Acidentes

Conheça algumas alternativas para vender um carro com dívidas

Veja quais dívidas podem ser assumidas por outra pessoa e quais precisam ser pagas antes da transferência de titularidade

Uma das formas de liquidar dívidas é vender objetos sem uso ou com parcelas em atraso. O carro é um exemplo do que pode ser vendido para juntar dinheiro, mas, se há algum documento em atraso, como o IPVA, não será possível obter o valor do automóvel completo. 

Principais dívidas envolvendo um veículo

Existem três dívidas comuns envolvendo os automóveis. São os financiamentos com parcelas atrasadas, o IPVA e as multas. Confira abaixo o que acontece em cada um dos casos.

Financiamento com parcelas atrasadas

O atraso nas parcelas de financiamento pode resultar na apreensão do veículo pelo banco. Por isso, o melhor é verificar se já não há um mandato em andamento. Caso ainda exista a possibilidade de renegociação da dívida ou passar o financiamento para outra pessoa, coloque o carro à venda.

IPVA atrasado

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é pago anualmente para a Receita Federal da região onde o veículo está registrado. Quando em atraso, gera multas e juros que devem ser quitados somente pelo proprietário. Não é permitido passar a dívida para outra pessoa. 

Multas pendentes

Multas acontecem devido às infrações de trânsito e precisam ser resolvidas ou negociadas com o Detran da sua região. Elas também não podem ser transferidas para outras pessoas e devem ser pagas antes do novo proprietário assumir a titularidade do veículo.

O que você pode fazer para vender

Se você pretende vender um veículo com dívidas, confira dicas que vão te ajudar a fazer isso mais rapidamente.

Faça um levantamento de todas as dívidas do veículo

Antes de anunciar, é indispensável verificar todas as dívidas pendentes relacionadas ao carro. Podem envolver financiamentos, IPVA ou multas de trânsito e em cada caso será preciso proceder de uma forma. O IPVA e as multas, por exemplo, não podem ser assumidos pelo novo proprietário. 

Assim, para ele passar o veículo para o seu nome, é preciso regularizar essas pendências. Com isso, o antigo dono deve ir até o Detran e consultar na Receita Federal qual o valor a quitar com os juros incluso. Esse pagamento será feito com o que foi recebido pela venda.

Consulte o valor de venda e ofereça um desconto

É indicado ao proprietário conhecer o valor de venda de seu veículo. Por mais que ocorra a desvalorização natural com o passar dos anos, o melhor é vender dentro de um preço médio, próximo ao real.

Se a dívida envolve um financiamento e você deseja que o comprador assuma, ofereça um desconto no valor de venda, um pouco mais baixo que a média. Agora, se as pendências são apenas IPVA e multas, o indicado é anunciar no preço normal, pois é você quem precisa pagar.

Priorize pagamentos à vista

Os pagamentos à vista permitem receber o valor total de uma única vez. Assim, com o dinheiro em mãos você pode quitar as dívidas relacionadas ao veículo. Essa questão é ainda mais importante quando o problema não envolve apenas o financiamento do veículo.

Se o objetivo é juntar dinheiro para outras contas e quitar multas ou impostos relacionados ao carro, receber à vista vai te ajudar muito.

Opte por uma revendedora

As revendedoras também compram carros com dívidas e costumam pagar à vista. O que pode ocorrer é oferecerem um valor um pouco abaixo do preço de mercado. 

Neste caso, apenas parcelas atrasadas de financiamentos são aceitas, problemas com IPVA ou multas não, pois, como dito anteriormente, precisam ser resolvidos pelo proprietário antes da venda.

Essas são algumas opções para vender um carro com dívidas. Lembrando que é preciso pensar em um valor que beneficie tanto você quanto o novo proprietário e, no anúncio, falar sobre as pendências existentes.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Acidentes

Acidente no Extremo Sul da Bahia deixa oito mortos e 23 feridos; veículo tinha saído para excursão

Um acidente deixou pelo menos oito mortos após um ônibus tombar em um trecho da BR-101…
Read more
Acidentes

Ônibus da Brasileiro pega fogo no Centro de Belmonte

Na noite desta quinta-feira (01/02), uma situação inusitada chocou moradores do Centro de…
Read more
Acidentes

Segurança Residencial: Instale Redes nas Janelas para Proteção Efetiva

A segurança residencial é uma preocupação fundamental para todos os proprietários. Dentre as…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: