Mundo

Membros da Opep divergem sobre aumento da produção de petróleo em 2021

Maioria dos países-membros se opuseram ao aumento de produção a partir de fevereiro na reunião desta segunda (4)

Fontes disseram à Reuters que os planos de aumentar a produção de petróleo a partir de fevereiro estão longe de ser consenso na reunião da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), realizada nesta segunda (4).

Pelo contrário: a maioria dos membros se opôs à medida. O ministro de Energia da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Salman, afirmou que o bloco deve se manter “vigilante” apesar do otimismo no mercado.

Segundo ele, a demanda por combustíveis segue frágil e há imprevisibilidade devido às novas mutações da Covid-19, já registradas no Reino Unido e na África do Sul.

O grupo chegou a aumentar a produção em até 500 mil barris por dia desde dezembro, hoje de 7,2 milhões de barris diários. A restrição garante a manutenção dos preços e a redução do excesso de oferta – movimento que ocorre desde janeiro de 2017.

Com a pandemia, porém, o corte foi recorde: 9,7 milhões de barris deixaram de ser produzidos por dia, conforme o avanço da Covid-19 minava a demanda por gasolina e combustível para a aviação.

Segundo fontes, a Arábia Saudita e o secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo, concordam em uma ação mais cautelosa em 2021. Já Emirados Árabes Unidos e a Rússia defendem aumento da produção.

Embora a vacina à Covid-19 tenha trazido expectativa de recuperação, o aumento da demanda não seria suficiente para elevar o consumo ao nível pré-pandêmico. Antes de 2020, a média de produção chegava a cerca de 100 milhões de barris diários.

Como em outros encontros, o impasse prorroga a decisão sobre o preço de combustíveis no início deste ano. Integram a Opep Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela.FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmail Fonte A referência

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
EsportesMundo

Como funcionará o sorteio de amanhã das oitavas de final da Libertadores.

Share on Facebook Share …
Read more
Mundo

Primeiro satélite 100% brasileiro, Amazônia-1 é lançado ao espaço

Share on Facebook Share …
Read more
Mundo

O valor de um “Sim”

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: