Festas & Eventos

Como planejar um casamento?

Para muitas pessoas, o casamento é considerado um dos momentos mais importantes da vida. Por isso, planejá-lo com meses de antecedência, de forma estratégica e cuidadosa, é um dos requisitos para torná-lo memorável.

Com organização, é possível tornar o processo de preparação mais tranquilo e agradável. A fonte de inspiração da noiva deve ser o guia para todas as escolhas, desde o seu vestido até o buffet que será contratado para o evento.

Ter como base celebrações matrimoniais bem-sucedidas irá ajudar a fazer com que todas as etapas caminhem rumo ao sucesso, satisfação e realização do sonho dos noivos que esperam tanto por essa ocasião.

Apesar de tudo começar com idealizações e entusiasmo, para que o casamento aconteça, é imprescindível que o casal comece a se planejar financeiramente com muito tempo de antecedência, assim, o orçamento poderá atender todas as necessidades que surgirem.

Além disso, a etapa de pesquisas sobre as opções e preços ajudará no processo de economia de muitos itens necessários para a comemoração tão desejada, como o local da cerimônia, os trajes usados, a decoração e toda a alimentação envolvida.

Para que todo esse planejamento inicial seja transformado em ações, é recomendável que, após o pedido de noivado, seja aberta uma conta poupança destinada somente a esse projeto. Dessa forma, a dedicação e foco na realização serão muito maiores.

Outro ponto importante que auxilia a nortear a quantidade de dinheiro que precisa ser guardada é ter em mente uma lista de convidados, com a quantidade aproximada de pessoas que irão comparecer ao casamento.

A partir dessa definição, há maiores possibilidades de afunilar o processo de idealização e pesquisa, focando na escolha e pagamento de um espaço que comporte todos os familiares, amigos e agregados.

Estabelecer uma data para o casamento também ajuda no andamento dos preparativos, assim, todos os detalhes poderão ser pensados com calma. Por isso, é recomendável que, pelo menos 12 meses antes, sejam considerados os seguintes tópicos:

  • Local da cerimônia e da festa;
  • Contratação de fotógrafo;
  • Atrações da festa, como DJ ou banda;
  • Produção e envio dos convites;
  • Escolha do buffet e cardápio;
  • Escolha dos padrinhos e madrinhas;
  • Escolha da decoração.

Mesmo com tantos itens essenciais, como o vestido e o terno, economizar se torna uma realidade, basta estar atento à vasta possibilidade de substituições e truques que ajudam a poupar o dinheiro guardado pelos noivos.

Com um bom planejamento financeiro e algumas dicas, os gastos com a cerimônia podem ser driblados e, quem sabe, até possibilitar o investimento em uma viagem de lua de mel para complementar o momento tão sonhado.

Como tornar a cerimônia de casamento mais econômica?

Para que a vida a dois comece sem complicações e sem grandes dívidas, é primordial estar atento às inúmeras possibilidades de economia na cerimônia e em todas as suas particularidades e necessidades.

É possível ter a festa desejada sem gastar uma quantia absurda de dinheiro. Para isso, basta construir um bom plano de ação e estratégias, que podem ter como base as dicas que serão mencionadas a seguir:

1 – Escolha de datas específicas

As estações do ano e os dias da semana são grandes influenciadores no preço dos fornecedores de uma cerimônia matrimonial. Casar no inverno, por exemplo, é uma alternativa de economizar. Por haver menos procura, os preços são menores.

Escolher dias da semana ou horários diurnos (manhã e tarde) também pode auxiliar na redução dos custos. Além disso, celebrações feitas durante o dia, em espaços ao ar livre, podem render belos momentos e registros.

Riscar a opção de uma festa no sábado também ajuda na economia. O dia costuma ser o mais concorrido entre os casais, portanto, escolher a sexta-feira ou outros dias da semana é uma boa opção.

2 – Produção do convite

A produção do convite pode ser um detalhe que passa despercebido, mas também faz a diferença no gasto da reserva financeira. Em vez de apostar em impressos, prefira apostar no digital e evitar o gasto com a gráfica e o frete motoboy para entrega.

Além de econômica, a produção e distribuição de convites de casamento no meio online pode ser bem mais prática para os noivos, que não precisarão correr o risco de esquecer de entregá-los a algum convidado de sua lista.

É possível contratar um designer gráfico para elaborar o layout do convite, ou investir em aplicativos e sites que possibilitam a confecção de materiais desse tipo, personalizados de acordo com os gostos pessoais.

3 – Menu simplificado

Trocar um jantar super elegante por petiscos e fast food, como pizza, hambúrguer e salgados, pode ser uma opção mais barata. Além de mais econômico, o menu poderá ter mais variedade.

Além disso, é possível servi-lo de forma criativa e apostar em papel para embrulhar lanche personalizado, por exemplo. Quem sabe ainda, escolher um tema específico para a cerimônia pode torná-la inesquecível e criativa

Os doces do menu também podem ser pensados para combinar com os salgados. Alternativas mais simples, como brigadeiro, beijinho, ou mesmo sorvete, podem ajudar na economia com o serviço de buffet.

4 – Redução do cardápio de bebidas

Os noivos não devem se preocupar em manter a aparência de bem-sucedidos ao oferecer um cardápio caro e ilimitado de bebidas. Afinal, a preocupação com o básico deve ser mantida se o foco for a economia.

Deixar o vinho seco fino somente para a lua de mel ou um momento a dois é um dos detalhes que reduzem os custos. Para os convidados, é recomendável investir em bebidas mais baratas, como cervejas e espumantes.

Além das opções reduzidas, marcas mais baratas podem ser uma alternativa. Se a lista de convidados for grande, esse tópico torna-se ainda mais essencial para poupar gastos desnecessários.

5 – Investimento na decoração

A decoração vai depender do dinheiro que os noivos estão dispostos a investir e do local escolhido para a cerimônia e para a festa. É essencial que tudo seja pensado para obter um belo resultado.

Se a cerimônia for realizada em um espaço aberto, o casal pode apostar em um projeto elétrico completo que produza um belo efeito visual e estético para o momento.

O gasto com flores caras também pode ser feito com a substituição por flores da estação, que costumam ser mais baratas. Além disso, se o casamento for ao ar livre, o uso de folhagens pode ser uma ótima saída.

6 – Economia nos detalhes

Alguns detalhes podem encarecer uma festa, por isso, é essencial ter atenção nas pequenas coisas que serão fornecidas. Muitas substituições são válidas no processo de economia.

É possível investir na locação de totem carregador de celular para os convidados, mas os pombinhos ainda podem escolher um espaço de festa que já possua tomadas suficientes para que a carga dos dispositivos móveis seja realizada.

Outro ponto de atenção é unificar o espaço da cerimônia religiosa e da festa, pois além de poupar gastos com a decoração, evita o pagamento da locação de dois locais diferentes para o casamento.

6 – Atenção à locação do espaço

Já que tocamos neste assunto, ao procurar um local, alguns detalhes podem influenciar no barateamento ou encarecimento dos aluguéis. Um local que possui uma grande distribuição de vagas de garagem, por exemplo, pode exigir um maior investimento.

A localização do bairro também pode alterar os preços dos aluguéis. Geralmente, bairros mais periféricos costumam ter preços mais baratos do que os mais luxuosos e centrais.

Esse fator pode ser decisivo para a renda poupada durante meses ou anos pelo casal. Definir prioridades é o foco para a economia, portanto, escolher locais mais acessíveis pode ajudar muito.

7 – Sem efeitos especiais

É preciso estar atento às dezenas de efeitos especiais que podem estar presentes em uma festa com DJ, por exemplo. Uma dica é pensar em uma celebração de acordo com o período do dia escolhido.

Se a comemoração acontecer durante o dia, luzes e um sistema de exaustão de fumaça podem ser dispensáveis para o momento. Já se for à noite, fica a critério do casal optar ou não por esses efeitos.

Mixagem no serviço de DJ também pode encarecer a festa. Apostar em um profissional que possua uma aparelhagem e que toque a playlist escolhida pelos noivos pode ser uma forma de economia.

8 – Encomenda do bolo

O bolo é um item indispensável em qualquer festa, principalmente quando se trata de um casamento. Hoje, já é possível contar com diversas alternativas, até mesmo as figurativas, como os oferecidos pelos buffets.

Entretanto, para quem deseja possuir um bolo real e economizar nele, pode-se apostar em opções tradicionais e práticas, como o recheio de brigadeiro pronto ou o famoso bolo de abacaxi feito pela avó ou tia do casal.

Considerações finais

A mente nas nuvens e os pés no chão são essenciais para esse momento tão sonhado. Prezar pela qualidade e pela economia pode ajudar na realização do casamento ideal e desejado pelo casal.

Com um bom planejamento financeiro, é possível realizar uma bela celebração e aproveitar o momento do matrimônio com os familiares e amigos da melhor forma, sem precisar carregar as dívidas por longos anos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Festas & Eventos

BBB | Prefeito de Salvador promete festa para Davi campeão

Após a vitória de Davi Brito na prova de resistência que o consagrou como primeiro finalista do…
Read more
Festas & Eventos

Arena Axé Moi faz o Pré-lançamento do Carnaporto 2025

Sim, é isso mesmo. Foliões ansiosos podem comemorar! Carnaporto Axé Moi está em lote de…
Read more
Festas & Eventos

Cantor Gero Lima, canta seus maiores sucesso na Arena Belmar em Belmonte

Foi sucesso absoluto o grande show do cantor Gero Lima que vem encantando o público por onde passa…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: