Saúde

Como cuidar da saúde do couro cabeludo

Você cuida do seu couro cabeludo? Muitas vezes pensamos no cabelo apenas como os fios, esquecendo que embaixo deles existe uma pele que também precisa de muita atenção. Conhecido como couro cabelo, esta estrutura é a principal responsável por fornecer oxigênio e nutrientes aos fios, além de remover possíveis toxinas por meio de uma rede de vasos sanguíneos. 

Desta forma, seguir uma rotina de cuidados é imprescindível para manter o seu couro cabeludo saudável e para que os fios cresçam bonitos, sedosos, brilhosos e fortes. Quando a raiz está bem cuidada, é possível evitar a queda de cabelo e garantir fios sempre bonitos e luminosos. 

Entretanto, quando a região não está saudável, a beleza do cabelo também é afetada pelo problema, apresentando oleosidade em excesso e ressecamento, além de coceira e descamação. Entre os principais problemas que afetam a região do couro cabeludo, é possível citar a dermatite seborreica, ou caspa, que se manifesta através de fungos. Esta alteração geralmente é causada por disfunções nas glândulas sebáceas, estresse, baixa umidade relativa do ar, frio intenso ou alterações de pressurização. 

Existem outros fatores que podem interferir e prejudicar os fios, como os tratamentos químicos de alisamento, escova progressiva, tinturas, descoloração, entre outros. A maioria desses produtos podem agredir e causar inflamação ou irritação na área. 

Mas, fique atento que o excesso de cuidados, que também pode ser extremamente prejudicial para o couro cabeludo. É o caso do uso exagerado de produtos como gel, mousses e pomadas que, se não forem retirados por completo do cabelo, podem acumular na região e causar o entupimento do bulbo capilar. 

Quando procurar ajuda de um profissional?

Quando notar que um desses problemas está afetando os fios do seu cabelo e causando alterações como queda em excesso, coceiras, irritação ou ardor, é fundamental procurar a ajuda de um profissional especializado em tricologia para que ele possa avaliar a saúde capilar, e caso necessário, solicitar uma tricoscopia.

A tricoscopia é um método de avaliação indolor e não invasivo, que auxilia no diagnóstico de doenças de couro cabeludo e fios de cabelo. O exame é realizado por um aparelho chamado fotovideodermatoscópio, que permite que o profissional observe a estrutura dos fios de cabelo e do couro cabeludo por meio da ampliação da imagem gerada. 

Por meio dessas imagens, é possível analisar estruturas que não podem ser vistas a olho nu, para que sejam detectados algum tipo de alteração capilar e assim encontrar o tratamento mais adequado para o paciente. 

Principais cuidados com o couro cabeludo

Massageie o couro cabeludo 

Uma dica para cuidar com carinho do couro cabeludo e massageando ele durante o banho. A técnica ajuda a aumentar a circulação sanguínea, alimentando assim os folículos capilares. Isso irá ajudar o seu cabelo a ter um crescimento saudável e a manter a raiz fortalecida. 

O recomendado é fazer a massagem antes da lavagem, fazendo pequenos círculos com as pontas dos dedos por todo o couro cabeludo

Enxágue bem os cabelos

Outro ponto bastante importante para manter o couro cabeludo saudável é sempre enxaguar bem a região, retirando todo o produto da raiz para evitar que haja o entupimento dos poros, o que pode prejudicar a nutrição dos fios e causar um aumento da queda do cabelo. 

Evite utilizar água muito quente

Antes de tomar seu banho, fique atento a temperatura da água. Além de prejudicar a pele e causar ressecamento e o envelhecimento precoce da pele, a água quente pode estimular as glândulas sebáceas do couro cabeludo, causando a obstrução dos poros e o excesso de oleosidade. 

Ao invés de utilizar água quente, o recomendado é lavar os cabelos em dias alternados e com água em temperatura morna para fria. Pode ter certeza que seguindo essa dica, você vai evitar que os fios caiam e fiquem com aspecto sujo, opaco e engordurado. 

Use produtos de qualidade 

A escolha dos produtos é fundamental para cuidar de forma saudável do seu couro cabeludo. O ideal é optar por shampoos sem sal já que esse tipo de composição limpa a região sem causar nenhum dano às madeixas e ao couro. Além disso, é importante que ele seja de qualidade e com uma fórmula segura para evitar que surjam possíveis alergias ou descamação no local. 

Sempre busque por produtos que sejam ideias para o seu tipo de cabelo, para que ele realize a limpeza profunda do seu couro cabeludo, retirando o acúmulo de resíduos e desobstruindo os folículos capilares, a fim de proporcionar um crescimento rápido e saudável dos fios. 

Proteja a região do sol e de produtos térmicos

Mesmo parecendo que ele está protegido pelo cabelo, o couro cabeludo também está bastante suscetível aos efeitos provocados pelos raios solares. Por isso, é muito importante em dias de calor utilizar chapéus e bonés, além do uso de leave-ins e produtos com proteção solar para que sejam aplicados em toda a região. 

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
BahiaSaúde

Bahia não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas

Share on Facebook Share …
Read more
BelmonteSaúde

DIA D - CAMPANHA DE VACINAÇÃO - GRIPE, SARAMPO E MENINGITE

Share on Facebook Share …
Read more
BelmonteSaúde

Mais uma conquista e mais uma batalha vencida. Belmonte volta a receber recursos federais destinados ao SAMU.

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: