Prepare-se

Chocolate faz bem para os seus dentes?

Para todas as idades, o chocolate é o doce que praticamente ninguém rejeita. Quando não está em suas versões de barras e tabletes, é usado para dar o toque final a inúmeras sobremesas. É quase irresistível, mas para a saúde da boca pode representar um perigo.

Como qualquer outro tipo de doce, comer chocolate pode prejudicar os dentes por conta do teor de açúcar somado à uma má higienização, ou seja, você pode consumir a guloseima desde que em seguida faça uma escovação adequada.

Os chocolates contém muita gordura e açúcar, principalmente as versões branco e ao leite. Já os amargos não são tão agressivos quanto os demais, pois eles têm menos ingredientes atraentes para as bactérias da boca que causam problemas. 

Outro fator sobre o chocolate amargo é que, ao contrário dos demais,  ele ajuda no combate da proliferação de bactérias nocivas, por causa da presença do tanino, que é capaz de inibir  o desenvolvimento delas. 

O flúor fortalece a resistência do esmalte e o fósforo tampona os ácidos gerados pelos carboidratos, por exemplo.

A teobromina, um composto amargo, auxilia o endurecimento da superfície do esmalte do dente, o que previne o surgimento de manchas e a descoloração.

Essas substâncias do cacau, de maneira geral, conseguem diminuir a inflamação e proteger contra a erosão.

Quais os efeitos do chocolate nos dentes?

De maneira geral, o chocolate em si não estraga os dentes. O que acontece é que o seu consumo em excesso sem uma boa escovação, pode levar à proliferação de bactérias que se alimentam desse açúcar, assim ocorrendo o surgimento de cárie que levam a problemas mais graves. 

Para manter uma higienização adequada, é  importante escovar os dentes logo após consumir o doce, certificando-se de que todos os dentes, principalmente os do fundo, estão totalmente limpos. 

É comum pacientes chegarem nos consultórios odontológicos se queixando de sensibilidade nos dentes, um problema causado pelo desgaste da superfície do  esmalte do dente ou, em casos mais graves, quando há exposição de raiz dentária. 

Durante a alimentação essa sensibilidade piora, resultando em dores ao paciente. O que acontece com o consumo de chocolate não causa essa sensibilidade, o que ocorre é que o excesso de açúcar presente entre os ingredientes estimulam a sensação. 

Chegando à situação do esmalte se desgastar, o dente fica sem a proteção externa e a dentina fica exposta, resultando na sensibilidade ao se alimentar.

Quando o paciente procura um cirurgião dentista, ele identifica o problema e indica o melhor tratamento, dessa forma, o paciente pode voltar a comer livremente o doce. 

Veja alguns tratamentos para a sensibilidade dentária:

  • Escovas de cerdas macias;
  • Flúor tópico;
  • Flúor verniz;
  • Laserterapia;
  • Creme dental específico.

Todas essas medidas, quando executadas de maneira correta, combatem os incômodos da sensibilidade que, quando muito intensos, são capazes de afetar a qualidade de vida do paciente.

Como ter um sorriso perfeito?

Existem diversas formas de alcançar o sorriso perfeito. Além dos devidos cuidados com a higiene diária, alternativas em consultórios odontológicos estão cada vez mais procuradas. 

A lente de contato dental está entre as mais desejadas. Isso porque, o método entrega um resultado perfeito, cuidando de problemas como tonalidade, tamanho, forma, diastema e fratura.

Essas lentes são lâminas ultrafinas, de porcelana que são cimentadas na parte superior dos dentes do paciente, por isso é considerada uma simples resolução para quem deseja corrigir tais imperfeições. 

A faceta em resina tem um funcionamento simples: ela é aplicada de camada em camada diretamente sobre os dentes e também são lâminas que suprem todas as necessidades, entregando todas as características como forma, cor e tamanho dos dentes naturais.

A diferença é que a resina composta tem um preço mais acessível e uma durabilidade menor do que a de porcelana, embora também seja de qualidade.

No caso da resina, não é preciso fazer um leve desgaste no dente original, como ocorre na faceta de porcelana.

Para quem deseja um sorriso branquinho, a opção mais satisfatória é o clareamento dental antes e depois.

Esse tratamento entrega um sorriso brilhando quando feito sob a orientação de um profissional e pode durar até dois anos se o paciente manter os cuidados básicos.

Independente de ser um método feito em casa ou consultório, é essencial o acompanhamento do profissional para evitar problemas com o esmalte dos dentes.

Todas essas técnicas são eficientes e discretas, assim como os alinhadores invisíveis. Esse método é esteticamente mais favorável, pode ser removível, evitando distúrbios alimentares, proporciona conforto durante o tratamento, sem impedir que haja outros procedimentos. 

Todos esses métodos são capazes de elevar a autoestima do paciente, dando mais confiança no seu dia a dia, melhorando a qualidade de vida. 

Pacientes que têm problemas com a função mastigatória, fala ou instabilidade da arcada dentária, também podem recorrer a uma clínica de implante dentário e recuperar a vida social.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
NacionaisPrepare-se

Governo anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país

Share on Facebook Share …
Read more
DiversasEducaçãoMarketing DigitalPrepare-seSaúde

Como escolher o brinquedo sexual certo para você

Share on Facebook Share …
Read more
BelmontePrepare-se

Prefeitura de Belmonte emite nota de pesar sobre morte de Joselito

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: