PSD de Otto Alencar conquista 115 prefeituras na Bahia enquanto PL elege apenas 1

Mais uma vez, o PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos na Bahia nas eleições deste ano. No último domingo (6), a sigla, liderada no estado pelo senador Otto Alencar, garantiu 115 gestores em municípios baianos. O Avante também teve um desempenho expressivo, elegendo 60 prefeitos, um crescimento notável em relação aos quatro eleitos em 2020. O PT aumentou sua representatividade, elegendo 49 prefeitos, em comparação aos 32 do último pleito.

Por outro lado, o PP, do deputado Mário Negromonte Júnior, sofreu uma queda significativa, passando de 92 prefeitos eleitos em 2020 para 41 neste ano. Já o União Brasil elegeu 39 gestores, ligeiramente acima dos 37 da última eleição, e o MDB também teve um crescimento considerável, passando de 12 para 32 prefeitos eleitos.

Outros partidos com representatividade nas prefeituras incluem o PSB, que elegeu 24 gestores (contra 30 em 2020), o PCdoB, que elegeu 15 (um a menos que em 2020), e o PSDB, com 9 prefeitos (em queda em relação aos 15 de 2020). O PDT garantiu oito prefeituras, ante as 13 de 2020, enquanto o Podemos elegeu seis, subindo em relação aos quatro eleitos na última eleição.

O Republicanos caiu de nove para cinco prefeitos eleitos, o PV subiu de zero para quatro, e o Solidariedade manteve uma leve alta, passando de três para quatro prefeitos. O PRD também apareceu pela primeira vez com três eleitos, e o PMB elegeu um.

O PL, liderado na Bahia pelo ex-ministro João Roma, elegeu apenas um prefeito, um número drasticamente inferior aos 20 eleitos em 2020. O único prefeito eleito pelo partido foi Jânio Natal, que foi reeleito em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Jânio Natal obteve 45.601 votos, representando 53,94% dos votos válidos.

Apesar do resultado desfavorável, João Roma, presidente estadual do PL, afirmou que o partido “sai fortalecido das eleições municipais”. “O PL está hoje estruturado, com diretório municipal, em mais de 80% dos 417 municípios baianos. O 22 marca presença nessas eleições com candidaturas de vereadores, prefeitos e vices por todo o estado”, disse Roma, em nota divulgada após o pleito.

Segundo ele, “o PL ampliou sua capilaridade, fincando a bandeira do 22 em todo o estado”. “Mas o trabalho de estruturação do PL na Bahia continua. Estaremos em todos os 417 municípios baianos para chegarmos ainda mais fortes em 2026, quando pretendemos disputar novamente o governo baiano”, emendou o dirigente.

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 25 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA