Diversas

Como diminuir despesas domésticas e cortar gastos

Para quem busca maneiras de diminuir despesas domésticas deve prestar muita atenção a este artigo. Através dele, você aprenderá como reduzir as despesas de casa de muitas maneiras.

Afinal, manter uma casa envolve muitas despesas: mercearias, suprimentos para a casa, compras regulares ao supermercado. Sem dúvida, são despesas essenciais em seu orçamento pessoal.

Sabendo da dificuldades que muitos brasileiros estão tendo em equilibrar as contas domésticas, preparamos este artigo que vai te ajudar a planejar melhor as despesas do mês e assim, a reduzir gastos.

Veja também nosso artigo: Viagem Internacional – Dicas essenciais sobre dinheiro.

Defina um orçamento mensal

Casal analisando como diminuir despesas domésticas

O mais importante passo para diminuir despesas domésticas é manter o controle de seus gastos. Para isso, tenha o hábito de anotar e registrar todos os gastos em uma planilha.

Mensalmente, some todas as contas que você paga e verifique se elas são mais do que a renda total de sua família.

Se isso acontecer, você estará gastando demais. Se você desperdiça dinheiro com compras desnecessárias, o planejamento mensal também irá te mostrar isso. Não é incomum que nas compras do mercado, acabamos consumindo produtos que não precisamos de verdade. 

Atenção ao cartão de crédito

Ter mais de um cartão de crédito é conveniente para maioria das pessoas.

Entretanto, é importante lembrar que há regras incômodas para manter um bom uso deste benefício, a principal delas é é que você deve pagar o valor total de sua conta até a data de vencimento. Isso porque, caso atrase no pagamento, os juros podem chegar a 180% ao ano.

Não esqueça de incluir o custo dessas anuidades também em seu planejamento de despesas. No entanto, há cartões que não incluem anuidade para seu utilizadores. Para isso, sugerimos o site Cartões e Milhas para acompanhar as melhores ofertas de cartão de crédito e milhas.

Cozinhe mais em casa

Cozinhar em casa sempre sai mais barato do que almoçar ou jantar fora de casa. Por isso, faça um bom planejamento e prepare as refeições no final de semana.

Além de ser uma atividade divertida para muitos, cozinhar em casa pode também garantir uma nutrição superior a restaurantes. Você também pode congelar as porções para manter o gosto e nutrientes dos alimentos.

Tenha um plano para datas especiais

Compras de última hora, como aniversários e outras datas comemorativas, podem se tornar verdadeiros vilões do planejamento para diminuir despesas domésticas.

Uma boa recomendação para evitar este gasto é criar um calendário com as datas importantes e se antecipar a elas. Você pode também definir o que será comprado com antecedência e também se planejar nos meses anteriores para compra.

Reduza o que não for necessário

Como você sabe, muitas vezes, consumimos produtos que não necessitamos. Por isso, você deve ser criterioso em decidir quais serviços você irá manter. Serviços como TV por Assinatura podem pesar bastante no orçamento.

Você não tem que eliminar estes serviços de sua vida. Basta examinar se você pode substituí-los por opções de pacotes mais econômicos.

Economize energia elétrica e água

Há alguns aparelhos e eletrodomésticos que podem promover gastos desnecessários. Portanto:

  1. Desligue os aparelhos quando eles não estiverem em uso. Para garantir que eles não estão consumindo energia, remova-os da tomada;
  2. Procure tomar banhos mais curtos e evite chuveiro elétrico;
  3. Apague as luzes, deixando-as acesas somente quando alguém estiver presente;
  4. Feche a torneira aos escovar os dentes;
  5. Evite o abre e fecha de freezer e da geladeira. Não deixe as portas abertas por muito tempo;

Peça descontos

Mesmo se você controlar seus gastos, pode haver despesas imprevistas. Se a compra não puder ser evitada, busque com o vendedor algum desconto.

Se o pagamento for em dinheiro, é possível negociar um preço mais baixo. Isso porque o comércio não terá gastos com operações de cartão de crédito ou débito, por isso, sempre há margem para um bom desconto.

Também é possível procurar sites que ofereçam cupons de desconto para a compra. E com toda certeza, é possível economizar dinheiro.

Conclusão

A economia é o primeiro passo no caminho para uma vida financeira saudável.

Você ficará mais próximo de sua liberdade financeira se puder inserir em sua rotina o hábito de reduzir despesas adicionais e poupar seu dinheiro.

Nós esperamos que você tenha gostado do nosso artigo, aproveite para compartilhar com seus amigos em suas redes sociais favoritas.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
DiversasEconomiaMarketing Digital

7 dicas para comprar um novo colchão

Com tantas opções de colchões para escolher, comprar um novo pode ser uma decisão que gere…
Read more
DiversasMarketing DigitalNacionais

Governo baiano troca comando de 57 unidades da PM

O governo baiano mudou 57 comandos da Polícia Militar (PM) em todo o estado. Somente em Salvador…
Read more
DiversasEconomia

Porto Seguro é o destino nacional mais procurado em ranking da CVC

No dia 29/11 foi realizado 18º Fórum Panrotas, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *