Diversas

Como organizar uma rotina diária? 

O dia até pode ter 24 horas, mas apenas metade desse tempo pode ser aproveitado para ir ao trabalho, academia, estudar, fazer as compras de casa, ir ao pilates para artrose no joelho, passar um tempo com a família e muito mais. 

São tantas atividades que precisam ser realizadas, que parece difícil organizar uma rotina diária tranquila e ao mesmo tempo produtiva. 

Importante para uma vida saudável e equilibrada, ter uma rotina é essencial para que o ser humano consiga cumprir todos os seus deveres e também tirar um tempo para os seus hobbies. 

Entretanto, como estruturar uma boa rotina com tantas demandas que surgem ao longo do dia? 

Para otimizar o tempo, há diversas ferramentas e estudos que podem ser utilizados como guia dessa jornada.

Entretanto, antes de usá-los, é preciso ter em mente que esses hábitos, apesar de parecerem banais, são essenciais para o desenvolvimento social, profissional e pessoal do ser, pois estão profundamente ligados com as suas aspirações e essência. 

A importância de definir uma rotina

Até pode ser cansativo fazer todos os dias as mesmas coisas, porém, muitas delas são obrigações que dependendo do caso, não podem simplesmente serem descartadas, como trabalhar e estudar. 

Assim, para conciliar essas demandas que já ocupam boa parte do tempo é preciso definir horários e estratégias que possibilitem, no final das contas, uma vida prazerosa, mesmo quando precisamos realizar aquelas obrigações que não são tão legais assim. 

Para a psicologia, essas repetições de comportamento têm um efeito positivo sobre o corpo e psicológico humano.

Pois, elementos previsíveis afastam ou diminuem as chances do famoso estresse aparecer no decorrer do dia que consequentemente desengatilha também a ansiedade. 

Essa segurança também promove um melhor funcionamento do organismo, que organiza suas funções metabólicas com mais precisão. 

Por exemplo, você está quase o dia inteiro em busca de um escritório compartilhado para advogados, uma situação atípica e que demanda uma certa energia. Com isso, teve que pular algumas refeições e nem sabe que horas irá se alimentar. 

Esse cenário desencadeia no organismo a liberação de hormônios anabólicos, que tem como intuito fazer o estoque de alimentos que já foram ingeridos, o que gera um desequilíbrio hormonal.

Além disso, quando estabelece uma rotina, fica fácil evitar imprevistos e também realizar planos, como uma viagem, encontro com os amigos de infância, conhecer um novo lugar ou até mesmo aquela cirurgia veterinária que seu pet precisa realizar há algum tempo. 

E sabe outro ponto positivo dessa execução de atividades rotineiras? Você acaba se tornando quase um perito em tudo que realiza. 

Portanto, com o passar dos dias, você além de praticá-los da melhor forma possível ainda verá os resultados que tanto deseja, com os seguintes pontos positivos:

  • Estimula a criação de novos hábitos saudáveis;
  • Otimização do tempo;
  • Alcance de metas;
  • Conforto;
  • Tempo para os hobbies.

Vamos supor que todos os dias você precise escrever algum texto, com o passar do tempo, você terá mais facilidade em desenvolver certos tipos de textos, e poderá escrever praticamente sobre tudo, desde sua vida pessoal até serviço de locução

Além de saber se os exercícios que todos os dias você se obriga a fazer ou faz porque gosta. 

Como criar uma rotina? 

Sendo assim, se você deseja criar uma rotina, o primeiro passo é colocar em um papel ou computador tudo que acontece no seu dia. 

O horário que acorda, toma café da manhã, quando sai para o trabalho, escola ou faculdade, horário de almoço, além de todas as outras atividades que estão sempre presentes no seu cotidiano. 

Nesse momento, também faça uma lista de coisas que você gostaria de fazer durante o dia, mas que atualmente não consegue.

Seja procurar aquele escritório planejado pequeno, visitar seus pais ou até mesmo tirar um tempo para ficar só, aproveitando as maravilhas que só o ócio pode nos proporcionar. 

Com essa lista em mãos, chegou a hora de criar suas metas, destacar o que é prioridade, e claro, avaliar o seu dia a dia por completo, sempre sendo realista. 

Nada de criar regras super rígidas ou fazer promessas que você sabe que serão difíceis de serem cumpridas. Um dos segredos para uma rotina diária de sucesso é, justamente, ser flexível. 

Tendo isso em mente, o próximo passo é montar o seu cronograma, coloque os horários, as atividades, o grau de prioridade e calcule até mesmo quanto tempo você levará para realizar todas essas demandas. 

Sendo assim, lembre-se de ser realista. Além disso, deixe um tempo livre para os imprevistos,  viagens, resolver problemas no banco ou comprar aquele pijama de seda feminino.

Otimizando a sua rotina 

A partir do momento que sua rotina diária é definida, é preciso buscar ferramentas e meios que possam otimizá-la, afinal, o tempo é super precioso e não pode ser desperdiçado. 

E até pode parecer óbvio, mas é importante ressaltar que é necessário fazer um planejamento para que tudo ocorra bem. 

Sendo assim, se você sabe que se atrasa para o trabalho porque fica a procura de uma roupa pela manhã, já deixe separado no dia anterior as peças que você irá vestir. 

Outras formas de organizar a sua rotina diária é dar prioridade para as tarefas mais importantes, realizar sempre uma coisa de cada vez e tentar controlar a procrastinação. 

Apesar de não ser uma atitude fácil, deixar os escapismos de lado é a melhor forma de aproveitar o tempo. Assim, controle quanto tempo você passa no celular ou aquela série viciante. 

Pense que esse tempo pode ser utilizado para procurar e resolver aqueles tarefas que você precisa, como:

Existe também a possibilidade de otimizar a sua rotina com a ajuda de ferramentas digitais. 

Há diversos aplicativos que irão controlar o tempo que você passa mexendo no celular, principalmente quando só está se distraindo, e que também irão te lembrar dos seus compromissos.

Apostar na criação de planilhas também é uma forma de aumentar a sua produtividade, já que é mais fácil ter controle sobre o que está sendo realizado. 

Ressaltando que as pausas não podem ficar de fora da lista, afinal, todo mundo merece um descanso para recarregar as energias e voltar a realizar as suas atividades com todo o fôlego. 

Neste momento relax, aproveite para se alongar, escutar uma música calma ou sua música preferida, conversar com aquela pessoa que você gosta, qualquer coisa que te deixe calmo. 

Caso você não consiga cumprir a sua atividade ou meta, uma solução é terceirizar esse serviço, às vezes, pedir ajuda de outras pessoas é uma das melhores formas de concluir uma obrigação. 

Por exemplo, não conseguiu terminar aquela faxina, procure na internet limpeza de tapetes e contrate profissionais que realizarão essa demanda para você ou se isso não for possível, não desanime. 

Tente realocar a atividade para outro dia ou dividi-la em demandas menores, até que possa ser concluída. O objetivo é manter-se firme e forte na rotina diária.

Em resumo, os melhores passos para otimizar a sua rotina diária são:

  • Planejamento;
  • Ser realista consigo mesmo;
  • Utilizar ferramentas de produtividade;
  • Não delongar seus compromissos;
  • Controlar os escapismos;
  • Relaxar.

Sendo assim, também não deixe de fora uma boa alimentação e exercícios físicos. 

Aparentemente, eles até podem não fazer sentido, mas no fundo estão diretamente ligados com o bom funcionamento do corpo humano, preparando a mente para realizar cada atividade com todo o sucesso.

Portanto, lembre-se de você manter as mesmas ações durante 21 dias, logo elas se tornarão um hábito e serão mais fáceis de serem realizadas. 

Essa teoria, desenvolvida nos anos 60 pelo psicólogo e cirurgião Maxwell Maltz, está diretamente ligada com a automatização comandada pelo cérebro, que cria os hábitos por meio de 4 passos.

Sendo eles, o gatilho, que é o estímulo para que a atividade seja colocada em prática. O desejo, que é aquela vontade que surge no nosso subconsciente.

Seguido da rotina, que é quando o hábito passa a ser executado com frequência. Por fim, a recompensa, momento que o nosso corpo se sente tão feliz em ter concluído a obrigação, que passa a liberar serotonina, o famoso hormônio do prazer, da satisfação. 

Considerações finais

Em resumo, manter uma rotina diária não é fácil. Exige muito preparo, foco e disposição para realizar com afinco as atividades necessárias. 

Entretanto, apesar do esforço há uma grande recompensa que é uma vida saudável, equilibrada, mais tempo para passar com as pessoas queridas.

Para concluir aquele curso que está parado há algum tempo, para assistir seus filmes e séries favoritos e até mesmo menos estresse e ansiedade. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Diversas

6 dicas para cuidar das plantas no inverno

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

4 benefícios surpreendentes dos espaços de coworking

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

Mercado da Estética: Quais são as principais dificuldades

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: