Criado em 2010, o Instagram rapidamente se tornou muito popular. Aliás, o crescimento do número de acessos mostra como essa plataforma ganhou relevância. Por exemplo, em 2014, essa rede social tinha 300 milhões de usuários ativos. Oito anos depois, essa plataforma possui um bilhão de usuários.
No Brasil, o Instagram também é muito popular. Aliás, nosso país está no Top 5 quando o assunto é utilizar o Instagram. Por isso, essa plataforma é uma excelente oportunidade de negócios, pois tem um alcance gigantesco.
Como o Instagram é um espaço enorme que não para de crescer, ele tende a ser muito explorado pelas empresas. Em suma, essa plataforma pode ser uma ótima aliada no Marketing Digital. Assim, ficará mais fácil aumentar o alcance da marca e ter contato com os clientes.
No Instagram, é possível marcar fotos, comentar e enviar mensagens para as pessoas. Isso facilita a navegação e gera maior proximidade com o público. Aliás, é possível adicionar vários perfis em uma única conta, o que simplifica o trabalho dos administradores. Leia este texto e veja como o Instagram pode ser um aliado no Marketing Digital.
Conheça a plataforma
Para lidar com o Instagram, é necessário conhecer alguns dados importantes. 53% dos usuários da plataforma são mulheres e 47% são homens. Além disso, 67% dos usuários estão entre os 18 e os 34 anos.
Alguns pesquisadores afirmam que o Instagram é a melhor rede social para atingir pessoas com mais de 25 anos. Além disso, essa plataforma é muito utilizada por formadores de opinião e celebridades. Dessa forma, ela atrai o grande público ainda mais.
Use bem os anúncios
Desde abril de 2015, o Instagram exibe anúncios publicitários que são chamados de “patrocinados”. Nos primeiros três meses, o espaço estava reservado para oito empresas específicas. Entretanto, a partir de julho, qualquer anunciante poderia comprar seu espaço. Com isso, muitas empresas começaram a alavancar seu perfil no instagram através das publicidades pagas.
Além dos posts patrocinados, diversas marcas criam perfis no Instagram para mostrar seus produtos e serviços. Nessa plataforma, elas encontram o espaço ideal para mostrar o seu lado humano. Assim, muitas delas contam histórias, mostram o cotidiano da empresa e falam sobre o crescimento da marca. Com isso, muitas empresas atingem emocionalmente o público-alvo.
Faça boas publicações
Para fazer uma boa publicação, veja as dicas abaixo:
- A bio deve conter o endereço de seu blog, site e demais redes sociais. Ademais, ela também deve ter outros meios de contato;
- Varie o conteúdo de seus posts e não fale apenas sobre seus produtos. Fale sobre outros temas atrelados ao seu negócio, pois isso aumenta o engajamento;
- Use hashtags para aumentar as visualizações de seus posts e atrair pessoas de seu público-alvo;
- Mantenha um equilíbrio na frequência de seus posts. Não fique muito tempo sem postar em seu perfil, porém, evite postar em excesso. Faça, ao menos, duas postagens por semana e veja a reação dos seguidores;
- Observe a qualidade de suas fotos e vídeos, pois são o cartão de visitas do seu perfil. Explore as ferramentas de edição que o Instagram oferece;
- Interaja com o público, deixe comentários nos perfis dos seguidores e responda as dúvidas deles. De preferência, responda aos comentários o mais rápido possível e de forma concisa;
- Organize sorteios e promoções, pois são ótimas ferramentas para engajar o seu público.
Vale lembrar que, quanto mais uma empresa usa as mídias digitais, mais ela será vista por seus clientes. Dessa forma, ela aumentará muito o alcance de sua marca. Por isso, é muito importante conhecer não só Instagram, mas cada rede social existente. Assim, será possível traçar a melhor estratégia possível para seus negócios.
Use boas hashtags
As hashtags são palavras-chave que direcionam o assunto de um post. Ao utilizar as hashtags certas, é possível aumentar a busca por seus posts e elevar o engajamento da página. Por isso, a hashtag é uma estratégia muito usada pelos usuários quando procuram alguma coisa. No entanto, uma hashtag só terá algum valor se o perfil dela for público. Do contrário, o esforço para usar uma boa hashtag não terá valor algum.
A seguir, veja algumas dicas que podem te ajudar com as hashtags:
Monte as hashtags da forma certa
Ao criar uma hashtag, não se pode usar espaços ou caracteres especiais (*, $ OU %). Contudo, se quiser, você pode usar números. Para criar uma hashtag, veja os exemplos abaixo:
- Hashtag correta: #resultadosdigitais;
- Hashtag errada: #resultados-digitais.
Não exagere nas hashtags
Encher seu post de hashtags não irá deixá-lo mais atraente. Aliás, talvez as pessoas até se afastem devido ao exagero. Segundo o próprio Instagram, o ideal é que cada imagem possua entre uma e três hashtags. No entanto, a própria plataforma afirma que o limite recomendável de hashtags é cinco.
Vale lembrar que, utilizar hashtags demais ou determinados termos pode prejudicar o seu post. Em situações assim, o Instagram pune a publicação com um shadowban, algo bem chato de resolver.
Use hashtags ligadas ao seu contexto
Usar uma hashtag muito ampla ou que está em evidência nem sempre é a melhor opção. Em alguns casos, ela pode fazer o seu post “desaparecer” em um mar de informações. Por isso, o ideal é procurar uma hashtag que esteja inserida em seu contexto.
Um bom meio de encontrar boas hashtags é estudar seus concorrentes. Dessa forma, você conhecerá as palavras-chave que fazem parte do seu nicho.
Crie a sua própria hashtag
Primeiramente, é importante lembrar que, só porque a sua hashtag é única, não significa que as pessoas irão utilizá-la. Para funcionar corretamente, a hashtag deve ter alguma ligação com seu post. Além disso, ela deve ser colocada em algum contexto adequado para ela. Por exemplo, sua hashtag única pode ser incorporada em alguma ação de engajamento, numa campanha offline e até mesmo em alguma promoção.
Use o Instagram Stories
Muitas empresas utilizam os stories frequentemente, pois esse recurso é muito útil. Para quem trabalha com Marketing Digital, os Stories do Instagram têm muito a acrescentar.
Os posts colocados nessa ferramenta têm várias finalidades, desde fazer ofertas até mostrar os bastidores da empresa. Como o próprio nome já diz, a ideia principal dos stories é contar uma história. Nesse caso, a empresa pode mostrar a fabricação de um produto ou mostrar algo de seu dia a dia.
Os stories podem humanizar uma empresa e aproximá-la de seu público. Com isso, aquela marca pode ganhar a confiança e o interesse das pessoas.
Criado em 2016, os stories do Instagram oferecem várias possibilidades. É possível interagir com público criando votações, enquetes, caixas de perguntas, entre outras coisas. Inclusive, após cumprir alguns pré-requisitos, se torna possível incluir links no Instagram Stories. Esse recurso é conhecido como “arrasta para cima”.
Aproveite o Reels do Instagram
O Instagram sempre se inspirou nas ferramentas de sucesso de outras plataformas. Isso aconteceu com o Instagram Stories, inspirado no Snapchat e com o Reels, que se baseia no Tiktok.
O Instagram anunciou o Reels em 2020. O propósito dessa ferramenta é trazer um novo modo de criar vídeos curtos e divertidos na plataforma. Os vídeos dessa ferramenta podem durar até 15 segundos. Vale lembrar que o Reels disponibiliza efeitos de vídeo e áudio, o que pode melhorar ainda mais a postagem.
Se o Reels do Instagram fizer sentido para o seu público, explorá-lo pode ser uma excelente ideia. Nessa ferramenta, será possível comunicar-se de modo descontraído e participar de memes. Dessa forma, será possível atrair a atenção de seus seguidores.