Assim nasceu o Le Fantastique Monde de Benjamin: um lugar onde não só você vai entrar em um novo espaço se não também em outro tempo. Bem-vindo a 1923.
Por Débora do Carmo*
É com essa premissa que o Le Fantastique apresenta aos seus convivas. Um local que conta a história de Benjamin, que veio para 2021, mostrar um pouco da década de 1920, por meio de um espaço exclusivo, música, bebidas, coquetelaria e gastronomia.
Idealizado pelo empresário Maximiliano Martínez, que iniciou sua trajetória trabalhando em bares e restaurante na Europa, entre os anos 1996 a 2000, Max – como é carinhosamente chamado em Arraial d’Ajuda/BA, reside no distrito – há 20 anos e é fundador e um dos sócios do Morocha Club, uma das mais conhecidas casas de show do Sul da Bahia, e do Morocha Casa da Praia.
Na pandemia, como na totalidade de casa de shows, eventos e bares, Max teve de deixar todos os empreendimentos fechados e viver a reclusão da quarentena. No entanto, o sentimento do empresário era de que queria e podia fazer mais. E isto bastou para inovar. Em abril de 2020, estudou e planejou – por meio de textos e esboços feitos à mão – que como ele mesmo denomina ‘um lugar que talvez o mundo nunca saiba, sem bandeiras e sem fronteiras, sem lógica de mercado, livre como Tango, livre como Jazz’.
A inspiração conceitual veio de filmes e séries como Meia Noite em Paris, de Wood Allen, e das experiências da infância na Argentina, saboreando e conhecendo o Jazz e o Tango, por intermédio de seu pai, Nerio Martínez. É do pai também boa parte dos contos e histórias que enredam a Casa de Benjamin. As vivências também levaram o empresário a trazer alguns conceitos de outros bares à casa. Uma delas foi a visita ao Speakeasy do FrigoBar, que incitou a ideia para o Gran Finale das noites do Le Fantastique: a cascata de champagne.
O NOME
Max se atentou à questão do nome, pois queria algo que remetesse à época. Daí surgiu Benjamin – que tem como significado o filho do braço direito – normalmente dado aos caçulas da família. Já possuindo o Morocha, este seria o seu ‘segundo filho’.
CARACTERÍSTICAS
A idealização já estava no papel. E como transformar em realidade? O empresário foi além do que outros o fariam com a casa: se preocupou em ter o melhor serviço e produtos de exímia qualidade. Para montar o Dream Team da casa, Max escalou diversos parceiros: Diego Dillon, Pablo Moya e Liu Fukushima (paulistas, sócios criadores de projetos como Noh Bar, Frigobar Speakeasy, Flair Brasil, Todos os Santos, Nib Gin, entre outros); Liu, responsável pela gestão da casa, treinamento da equipe salão e cozinha, Diego Dillon e Pablo Moya, criação e implementação da carta de drinks passam o bastão para Santiago Calonga, barista e mixologista , e também o head bartender do Le Fantastique e Morocha Casa da Praia, que junto com Franco Riva mixologista e chef de cozinha fecham o time do bar.
GESTÃO
Mirela Mortari e Daniela Tavares, são responsáveis por manter a ordem financeira, logística e funcional de toda uma operação de um projeto nunca visto antes. A ética e honestidade colocadas na sua máxima expressão nas mãos das duas que, sem elas nada disto seria possível.
Antonio Contado, exímio restaurador e escultor, o ‘homem do metal’ e juntamente com Max foi o responsável pelo layout da casa.
Já a gastronomia ficou aos cuidados de Renato Oliveira (gerente e chef de cozinha do Kuara Hotel), que assina os pratos e a chef Mirian de Carvalho, que executa o menu com carinho e cuidado. Além do pessoal de atendimento e serviços, que completam a equipe.
Conhecedor de bares e restaurantes temáticos, resolveu encher os olhos – e a boca – de seus convivas com sabores e experiências gustativas que vão além. Pratos nos moldes da Cozinha Clássica Francesa, pensados especialmente para um jantar delicado e harmonioso. Drinks que revelam nuances no paladar e transformam-se em descoberta de sabores a cada gole (ou trago?), uma adega climatizada onde a escolha dos vinhos, espumantes e champagnes é um capítulo à parte.
E para não sair do tema e te levar em algum momento a pensar em qual espaço-tempo se encontra, o staff da Casa – um adendo para a cordialidade e ótimo atendimento – é caracterizado, para uma verdadeira imersão em 1923.
O que Max promove no espaço é um show de sentidos, pois todos estarão aguçados e presentes.
Veja mais imagens: