AcidentesEconomia

Investindo em moeda estrangeira

Não importa se você está dando seus primeiros passos no mundo dos investimentos ou já tem experiência no mercado financeiro, a opinião unânime dos especialistas é que você deve ter pelo menos uma parte do seu portfólio alocado no exterior.

Para isso, comprar dólar e outras moedas fortes, como euro, libra esterlina e iene, pode ser uma excelente estratégia para quem está montando uma carteira sólida e resistente a crises políticas e econômicas no cenário doméstico, além de aumentar o potencial de ganho com ações e títulos de outros países.

Neste artigo, você vai descobrir como inserir na carteira moedas estrangeiras seguras e conhecidas por sua estabilidade e valorização no longo prazo.

Por que investir em moeda estrangeira?

Uma das recomendações mais importantes dos especialistas para quem deseja construir um patrimônio sólido ao longo dos anos é a diversificação de portfólio.

Quando uma pessoa não se preocupa em diversificar seus investimentos e mantém seus recursos muito concentrados em poucas classes de ativos, acaba ficando vulnerável às naturais oscilações de mercado, ao permitir que o risco de um ativo de maior peso acabe se disseminando por toda a carteira, gerando perdas muitas vezes consideráveis.

Os especialistas também defendem que todo investidor deve lastrear pelo menos uma parte do seu patrimônio em moedas fortes, que sirvam de reserva internacional e facilitem o comércio entre os países, como o dólar, o euro, a libra esterlina e o iene.

Historicamente, essas moedas são muito mais estáveis e valorizadas do que as moedas de países emergentes, como o Brasil, além de serem aceitas em todo o mundo como meio de troca, ou seja, você pode trocá-las por moedas locais em qualquer casa de câmbio, sem maiores dificuldades, o que não acontece com o real brasileiro.

Da mesma forma, quem deseja investir em ações de grandes multinacionais, como Apple, Google e Netflix, para receber dividendos em dólar, por exemplo, pode não apenas diversificar suas fontes de renda, como também obter ganhos de capital, já que a moeda americana, no longo prazo, costuma se valorizar em relação ao real, aumentando o potencial de ganho da carteira.

Como investir em moeda estrangeira?

A boa notícia para quem deseja ter exposição a moedas fortes é que não é necessário ter depósitos dessas divisas em uma conta no exterior ou casa de câmbio, já que existem várias formas alternativas de investir em moeda estrangeira, além do papel-moeda em si.

Hoje já é possível ter uma conta digital em dólar, com cartão de débito e crédito internacional, caso você queira viajar, morar ou fazer compras no exterior. Diversas empresas oferecem esse tipo de serviço no país, inclusive bancos tradicionais.

Mas, para quem não quer ter o trabalho de contratar câmbio e arcar com os custos das operações várias vezes ao ano, pode encontrar produtos alternativos no mercado financeiro que permitem ter exposição às oscilações de moedas, como fundos cambiais e até mesmo derivativos, como o minicontrato de dólar.

Outra opção para os investidores que desejam dolarizar uma parte do seu patrimônio é investir em grandes empresas estrangeiras através de fundos que aplicam os recursos dos cotistas no exterior e os BDRs (Brazilian Depositary Receipts), espécie de certificados lastreados em ações de empresas estrangeiras, negociados na bolsa de valores (B3).

Essas seriam formas indiretas de diversificar a carteira com ativos denominados em moedas estrangeiras e, assim, obter ganhos com a sua valorização no longo prazo.

Um aspecto importante a ser levado em conta pelos investidores é que toda moeda tende a perder valor de compra por causa da inflação, e uma forma de evitar a perda de poder aquisitivo é não deixar o dinheiro parado em uma conta, mas investir em produtos financeiros que tenham rendimento, como ações e títulos de renda fixa.

Nesse sentido, para quem não tem ciência, tempo ou simplesmente não quer se dar ao trabalho de montar um portfólio lastreado em moedas estrangeiras, a melhor opção é comprar cotas de um fundo de investimento e deixar que gestores profissionais escolham os ativos e façam o balanceamento da carteira em seu lugar.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Economia

Zanin atende a Lula e suspende desoneração da folha de empresas e prefeituras

O pedido do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi atendido pelo ministro Cristiano Zanin, do…
Read more
Economia

Estratégias de gestão de riscos na indústria: identificação e mitigação de ameaças potenciais

Na indústria, a incerteza é uma constante. Desde desafios operacionais até mudanças no mercado…
Read more
Economia

Explorando as aplicações práticas da realidade estendida (XR) em diversos setores, além do entretenimento

Na era digital em que vivemos, a tecnologia continua a desafiar as fronteiras da imaginação…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: