Marketing Digital

Marketing digital na “lata”: um guia para esse mundo 

Para muitas pessoas, o marketing digital ainda é apenas uma palavra da moda que pode ser usada nas reuniões. Então a pergunta chave é: o que é marketing digital e como isso afeta o sucesso da sua empresa no mundo moderno? Este guia irá ajudá-lo a entender isso.

Antes de passar a descobrir os segredos digitais, algumas palavras sobre os fundamentos do marketing.

De um modo geral, o marketing é identificar e atender às necessidades do cliente. É uma função muito importante para o seu negócio, pois os esforços de marketing eficazes atraem clientes em potencial para seus produtos e serviços. Grande número de novos clientes.

O modelo tradicional de marketing é conhecido há séculos e inclui, entre outros, pesquisa de mercado, análise da gama de produtos e ambiente de negócios. Por outro lado, o marketing digital ainda é uma prática nova.

Quando nasceu o marketing digital? Muita gente aqui vai concordar comigo se eu disser que a revolução digital começou com Guglielmo Marconi, que em 1896 foi o primeiro a transmitir publicamente por canais sem fio.

O rádio rapidamente se tornou um canal de comunicação através do qual você pode anunciar e até vender seus produtos.

Momentos depois, com a explosão da tecnologia digital e os onipresentes computadores e smartphones, as empresas começaram a experimentar novas táticas de marketing. Assim nasceu o marketing digital.

Categorias de marketing digital

O marketing digital é um conceito muito amplo que abrange diversos canais de comunicação. Dependendo de suas necessidades e objetivos de negócios, existem inúmeras maneiras de realizar o marketing digital.

No entanto, não existe uma estratégia única que funcione para todas as empresas. O marketing digital é baseado em dois pilares: marketing online e marketing offline.

Marketing on-line

  • Search Engine Optimization (SEO) – SEO é a prática de melhorar sua classificação nos principais mecanismos de busca para aumentar o tráfego online.
  • Search Engine Optimization (SEM) – SEM usa publicidade paga na Internet para aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca. SEM é frequentemente usado em conjunto com SEO.
  • Pay-Per-Click (PPC) – PPC é um método de publicidade online em que uma empresa paga por seus anúncios somente quando alguém clica nele
  • Social Media Marketing (SMM) – SMM é a prática de usar canais de mídia social para promover produtos ou serviços de negócios. O uso de influenciadores de mídia social, muitas vezes referido como marketing de influenciadores, é comum no SMM.
  • Marketing por e-mail – O marketing por e-mail permite que as empresas enviem conteúdo promocional de marca diretamente para clientes em potencial por e-mail. Neste contexto, é comum a utilização de newsletters automáticas.
  • Marketing de afiliados O marketing de afiliados é uma atividade baseada em desempenho que permite o compartilhamento de receita e pagamento por venda (PPS) em uma rede compartilhada.
  • Marketing de Conteúdo -Conteúdosignifica publicar e distribuir material de texto, vídeo ou áudio para clientes online. Blogs, vídeos e podcasts são formas comuns de as empresas se envolverem no marketing de conteúdo.
  • Publicidade nativa – A publicidade nativa consiste em misturar materiais de marketing no meio, graças ao qual a mensagem e os objetivos de marketing são igualmente importantes. Texto patrocinado, onde uma empresa pública seu próprio conteúdo em outro site, é um método comum de publicidade nativa.

Você pode se interessar também: consultoria em marketing digital 

Marketing off-line

  • Marketing off-line estendido
  • Painéis eletrônicos
  • Apresentações de produtos digitais
  • Amostras de produtos digitais
  • Marketing de rádio
  • Anúncios de rádio
  • Programas patrocinados
  • Marketing de TV
  • Comerciais de TV
  • Televendas
  • Telemarketing
  • Chamada fria
  • SMS (presentes, cupons, programas de fidelidade)
  • Códigos QR

A lista acima mostra que existem muitas maneiras de implementar sua estratégia de marketing digital. Para a maioria das empresas, o inbound marketing eficaz envolve o uso e a aplicação de vários métodos de marketing digital.

Quais benefícios você obterá com o marketing digital?

Como você pode ver, as possibilidades do marketing digital são quase infinitas. Você pode usar qualquer combinação das ferramentas acima para expandir seus negócios. Da mesma forma, podemos descrever o conjunto de benefícios do uso de tecnologias digitais.

Uma das maiores vantagens do uso habilidoso do marketing digital é a capacidade de alcançar os clientes durante suas atividades diárias – digitalização de mídias sociais, leitura de artigos online, assistir a filmes …

Idealmente, os clientes devem interagir com a sua mensagem de uma forma ‘não invasiva’ que não interfira no que é importante para eles. Apenas esse inbound marketing fácil de usar pode trazer muitos benefícios comerciais de longo prazo.

Principais benefícios do marketing digital:

  • Alcance Global – Ao contrário das abordagens tradicionais, o marketing digital não está vinculado a nenhuma área geográfica. A Internet está disponível para clientes em todo o mundo. Isso lhe dá a capacidade de comercializar e vender para clientes que moram em uma província ou país diferente.
  • Baixo custo de entrada – Alcançar o alcance global por meio de canais tradicionais tem um alto custo. Graças ao uso de ferramentas de marketing digital, os mesmos efeitos podem ser alcançados com um pequeno investimento de tempo e dinheiro. Pequenas empresas podem criar um site, gerenciar mídias sociais e blogs sem gastar muito dinheiro.
  • Retorno do investimento mensurável – Maximizar seus lucros requer uma estimativa precisa do seu retorno do investimento (ROI). No marketing tradicional, pode ser difícil (muitas vezes impossível) medir o ROI. O marketing digital oferece uma visão completa do desempenho de cada campanha em tempo real. Assim, você pode tomar decisões informadas e precisas e aumentar suas receitas e lucros.
  • Melhor segmentação – o marketing digital permite que você direcione seus anúncios para clientes em potencial muito específicos. Ao envolver os clientes de uma localização geográfica específica, setor ou canal de mídia social, as empresas têm uma chance muito maior de atingir o público certo.
  • Flexibilidade – as estratégias de marketing digital oferecem a capacidade de mudar rapidamente de rumo, se necessário. Ao contrário das campanhas de marketing tradicionais de longo prazo, as empresas podem adaptar suas atividades rapidamente.
  • Conexão imediata – Hoje em dia, os clientes costumam pesquisar informações online e conferir as recomendações antes de fazer uma compra. O primeiro passo neste processo geralmente começa com o motor de busca. Graças a isso, sua empresa com estratégias desenvolvidas de SEO, SEM e PPC pode se conectar imediatamente com os clientes.
  • Construindo relacionamentos – o desenvolvimento das mídias sociais as tornou a plataforma de comunicação dominante para muitos grupos demográficos de clientes. Os clientes querem cada vez mais interagir com as empresas em seus próprios termos. Atividades eficazes nas mídias sociais podem construir relacionamentos leais e de longo prazo com clientes atuais e potenciais.

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