DiversasEducaçãoNews

Interrogação: um desafio para leitores da língua portuguesa

Peculiaridades do uso do sinal entre idiomas diferentes requer atenção para ler, escrever e traduzir.

Cada idioma reserva suas particularidades de escrita e fala. O que pode parecer simples para os nativos, muitas vezes, é desafiador para quem está aprendendo uma nova língua. O uso do ponto de interrogação é um desses exemplos.

No espanhol, ele é usado de duas formas: do modo que o conhecemos (?) e invertido (¿). Os brasileiros que começam a estudar o idioma costumam estranhar a forma do segundo desenho e, também, as regras para utilizá-lo, uma vez que o sinal invertido é inserido para marcar o início de uma pergunta, o que pode coincidir com o começo da frase ou não.

Desta forma, quando pergunta-se “Aonde você vai?” em espanhol, a escrita é: ¿A donde vas?. A frase completa é uma pergunta, portanto, o sinal invertido é colocado no início e o sinal comum ao final, abrindo e fechando a questão.

No entanto, em outras circunstâncias, pode haver o uso do sinal de interrogação invertido no meio da frase. Quando se diz “Oi, como estão as coisas?”, a escrita em espanhol é Hola, ¿qué tal?. Isto porque a primeira palavra é um cumprimento e só depois dela é feita a pergunta.

O uso do ponto de exclamação no espanhol segue a mesma regra, sendo utilizado de forma invertida para marcar o início de uma exclamação – que pode ocorrer tanto no início quanto no meio da frase – e da forma comum para encerrá-la.

Se a regra pode parecer complicada para os estudantes brasileiros de espanhol, os falantes dessa língua nativa podem achar o uso do ponto de interrogação no português um desafio, sobretudo, para a leitura. Afinal, é mais complicado identificar a pergunta no texto, já que o sinal de pontuação é sempre apresentado ao final da frase.

Dicas para não errar ao ler, escrever e traduzir para o português

Na verdade, a regra sobre o uso do ponto de interrogação no português pode causar atropelos na leitura também dos brasileiros. Por isso, é aconselhável que as pessoas leiam um texto, pelo menos, duas vezes para obter um melhor entendimento.

É recomendado que a primeira leitura seja em voz baixa para o conhecimento das informações e só depois o texto seja lido em voz alta. Por isso, é comum que locutores, radialistas, jornalistas, contadores de histórias, atores, dubladores e outros profissionais que utilizam a voz façam marcações para destacar a entonação das frases.

Para uma escrita adequada, é importante conhecer as regras gramaticais e o uso correto dos sinais de pontuação. Já com relação à tradução de textos, outros aspectos devem ser considerados, como explica o tradutor Rodrigo Aguiar. “A tradução não é simplesmente transpor uma palavra para o sinônimo, pois não trata-se apenas de traduzir um código, mas sim, de interpretar uma cultura diferente.”

De acordo com o especialista, para isso, é importante ter uma compreensão sobre o assunto que será traduzido e o público para o qual destina-se o conteúdo. “É válido  lembrar, ainda, que quando se faz uma tradução de outro idioma para o português é necessário ter o domínio da língua de chegada para que a informação seja inteligível. O conteúdo precisa ser bem escrito e estar gramaticalmente correto.”

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
DiversasEconomiaMarketing Digital

7 dicas para comprar um novo colchão

Com tantas opções de colchões para escolher, comprar um novo pode ser uma decisão que gere…
Read more
DiversasMarketing DigitalNacionais

Governo baiano troca comando de 57 unidades da PM

O governo baiano mudou 57 comandos da Polícia Militar (PM) em todo o estado. Somente em Salvador…
Read more
DiversasEconomia

Porto Seguro é o destino nacional mais procurado em ranking da CVC

No dia 29/11 foi realizado 18º Fórum Panrotas, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *