Cuidados com o cabelo crespo tipo 4C

Cuidados com o cabelo crespo tipo 4C

Dicas para deixar o cabelo sempre bonito e saudável, respeitando a curvatura

Cada tipo de fio precisa de um cuidado diferente. No caso dos cacheados, a finalização certa e o uso dos melhores produtos ajuda a fortalecer o cabelo e deixá-lo ainda mais bonito. Será que você, que tem o fio tipo 4C, está tratando corretamente das madeixas? Confira as dicas abaixo.

Características do fio 4C

O fio 4C é mais ressecado e opaco. Como sua curvatura é em Z, a oleosidade da raiz não consegue chegar até as pontas. Além disso, é um cabelo frágil e fino, por isso precisa de cuidados diários.

Como cuidar dos crespos 4C e mantê-los saudáveis

Agora que você conheceu algumas das principais características do fio 4C, veja o que fazer para mantê-lo sempre saudável e bonito.

Faça um pré-poo

O pré-poo é uma preparação dos cabelos para a lavagem. Como o fio 4C tende a ser mais ressecado, passe óleos vegetais ou cremes pré-poo antes de lavar as madeixas. É só deixar o produto agir por 30 minutos e depois seguir normalmente com as outras etapas de limpeza. 

Concentre o shampoo na raiz

A oleosidade não chega até o comprimento e as pontas dos fios 4C. Assim, a lavagem e aplicação do shampoo deve se concentrar na raiz. Aplique, esfregue e deixe que a água do enxágue leve a madeixa para outras partes do fio. Além disso, aposte em produtos com substâncias hidratantes.

Evite lavar os cabelos com água quente

Água quente faz mal para todos os tipos de cabelo, mas pode ser ainda mais prejudicial para o 4C. Isso acontece pelo fio ser mais frágil e menos oleoso. Quando for lavar as madeixas, opte por deixar o chuveiro no gelado ou morno. Se estiver muito frio, vale aquecer o banheiro e baixar a temperatura da água.

Faça uma boa hidratação

A hidratação é uma das etapas mais importantes do cronograma capilar. No caso dos fios com a curvatura 4C, é preciso fazê-la com mais frequência, em média 3 vezes na semana. A ideia é repor a água e deixar o fio hidratado e saudável. Para isso, escolha uma máscara da sua preferência e use à vontade.

Inclua a nutrição no cronograma capilar

Nutrir os fios também é importante, mesmo quando eles não estão danificados. Isso acontece por serem madeixas mais sensíveis. Vale apostar no cronograma capilar recomendado para fios levemente danificados, no qual a nutrição aparece ao menos em duas semanas do mês.

Use um bom condicionador

Pré-poo, lavagem, hidratação, nutrição. Para garantir que os fios segurem todos os produtos aplicados, não se esqueça de uma etapa importantíssima: o condicionador. Aposte em produtos indicados para o fio 4C e aplique do comprimento para as pontas, região que não é tão oleosa. A ideia é selar os fios e protegê-los.

Aposte no creme e pente certos

O creme para pentear serve para desembaraçar e fazer a fitagem dos fios. Normalmente, o tipo 4C não faz cachos, por sua curvatura em Z, mas pede cuidados ao pentear, para não quebrar os fios. O pente ideal é de madeira, com dentes largos e deve ser passado sem pressa.

Tenha um spray de revitalização

No day after é normal que o cabelo amasse e os cachos se desfaçam, mas é fácil resolver isso com um spray de revitalização. Aplique nos fios e use os dedos para moldar as madeixas novamente. 

Seque o cabelo com difusor

Quem não gosta de esperar os cabelos secarem sozinhos deve usar o difusor para acompanhar o secador. Além disso, deixe o aparelho na temperatura morna e em velocidade baixa para ativar os cachos. No entanto, se você quer volume, use um pente próprio para isso e dispense o difusor, o secador já ajuda na tarefa.