O verão começa nesta terça-feira, 21 de dezembro, no Brasil e em todo o hemisfério sul. A estação, que vai até 20 de março, tem como característica os dias mais longos do ano, as temperaturas mais altas, o aumento da umidade e chuvas constantes em boa parte do país.
E, neste verão, pela segunda vez consecutiva, será sentido o fenômeno climático conhecido como La Niña. O alerta é da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos.
A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Andrea Ramos, diz que o fenômeno começou a ser sentido no início de novembro, com influência no clima brasileiro. Ela aponta as recentes chuvas que causaram alagamentos em vários municípios da Bahia, e comenta sobre as características do La Niña.
O motivo do La Niña influir no clima é que o fenômeno promove mudança anormal de pressão da atmosfera no oceano Pacífico, causando seu resfriamento.
O final do verão será entre os dias 20 ou 21 de março, quando acontece o fenômeno astronômico do equinócio, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador.