Diversas

Como produzir aromatizantes naturais em casa?

Os aromas naturais são mais agradáveis e fazem bem à saúde do corpo e da mente, deixando o lar ou o espaço de trabalho mais agradável e aconchegante.

São óleos, bálsamos, extratos e resinas provenientes das plantas, frutos do mar e carnes e que passam por um processo de aquecimento ou fermentação.

Nos produtos que compramos no supermercado, eles estão presentes em algumas versões, mas não são 100% puros. De qualquer forma, usar aromas trazem sensações e provocam emoções nas pessoas.

Eles fazem parte do dia a dia do ser humano a vários séculos, no Egito, por exemplo, eram usados no momento da mumificação para atrair o divino, reduzir maus odores e afastar as pragas.

Na civilização grega, costumava-se explorar a capacidade curativa dos óleos essenciais, mas, atualmente, é uma forma de criar a identidade do ambiente e deixá-lo mais acolhedor.

É muito agradável chegar em casa depois de um dia todo de trabalho e encontrar tudo cheiroso e pronto para o descanso.

Se você também gosta de ter a casa cheirosa, neste artigo, vamos explicar o que são aromatizantes naturais, como produzi-los e dar algumas dicas para deixar a sua casa sempre perfumada.

O que são aromatizantes naturais?

Aromatizante natural nada mais é do que uma mistura de ingredientes naturais com água e outros elementos provenientes da natureza para deixar o ambiente perfumado e trazer sensação de bem-estar.

É possível encontrar aromatizantes industrializados no mercado, mas é muito mais saudável e natural fazer um com componentes naturais, como:

  • Frutas;
  • Ervas;
  • Especiarias;
  • Essências naturais.

A mistura pode ser usada em casa ou até mesmo no balcão escritório recepção atendimento do seu trabalho, deixando o ambiente muito mais agradável e perfumado.

Um dos curingas dos aromatizantes naturais é a lavanda francesa, que combina com qualquer tipo de ambiente. Durante o inverno, podemos usar os aromatizantes cítricos, feitos de limão siciliano, e na primavera, algo mais refrescante, como o hortelã.

Os óleos essenciais podem ser usados em qualquer ambiente, como no quarto dos bebês, de preferência o de laranja doce. O capim-limão pode estar presente nos locais de estudo e trabalho e o de canela no quarto do casal.

As propriedades terapêuticas dos aromatizantes naturais não são asseguradas por meio do uso de essências obtidas de maneira sintética ou de aromatizadores naturais.

No entanto, é fato que eles despertam sensações positivas nos moradores e usuários do imóvel, como aconchego, sensação de bem-estar, dentre outros, conforme o tipo de ingrediente presente.

O líquido pode ser colocado dentro de uma garrafa de vidro comum ou de um copo, contudo, é válido ressaltar que esses aromatizantes duram menos tempo, mas algumas estratégias ajudam a prolongar eles.

Portanto, se usar a essência depois que finalizar o aluguel de sala comercial por hora, pode colocar o recipiente em cima de um aparelho de fondue de cerâmica e aquecer a mistura com uma vela.

O calor potencializa o aroma, por isso, pode ser usado por muito mais tempo e ainda confere um visual charmoso para o espaço.

A mistura também pode ser armazenada na geladeira ou ser congelada por cerca de 1 mês, caso queira usá-la em uma ocasião futura.

Como fazer seu próprio aromatizante?

Bom, agora que você já sabe o que é aromatizante natural, chegou o momento de saber como fazer esse produto em casa.

O processo é bem simples e prático e você terá um difusor aromático 100% natural, que vai preencher a sua casa com saúde e bem-estar. Algumas dicas são:

Difusor de limão

Esse difusor é uma mistura de limão, alecrim, lima e extrato de baunilha. Para prepará-lo, uma dica é incrementar o perfume vindo da lima-limão com fatias colocadas na água, ramos de alecrim e gotas de extrato de baunilha.

Difusor de limão com tomilho

Se você quer um cheiro menos doce para a sua casa depois de uma boa limpeza de cadeiras estofadas, uma dica é substituir a lima e o alecrim por hortelã e tomilho.

Eles equilibram o perfume do aromatizante e você pode finalizar com algumas gotas de extrato de baunilha.

Difusor de pepino

Sua casa também pode ter um cheiro mais discreto, para isso, basta cortar rodelas de pepino, manjericão fresco ou seco e acrescentar algumas gotas de óleo essencial de capim-limão.

Pó para tapete e carpete

Nos Estados Unidos, pós para carpete e tapete são muito populares e outra forma de aromatizar o ambiente, e eles também podem ser feitos em casa.

Para produzi-los, é necessário bicarbonato de sódio, alecrim seco e óleo de lavanda. Misture todos os ingredientes, coloque um pouco na superfície que deseja perfumar e deixe agir por até 20 minutos. Após isso, passe o aspirador de pó.

Canela e laranja

Canela laranja são dois ingredientes perfeitos para o quarto de casal com persiana romana translúcida. Para prepará-lo, utilize polímero absorvente, óleo de canela, óleo de laranja e água.

Difusor com diferentes óleos

Esse difusor é uma mistura de álcool, óleo de amêndoas e óleo essencial. Misture esses ingredientes em um vidro em formato de funil e utilize paletas de rattan.

Se ele for preparado para o quarto, então é melhor utilizar óleo de lavanda, porém, se a mistura está sendo preparada para a cozinha, é melhor usar óleo de limão.

Dicas para ter uma casa sempre perfumada

Quem não gosta de viver em um lugar sempre cheiroso e agradável? Nossa casa deve ser o ambiente mais aconchegante do mundo e nos acolher com tranquilidade no dia a dia.

Só que além de preparar uma boa decoração com persiana romana sala, também é muito importante prestar atenção ao cheiro do espaço.

A aromaterapia é uma técnica que estimula diferentes partes do cérebro e tem diferentes propósitos, como aliviar sintomas de doenças, reduzir o estresse e a ansiedade, colaborar com o tratamento de depressão e asma e até fortalecer o organismo.

Usar umas tem o poder de gerar sensações em nosso estado de espírito e criar uma atmosfera dentro dos ambientes. Para ter mais bem-estar e qualidade de vida dentro de casa, algumas dicas para deixá-la sempre cheirosa e perfumada são:

Usar grãos de café

O cheiro do café é um dos mais amados do mundo e seu aroma pode fazer parte da sua casa por muito mais tempo.

Para isso, compre alguns grãos e encha alguns potinhos para espalhar pela casa. Não se esqueça de colocar uma vela pequena no meio deles, sem cheiro, para potencializar o aroma de café torrado.

Arranjos de canela

Os arranjos de Canela podem ser colocados dentro dos veículos, depois de uma boa lavagem de bancos de carros ou dentro de casa, como preferir.

É muito simples, basta usar um barbante para amarrar os pauzinhos com um laço bem charmoso e colocar os arranjos em cima da mesa, dentro de vasos de vidro ou como preferir.

Incensos

Os incensos já são conhecidos há muitos anos e liberam um perfume agradável. Além disso, é possível encontrar diferentes tipos, são baratos e muito marcantes.

Podem atrair diferentes energias para o ambiente e se você não quiser um aroma muito forte, pode usar uma haste de cada vez.

Sprays aromatizantes

Se você fez fechamento de áreas externas com vidro e quer tornar esses espaços mais agradáveis, uma dica é usar sprays aromatizantes, que podem ser encontrados no mercado em diferentes tamanhos e preços.

São indicados para quem quer um cheiro mais marcante e forte, além de um resultado muito mais rápido. O cheiro não costuma durar muito tempo, por isso, o rife em almofadas, cortinas e estofados para prolongar a duração.

Usar cascas de frutas

As cascas de frutas trazem muitos benefícios para a saúde, além de serem refrescantes e estimulantes.

Junte cascas de limão e laranja, ferva com um pouco de água, mantendo a panela tampada, coe e borrife o líquido em diferentes ambientes, inclusive após Lavagem de tapetes grandes

Misturar folhas e flores secas

Muitas pessoas usam folhas e flores desidratadas para enfeitar a decoração, mas esses ingredientes também podem deixar a casa muito mais cheirosa.

Coloque-os em um pote de vidro e pingue algumas gotas da essência que preferir, depois renove-a a cada dois dias e se surpreenda com o aroma do ambiente.

Considerações finais

Ter uma casa limpa e cheirosa é muito importante para a saúde, bem-estar e qualidade de vida, mas o cheiro da limpeza não dura muito tempo, então precisamos encontrar alguns recursos para deixar o espaço sempre agradável.

Os aromatizantes naturais cumprem essa função, assim como as dicas que mostramos ao longo deste conteúdo. Sua casa vai ficar muito mais agradável para toda a família.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Diversas

6 dicas para cuidar das plantas no inverno

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

4 benefícios surpreendentes dos espaços de coworking

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

Mercado da Estética: Quais são as principais dificuldades

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: