Marketing Digital

As ferramentas mais utilizadas no marketing digital

Investir em marketing digital é uma necessidade para qualquer negócio que queira alcançar seu público e aumentar os lucros.

A tecnologia avançou muito e possibilitou que as empresas pudessem otimizar seu tempo e automatizar vários processos. Isso aconteceu porque é necessário acompanhar o fato de que as pessoas estão sempre conectadas.

Inclusive, elas procuram produtos e serviços no Google, antes de comprar, com o objetivo de pesquisar preços, saber um pouco mais sobre as funcionalidades, ouvir a opinião de outros clientes e assim por diante.

Elas também utilizam canais para estabelecer um relacionamento e um contato próximo com as marcas, por essa razão as empresas precisam trabalhar com estratégias diferentes e construir uma presença forte na web.

Só que existem muitas estratégias que precisam ser trabalhadas ao mesmo tempo, é humanamente impossível cuidar de todas elas manualmente, e é aqui que entram as ferramentas de marketing.

A missão desses recursos é facilitar a implementação das estratégias e melhorar os resultados trazidos por elas.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar a importância das ferramentas de marketing digital, mostrar algumas das principais e dar dicas de ferramentas para o seu negócio.

Importância das ferramentas de marketing

Como falado anteriormente, existem várias estratégias de marketing digital e todas elas são aliadas da marca, para construir sua presença e aumentar a credibilidade em conquistar a confiança do público.

Uma empresa não precisa investir em absolutamente todas as estratégias de marketing digital, mas geralmente, costumam trabalhar com as seguintes ações:

  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Chatbot;
  • SEO;
  • Redes sociais;
  • Links patrocinados.

Essas estratégias precisam ser trabalhadas continuamente por uma empresa de higienização de cadeiras de escritório, se o negócio realmente quiser ter bons resultados.

Mas, se você parar para analisar, vai perceber que é muita coisa para fazer manualmente, principalmente para as pequenas empresas, onde geralmente é o próprio empreendedor que cuida dessas ações.

As ferramentas de marketing digital ajudam as organizações a automatizarem e otimizarem seus processos, por meio de estratégias específicas que ajudam a captar os clientes e a aumentar a visibilidade da companhia.

Quando a marca usa e-mail marketing, SMS, marketing de conteúdo e interage com o público nas redes sociais, consegue analisar melhor seu mercado e seu público-alvo, e com isso estabelecer estratégias que aumentam a visibilidade e potencializam as vendas.

Quais são as ferramentas de marketing digital?

As ferramentas de automação de marketing atuam em diversas estratégias, como fluxo de automação de e-mail, construção de landing pages, disparo de e-mails, dentre outros.

Por meio delas, uma empresa de aluguel de vestido de noiva consegue aumentar a quantidade de leads, melhorar a produtividade da equipe e trabalhar com gatilhos pré-definidos, para isso, as ferramentas usadas são:

Monitoramento das redes sociais

As organizações precisam monitorar as redes sociais para aumentar a produtividade e pré-agendar publicações, e as ferramentas ajudam nesse sentido, além de possibilitarem o acompanhamento de menções à marca e avaliar o engajamento.

As redes sociais são plataformas que ajudam as companhias a entenderem um pouco mais sobre as características de seu público, e o uso de ferramentas nesse sentido pode potencializar outras estratégias de marketing digital e comunicação.

Gerenciamento de conteúdos

Já não é novidade que o marketing de conteúdo é extremamente necessário para construir uma imagem de autoridade perante o mercado. 

Entretanto, para aproveitar todo o potencial desta prática, é necessário gerenciar as publicações nos sites e blogs.

Hoje em dia, é possível contar com um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS), uma ferramenta que permite criar, editar e publicar materiais de diferentes formatos, como textos, vídeos e imagens.

Google Analytics

Para fazer seus investimentos valer a pena, a empresa deve mensurar seus resultados e verificar o que funciona ou não dentro de suas estratégias.

Uma empresa de envelopamento automotivo brilhante pode usar o Google Analytics nesse processo para avaliar e compreender o nível de engajamento dos visitantes dentro de seu site.

Essa avaliação mostra o retorno sobre os investimentos das estratégias, quais ações trazem mais resultados, entre outras informações relevantes sobre a plataforma.

Ferramentas de SEO

Também existem as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), que ajudam as empresas a melhorarem ainda mais seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Esses sistemas contam com várias funções, como pesquisa de palavras-chave, uso de plugins e análises.

Ferramenta para marketing de conteúdo

Também existem muitas outras plataformas que ajudam a controlar e documentar as estratégias de planejamento de conteúdo.

Elas otimizam o processo e possibilitam administração do blog, criação de demandas, produção de materiais e ainda ajudam a reduzir o tempo e aumentar a eficiência.

Sistema para construção de landing page

Uma lavanderia delivery edredom utiliza a landing page para receber visitantes e convertê-los em potenciais clientes, quando eles se tornam leads, então representam uma oportunidade real de negócio.

O objetivo dessas páginas é ofertar materiais relevantes e outras estratégias que funcionam como moeda de troca e convencem o visitante a fornecer algumas informações sobre ele, como nome e e-mail.

A partir disso, a marca vai estabelecer uma relação de confiança com essa pessoa e amadurecê-la até que esteja pronta para comprar.

E-mail marketing

Quando a marca conquista um lead, utiliza o e-mail marketing para se comunicar com essa pessoa e oferecer conteúdos até que ela esteja pronta para comprar.

Entretanto, é necessário nutrir esse relacionamento continuamente, e diante de tantas outras tarefas, é impossível enviar e-mails manualmente e ainda por cima personalizados. A ferramenta de e-mail marketing cumpre essa função e valoriza a estratégia.

Dicas de ferramentas para o seu negócio

Assim como um fabricante de bateria para carro 60, seu negócio pode contar com uma boa ferramenta de marketing para otimizar esses processos, e algumas dicas são:

Mailchimp

Esta é a ferramenta de e-mail marketing mais usada no mundo e possibilita o envio automático de e-mails para toda a base de contatos do negócio.

Outras funções importantes que cumpre são a segmentação de listas de e-mails, criação de formulários de cadastro e análise dos resultados.

Essa ferramenta é muito completa, e também ajuda com as publicações nas redes sociais, criação de landing page, testes, exportação de relatórios, criação de anúncios pagos, edição de imagens e integração com outras plataformas.

Hubspot

Esta é uma importante ferramenta de automação com foco em vendas e seu principal recurso é a função CRM, que organiza os leads, de acordo com a etapa em que se encontram no funil de vendas.

Ele também cria uma base de dados com informações sobre essas pessoas, de modo a gerar mais vendas e garantir um bom relacionamento com o cliente.

Com ela, uma empresa de segurança do trabalho terá uma excelente ferramenta CRM e ainda é capaz de organizar fluxos automatizados de comunicação e emitir relatórios importantes.

Google Analytics

Esta é uma das ferramentas de marketing digital mais usadas do mundo, e tem como objetivo monitorar o tráfego do site, por meio de relatórios. Também pode ser usada para monitorar o tráfego de plataformas e-commerce e aplicativos.

Essa ferramenta é gratuita e foi criada pelo próprio Google, podendo se integrar com várias redes sociais, páginas de vendas, blogs e outras ferramentas de marketing, de acordo com as necessidades e desejos do negócio.

Um fabricante de caixa de pizza personalizada terá acesso a informações sobre a audiência, como gênero, segmento de mercado e interesses.

Semrush

Essa ferramenta possui recursos de marketing de conteúdo, SEO, publicidade nas redes sociais e pesquisa de concorrência. É uma plataforma que oferece diferentes dados e que ajuda a encontrar oportunidades de crescimento.

Também serve para fazer análise de tráfego, monitorar palavras-chave orgânicas e ainda ajuda a criar um panorama detalhado sobre os backlinks do site.

Uma das vantagens de usar essa ferramenta é que ela possui cerca de 20 bilhões de palavras chave, mais de 140 bancos de dados geográficos, mais de 800 milhões de domínios e cerca de 7 milhões de usuários em vários países.

Canva

Uma empresa de portaria terceirizada pode usar essa plataforma gratuita para criar e editar imagens, de maneira simples e intuitiva.

O usuário até pode elaborar um design totalmente do zero, mas essa ferramenta conta com templates prontos e basta inserir os elementos visuais para criar uma arte.

As criações podem ser usadas como publicações nas redes sociais, currículos, newsletters, infográficos, dentre outros.

Considerações finais

Portanto, as estratégias de marketing digital são imprescindíveis para o crescimento de qualquer empresa, e para que elas tenham a oportunidade de conquistar novos clientes e potencializar seu crescimento.

Mas, para ter acesso a todos esses benefícios, é fundamental usar as ferramentas certas para automatizar o trabalho e colher bons resultados.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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