imenso farol, atrai o visitante pelo inusitado: na década de 1940, o mar recuou, nada menos que 1.500 metros de água foram deslocados. Com isso, o farol, que ficava quase que em um cais, acabou no meio da praça. Conta-se que o Farol de Belmonte original foi encomendado na França, em 1892, e era para ter sido entregue na cidade de Belmonte, em Portugal, mas chegou na cidade errada.

Como chegar a Belmonte

A primeira opção é sair de Porto Seguro e pegar a estrada que liga à Santa Cruz de Cabrália. São 24 km de asfalto, i beirando a praia. De lá faz-se a travessia de balsa, em um tempo de 10 a 15 minutos. Depois da travessia sobre o rio João de Tiba, tem um ônibus a espera que vai pra Belmonte. São 42km de asfalto até Belmonte passando por Stº. André, Stº. Antonio, Guaiú e Mogiquiçaba.

A segunda opção é seguir pela BR 101 e pegar a estrada para Itapebi. A estrada é de paralelepípedo até Itapebi e depois de chão até o povoado de Barrolandia,e em seguida mais 59 Km até Belmonte pelo asfalto.

A terceira opção é saindo de Canavieiras por meio de uma lanchinha. O trajeto dura 40 minutos. Praticamente é um passeio ecológico pois pode-se observar a exuberância dos rios Pardo e Jequitinhonha passando por seus manguezais, ilhas fluviais e barras.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Coluna SocialMarketing Digital

O diretor presidente da Veracel Celulose, Caio Zanardo faz mensagem de agradecimentos, e sucesso nas parcerias

Read more
DiversasEconomiaMarketing Digital

7 dicas para comprar um novo colchão

Com tantas opções de colchões para escolher, comprar um novo pode ser uma decisão que gere…
Read more
BelmonteColuna SocialFestas & Eventos

Musicalidade e cultura: Filarmônica Lyra Popular de Belmonte completa 107 anos de existência.

Hoje, ainda bem cedo os acordes perfeitos e harmônicos ressoaram em nossos ouvidos as melodias…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *