Acidentes

7 mitos e verdades sobre skincare em peles negras

O uso do protetor solar, por exemplo, é essencial

Quando se trata de cuidados com o corpo, há uma infinidade de achismos e crenças populares que, muitas vezes, não são verdadeiras e podem acabar influenciando negativamente o modo como tratamos o nosso organismo.

No caso do cuidado com a pele, isso não poderia ser diferente. Só que, para além do tipo de pele – oleosa, seca, mista ou normal –, há também a diferença quanto à cor. E aí podem surgir dúvidas quanto aos tratamentos faciais mais indicados.

A pele negra tem suas particularidades e isso deve ser levado em consideração na hora de criar uma rotina de cuidados. Para tanto, hoje vamos desmistificar falsas ideias e revelar o que é, de fato, verídico sobre as peles mais escuras.

Mitos e verdades sobre peles negras

Não precisa usar protetor solar: MITO

Um dos maiores mitos no cuidado com a pele negra é a ideia de que, por ser mais escura, não há necessidade de usar nenhuma forma de proteção solar ou que o fator de proteção solar (FPS) usado pode ser menor que 30.

É verdade que a maior quantidade de melanina oferece um número maior de FPS em peles negras, de 13.4, contra 3.4 nas peles claras, porém isso não é suficiente para protegê-las contra os danos causados pela exposição ao sol.

É mais propensa a manchas: VERDADE

A pele negra é, naturalmente, mais propensa à hiperpigmentação, isto é, é mais suscetível ao desenvolvimento de manchas. Essa é outra razão para que o uso do protetor solar seja um cuidado diário.

As manchas na pele negra também podem acontecer devido ao excesso de cravos e espinhas, necessitando de cuidados específicos. O melasma, caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras especialmente no rosto, também é algo comum nesse tipo de pele.

Não precisa usar hidratante: MITO

Outra ideia errada ligada à pele negra é acreditar que ela não precisa de hidratação, provavelmente por ter uma quantidade elevada de colágeno ou por ser tendencialmente mais oleosa.

Assim como o uso do protetor solar, a utilização de hidratantes para o corpo e o rosto de quem tem a pele mais escura deve ser feita todos os dias. Lembrando que somente o dermatologista saberá avaliar o seu tipo de pele (seca, oleosa, normal ou mista) e indicar os produtos mais adequados.

É mais oleosa: EM PARTE VERDADE

Como já adiantamos nos tópicos anteriores, a pele negra tem uma maior propensão a ser oleosa, especialmente quando se trata da pele do rosto. Isso acontece porque as glândulas sebáceas desta região tendem a ser maiores em tamanho.

Nesse sentido, vale a pena investir em dermocosméticos e produtos que sejam livres de óleo (oil free), com fórmulas mais leves e próprias para pele oleosa. Lembrando que não há uma regra que determine que toda pele negra seja oleosa. 

Não é indicado usar ácidos: MITO

Usar ácidos na pele negra é algo super viável, desde que sua fórmula seja mais suave. Basta pensar que os ácidos têm funções que ajudam na renovação da pele e, a depender da quantidade usada, podem causar irritação e manchas.

Ativos como ácido hialurônico, ácido glicólico, ácido lático e ácido mandélico estão entre os mais usados. Na dúvida, o mais indicado é buscar orientação do dermatologista.

É mais propensa à foliculite: VERDADE

Como já foi dito, a pele negra é mais propensa à oleosidade devido ao tamanho das glândulas sebáceas. Este, por sua vez, é um dos fatores que facilita a ocorrência de foliculite nesse tipo de pele.

Ao mesmo tempo, os pelos de quem tem a pele negra tendem a ser mais grossos, algo que facilita a inflamação dos folículos pilosos que, nada mais é, do que a foliculite.

É mais resistente ao envelhecimento: VERDADE

A maior produção de colágeno e elastina na pele negra é uma das grandes vantagens no quesito envelhecimento, pois tais elementos fazem com que a pele seja mais firme e haja uma demora consideravelmente maior para que surjam as temidas linhas de expressão.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Acidentes

Ônibus da Brasileiro pega fogo no Centro de Belmonte

Share on Facebook Share …
Read more
Acidentes

Segurança Residencial: Instale Redes nas Janelas para Proteção Efetiva

Share on Facebook Share …
Read more
Acidentes

Bahia Urgente: Grave acidente entre caminhão e ônibus deixa 24 mortos na BR-324

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: