Empresas de sucesso: exemplos e como alcançar o topo

Empresas boas
Empresas boas

Para quem está começando a empreender agora, é muito importante ter exemplos de empresa de sucesso para se inspirar. 

Afinal, nenhum dos grandes gestores que existem hoje no mundo começaram já do topo. 

Para empreender, é fundamental ter boas referências, que utilizaram de diversas ferramentas, como os indicadores de desempenho para alcançar o sucesso. 

Confira, agora, algumas empresas de sucesso do Brasil e do Mundo, e entenda quais foram os passos que as levaram ao topo! 

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Fatores que contribuem para o sucesso de uma empresa

O fato é que não existe uma receita pronta para que sua empresa obtenha sucesso. 

É preciso alinhar uma série de fatores, decisões e planejamentos que serão determinantes para que, passo a passo, sua empresa vá alcançando relevância. 

Conheça e saiba como aplicar na prática alguns deles continuando a leitura!  

Incentivo à inovação

A inovação tem sido fundamental para que novas empresas ganhem vantagem competitiva no mercado, seja qual for o ramo de atuação. 

Isso porque o mundo dos negócios está em constante transformação, tornando-se cada vez mais tecnológicos e ágeis. 

Nesse cenário, é fundamental que novas empresas busquem formas novas de entregar produtos e serviços, se diferenciando da concorrência. 

A inovação, não necessariamente significa investir em tecnologia de alto custo. 

Inovar, muitas vezes, significa ter criatividade, encontrar métodos mais assertivos para os fluxos de trabalho, oferecer soluções ousadas e atrair novos clientes e fidelizar os antigos. 

Uma empresa que aposte nisso, incentivando seus funcionários a se aventurarem com novas ideias e todos modos de trabalho, certamente tem muito a ganhar. 

Investimento em Marketing

Para quem está começando a empreender, é fundamental entender que o marketing vai muito além da publicidade. 

Ele atua diretamente na gestão de várias questões essenciais para as empresas. 

Quando essa área recebe um bom investimento, aliado à uma boa gestão, a marca se torna mais forte e competitiva no mercado, captando e fidelizando novos clientes mais facilmente. 

Entre as principais vantagens do investimento em marketing, podemos destacar: 

  • Gestão de produto: acompanha a criação, o desenvolvimento, fabricação e lançamento do produto nos mercados;
  • Análise de mercado e concorrência: entender quem é o seu público alvo, o mercado que a empresa está inserida e seus principais concorrentes é essencial para definir estratégias que vão diferenciar o negócio;
  • Pricing: uma boa estratégia de marketing determina o valor a ser cobrado do produto ou serviço, considerando custos de produção, mercado e concorrentes;
  • Publicidade: é responsável por selecionar as características mais atraentes e que mais diferenciam o produto da concorrência e orientar quais os melhores canais para divulgação. 

Assim, conseguimos entender a importância que a área de marketing tem ao indicar dados e ações estratégicas que ajudam a direcionar as empresas rumo ao tão procurado sucesso. 

Busca por eficiência

A busca por eficiência nada mais é do que buscar, continuamente, formas de melhorar sua capacidade de produção, fazendo mais, em menos tempo. 

Qualquer tipo de negócios tem mais chances de alcançar o sucesso quando aproveita melhor o seu tempo, usando-o com mais objetividade. 

A eficiência busca conectar todas as operações de uma empresa, aperfeiçoá-las e, com isso, aumentar o rendimento do negócio. 

Existem algumas etapas importantes que o gestor precisa passar para buscar a eficiência em uma empresa de sucesso, tais como: 

  • Frequente revisão dos processos, buscando por melhorias; 
  • Desenvolver metas e objetivos, para saber onde se quer chegar; 
  • Investir em tecnologia, afinal bons softwares de gestão otimizam tempo;
  • Capacitar equipe, oferecendo treinamentos diversos.
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Exemplos de empresas de sucesso

Agora, vamos entender como tudo isso funciona na prática? As empresas que vamos exemplificar aqui não são do mesmo setor e sequer da mesma época de fundação. 

Mas, à sua maneira, conseguiram identificar oportunidades, se destacar no mercado, conquistar público e se tornarem referência naquilo que fazem! Confira.

O Boticário

Em 1977, o farmacêutico Miguel Krigsner, conhecido como “Dr. Miguel”, instalou em uma portinha na cidade de Curitiba, uma pequena farmácia de manipulação. 

Ele jamais imaginaria que aquela pequena sala, que decidiu chamar de o Boticário, se tornaria uma das maiores empresas de beleza do mundo. 

Desde a abertura Dr. Miguel foi criando fórmulas, cremes e xampus que, pouco a pouco, foram conquistando a cidade. O boca a boca foi tão forte que cada vez mais novas pessoas buscavam as fórmulas do farmacêutico.

Logo vieram os perfumes com uma fragrância que conquistaria homens e mulheres de todo o Brasil. Desde então, o Boticário não para de crescer. 

A empresa vem desenvolvendo produtos com base no que pede seu público , além de usar tecnologia e sofisticação nas fórmulas de mais de 850 itens de perfumaria e maquiagem.

Outro diferencial da empresa é o seu comprometimento com as pessoas e o planeta. O Boticário não realiza testes em animais e investe continuamente na sustentabilidade dos seus produtos e processos. 

Always

A Always chegou no mercado em 1983 e desde então está com os olhos atentos ao que o mercado feminino pede. 

Foi assim que percebeu que o empoderamento feminino estava em alta e usou disso para atrair novos olhares. 

A marca vende absorventes, ou seja, entra na vida das mulheres na puberdade, uma época sensível e que pode ser bem confusa para as mulheres. Por que não, então, incentivar o seu poder? 

Foi pensando nisso que a marca lançou a campanha “Lute como uma garota”, frase que marcou uma geração e passou a se fazer presente em diversos tipos de propaganda. 

O resultado foi inspirador e a marca ficou marcada na mente de uma geração de garotas. 

Apple

Essa empresa de sucesso, criada por Steve Jobs, tem uma legião de fãs pelo mundo e não é por acaso. 

A Apple sempre priorizou a excelência dos seus produtos, com foco no bom design, de fácil usabilidade para qualquer pessoa. 

Outro ponto marcante é que a Apple sempre foi revolucionária e acompanhou de perto as relações do seu público com a tecnologia. 

Foi assim que, até os últimos dias de sua vida, Steve Jobs construiu nos dispositivos recursos e funções que nem mesmo os usuários sabiam que precisavam. 

Estar próximo do seu público, entender o que ele precisa e ir além do que ele imagina é essencial para construir empresas de sucesso. 

Old Spice

A marca americana existe desde 1937 e, por muitos anos, não se modernizou. 

Foi necessário perceber que estava perdendo mercado para dar uma reviravolta e voltar a se tornar referência nos produtos de beleza para homens. 

A Old Spice recuperou o bom-humor em suas campanhas publicitárias e voltou a chamar a atenção do público. 

E então a marca se renovou por inteiro. Lançou uma nova identidade visual, novas fragrâncias e recuperou o seu lugar no mercado americano e também brasileiro. 

Do Bem

Se você passa pelas prateleiras do supermercado, certamente só com o olhar sabe diferenciar as caixinhas do suco Do Bem. 

Cores fortes e alegres, com personagens em formas de fruta, combinados com um design moderno caracterizam a marca, que ganhou popularidade a partir de 2007. 

O mercado brasileiro se encantou com essa solução prática e saudável de sucos, apenas com frutas frescas, sem água, sem açúcar, sem conservantes e corantes. 

Não por acaso a marca alcançou um grande sucesso e conquistou muitos fãs, que acreditam que tomar o suco Do Bem é uma verdadeira experiência! 

homem assinando um contrato
homem assinando um contrato

Indicadores de Desempenho x Sucesso da Empresa

Depois de saber quais são os fatores que contribuem para o sucesso da sua empresa e ter boas referências, é fundamental acompanhar o desempenho da sua empresa. 

Para isso, existem os indicadores de desempenho, também conhecidos como Key Performance Indicator (KPI). 

Essas métricas são capazes de quantificar a performance da sua empresa, de acordo com suas metas e objetivos.  

Os principais indicadores de desempenho de uma empresa são: 

  • Indicador de lucratividade; 
  • Valor do ticket médio;
  • Nível do serviço de entrega; 
  • Taxa de sucesso de vendas; 
  • Índice de turnover. 

Para que esses indicadores funcionem é fundamental ter alguém dedicado a analisá-los rotineiramente, alinhando cada um às estratégias de negócio. 

Construir uma empresa de sucesso é algo que requer trabalho, disposição e bastante conhecimento de gestão. 

Mas, acima de tudo, requer você, como empreendedor, acreditar no seu negócio e encontrar potencial para ele.

Seguindo nossas dicas e se inspirando nas empresas que citamos aqui, você, definitivamente, estará mais perto de ter a sua empresa de sucesso!