Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se organizou sobre o Brasil e já provoca chuva volumosa em várias áreas de estados do Sudeste, do Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Há previsão para invernada entre o Espírito Santo, centro e norte de Minas Gerais, sul e oeste da Bahia, norte de Goiás, e sul do Tocantins, onde as chuvas devem se manter frequentes e com volumes altos pelo menos até o dia 25 de dezembro.
Uma frente fria, que está se aproximando do sul da Bahia, tem intensificado as instabilidades entre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e Bahia desde a última quarta-feira (14). Na segunda metade desta semana um corredor de umidade vai ganhar intensidade e vai espalhar chuvas fortes sobre o interior da região Norte, do Nordeste e áreas mais ao Norte do Sudeste e do Centro-Oeste.
Outro fenômeno que vai continuar influenciando na incidência das chuvas na região é o La Niña, um fenômeno oceânico caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informa que a atuação do fenômeno La Niña deve persistir, pelo menos, até fevereiro de 2023, com probabilidade de 70%, fazendo com que o período chuvoso chegue até as “águas de março”.
bk2.com.br/climatempo