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Danos mais comuns em pneus e suas causas

Danos mais comuns em pneus e suas causas: Saiba como evitá-los e prolongar a durabilidade dos pneus de seu veículo!

Ao visitar uma loja de Pneus, você poderá conferir como são caros, e quem tem carro sabe que isso não é algo que se possa comprar todo mês. É evidente que, se você deseja que os pneus do seu carro funcionem por mais tempo, é necessário adotar os cuidados adequados e realizar a manutenção ideal.

Por manutenção, estamos obviamente a referir-lhe o fato de necessitar de levar os pneus para check-ups regulares em oficinas e Auto-Center para avaliação de profissionais.

Danos mais comuns em pneus e suas causas

Os pneus podem ser danificados por vários motivos. Às vezes, o motorista pode nem saber que está dirigindo o carro com um pneu danificado. As razões incluem cortes, impactos, protuberâncias, rachaduras e perfurações. Às vezes, o dano não é culpa do motorista, mas devido às condições naturais ou da estrada.

Protuberância e irregularidades na borracha

Os pneus encontram milhares de obstáculos diferentes na estrada. E alguns obstáculos são prejudiciais, principalmente para a carcaça que também é conhecida como carcaça do pneu. Esses obstáculos causam uma quebra de impacto.

Quando os cordões dentro da carcaça são destruídos, é quando aparece uma protuberância na lateral do pneu. Normalmente, a quebra de impacto acontece quando as pessoas passam por lombadas e meio-fios etc. em velocidade excessiva.

Esses danos podem não ser perceptíveis até que você leve o pneu para uma inspeção adequada. Mas se você continuar ignorando esses problemas, tudo isso o levará ao risco de falha completa do pneu em algum momento.

Cortes e rachaduras

Condições adversas da estrada (por exemplo, buracos), objetos pontiagudos como pedras ou vidro e outras influências externas podem causar cortes nos pneus. Alguns cortes são pequenos, mas profundos. Outros tipos de cortes são apenas na superfície do pneu. No entanto, não importa que tipo de corte seja, se você vir cortes em seus pneus, a coisa mais sensata a fazer é levá-los para um check-up profissional e detalhado.

Se o corte for profundo, pode levar à falha do pneu (pneu estourado) e também pode causar acidentes. Se você estiver dirigindo em alta velocidade, a falha do pneu pode ser fatal.

Recuo da parede lateral

A parede lateral de um pneu nem sempre é igual, e haverá diferenças em toda a superfície. A endentação da parede lateral é um resultado típico da construção radial. O que você precisa fazer é verificar o pneu e certificar-se de que o recuo da parede lateral que você está vendo é inofensivo.

Faça a verificação dos seus pneus por um especialista em pneus qualificado e certifique-se de que os entalhes são tratados adequadamente para sua segurança.

Sobrecarga, pressão incorreta do pneu, desgaste do pneu, defeitos de fabricação são motivos comuns para o recuo da parede lateral.

Acumulo de calor

Acredite ou não, o calor é o pior inimigo dos seus pneus. Seus pneus já estão aquecidos devido ao atrito e, quando esse calor ultrapassa um limite, seus pneus ficam mais suscetíveis a cortes, danos estruturais e desgaste. O que você precisa fazer neste caso é evitar fatores que aumentem a temperatura dentro dos pneus.

Por exemplo, você precisa evitar frenagens bruscas, altas velocidades, sobrecarga e dirigir quando a pressão dos pneus estiver baixa. Se você é um viajante frequente ou está viajando por uma longa distância, o ideal é fazer pequenas pausas.

Embora possa atrasá-lo um pouco, mas essas pausas podem dar aos pneus o descanso necessário (ou seja, resfriamento). Assim, a possibilidade de danos por acúmulo de calor é minimizada.

Dicas para evitar os danos comuns nos pneus

Se você quiser evitar o desgaste prematuro dos pneus, você precisa mudar a posição dos pneus de vez em quando.

Tudo que você precisa fazer é alternar os pneus regularmente. Para que nenhuma parte do pneu esteja continuamente exposta ao desgaste. O indicado é fazer o balanceamento das rodas sempre que realizar o rodízio.

A segunda coisa que você pode fazer é evitar quaisquer obstáculos que sabe que danificam os pneus. Por exemplo, se você vir algum vidro afiado ou algumas pedras com bordas afiadas na estrada e buracos, tente mover seu carro para outro lado.

Além disso, use sempre os pneus recomendados para o seu veículo, por exemplo, antes de comprar verifique tamanho e perfil, geralmente descritos como “pneu 205 55 r16 e Marca michelin” descrito ao lado.

Muitas vezes os motoristas compram pneus que não são do tamanho certo para o seu carro. Assim, os pneus são danificados e até mesmo vários componentes do carro também são danificados. Consulte o manual do proprietário para saber qual é a medida de pneu recomendada para o seu veículo.

Por último, use os pneus em superfícies para as quais são fabricados. Por exemplo, se você está ansioso para dirigir fora de estrada, use pneus off-road.

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