Marketing Digital

Técnicas de marketing eficazes para sua empresa

Ter um empreendimento demanda alguns departamentos básicos para que ela possa se destacar no mercado, incluindo técnicas de marketing que possam atrair consumidores e, principalmente, ganhar o foco certo no mercado em que atua.

Pelo fato de, hoje em dia, haver uma maior concorrência entre os negócios para ver qual atrai mais público, ou então qual é o mais lembrado, as técnicas de marketing são os principais meios para que uma empresa atinja os seus objetivos.

Assim, pode haver investimento tanto em marketing tradicional, como anúncios em rádio e TV, assim como o marketing digital, cujas técnicas estão se tornando cada vez mais populares e frequentemente utilizadas, conforme são atualizadas.

Deste modo, uma empresa que fabrica ventilador de teto industrial pode apostar tanto em uma estratégia de outdoor nas ruas como também em uma campanha nas redes sociais e demais plataformas digitais, como um site ou blog.

As técnicas de marketing ao longo dos anos

Com a invenção dos meios de comunicação impressos por volta do século XVII, os jornais e revistas da época se tornaram os primeiros canais em que poderiam ser feitos os anúncios de vendas de produtos,ou serviços, embora muito diferentes das publicidades atuais.

Assim, ao anunciar condimentos atacado, a vantagem para uma empresa não era apenas no sentido negocial, mas também dos editores que vendiam um espaço da página para que, com o lucro obtido, pudesse manter os meios impressos circulando na sociedade.

Com o passar dos anos, a prática de imprimir panfletos que, embora parecesse uma divulgação mais fácil, era necessário entregar um por um para as pessoas que poderiam não ser o público-alvo do negócio.

Buscando uma forma de atender essa necessidade, o marketing se renovou e começaram a surgir pôsteres em vias públicas para, posteriormente, se transformarem em outdoors, placas que poderiam ser feitas em diversos tamanhos para serem vistas de longe.

Por serem mais duráveis e contarem com um custo-benefício vantajoso, tornou-se uma alternativa comum para se fazer propaganda ao longo dos anos.

Com a chegada do rádio, telefone e da televisão, os anúncios de marketing foram se tornando cada vez mais presentes na vida das pessoas, especialmente com o telefone, por volta de 1940, que acabou criando uma modalidade usada até a atualidade.

Embora o termo tenha surgido no fim da década de 1970, o telemarketing passou a ser um formato que dava bons resultados na época, que transpassou o tempo e chegou até a atualidade.

Mensagens gravadas, ligações automáticas oferecendo camisola feminina algodão, entre outros, se tornaram bastante comuns, ao mesmo tempo em que as transmissões de televisão se popularizaram.

A TV se tornou um canal atrativo para as empresas divulgarem seus produtos, até que as emissoras notaram as vantagens que traziam e começaram a transformar esse meio em algo caro para a publicidade.

Mesmo ainda sendo um dos recursos mais utilizados, com o avanço da tecnologia e a introdução da internet na vida das pessoas, as empresas começaram a se adaptar para conseguirem captar consumidores através da internet.

Nos anos 1990, a internet deixou de ser algo utilizado para fins militares e industriais, e passou a ser algo usado no cotidiano dos civis, o que possibilitou a criação de e-mails marketing.

Com o surgimento das plataformas de buscas, as técnicas de SEO passaram a ser utilizadas em sites ou páginas para poderem ser encontradas com uma maior facilidade.

Afinal, basta o usuário digitar um termo que deseja em um buscador, com a ajuda da otimização dos motores de busca, sites ligados ao assunto ou relacionados aparecem em uma lista que pode ser feita de tráfego orgânico ou tráfego pago.

Com a chegada das redes sociais, a internet se transformou em um dos maiores meios definidores para as técnicas de marketing, visto que por intermédio dessas mídias, as oportunidades de venda aumentaram ainda mais.

Importância de adotar técnicas de marketing

Em um segmento mercadológico, é importante ter notoriedade entre os consumidores do produto ou serviço para alavancar um empreendimento, pois serão eles que farão uma clínica veterinária dermatologia ter prosperidade. 

Utilizando as técnicas de marketing, um negócio pode ter:

  • Maior visibilidade;
  • Aumento de vendas;
  • Aproximação de marca com cliente;
  • Destaque da concorrência.

Com o marketing, é possível ser uma referência de mercado por conta da visibilidade que as estratégias proporcionam, e com esse foco, pode ser mais fácil despertar o desejo do consumidor em adquirir uma sacada de vidro retrátil.

Isso possibilita um aumento nas vendas, porque o público-alvo que o empreendimento quer conquistar encontra o produto ou o serviço e o consome, além de poder compartilhar as experiências de vendas nas redes sociais, com familiares e amigos.

O número de conversões se torna mais alto, o que é algo positivo para o empreendimento que, ao notar a grande escala, começa a criar laços com os consumidores de modo que as relações possam ser vantajosas para o cliente e a empresa.

Principalmente através dos canais digitais, como e-mails personalizados e ofertas de vela batismo decorada, assim, o consumidor se sente realmente importante para a empresa, e não mais um entre tantos.

Essa ligação também é uma das ações que fazem com que a marca se destaque em relação à concorrência, pois o consumidor deseja ter seus interesses atendidos por uma empresa que o valorize posteriormente.

Especialmente na fase do pós-compra, onde muitos negócios não enxergam o consumidor com a mesma importância que ele teve durante a compra, o que pode ser um erro, considerando que é nesta etapa que o relacionamento pode ser ainda mais intensificado.

Uma estratégia de marketing também deve estar ligada aos atendimentos ao consumidor em caso de dúvidas ou até uma abertura para ouvir as sugestões das quais eles podem ter para a empresa também é uma forma de aproximar o consumidor.

Quais são as técnicas de marketing mais eficazes?

Antes de implementar uma estratégia de marketing para o empreendimento, é essencial conhecê-lo primeiro, além de saber o quanto está disposto a investir em métodos para atrair consumidores, sem que a empresa fique com o capital negativo.

Afinal, da mesma maneira que um alto investimento pode trazer clientes a curto prazo, também há o risco de acabar atrapalhando e gastando mais do que o necessário, pois é importante ter essa avaliação durante o planejamento.

Do mesmo modo, identificar o público-alvo que deseja atingir ajuda a saber qual a melhor estratégia que mais irá ser capaz de conduzir esse público pelo funil de vendas.

Por isso, algumas técnicas de marketing que são eficazes nesse sentido, são:

1. Boca a boca

O boca a boca é uma das estratégias de venda mais antiga, antes mesmo do marketing ser conhecido como é nos dias de hoje. Sendo uma boa técnica para ser adotada por quem está iniciando o negócio, é vista como uma das formas mais confiáveis de divulgação.

Pois só chega até o público se o produto, ou a empresa, for algo aprovado pela pessoa que está divulgando. Por exemplo, uma caixa para salgados personalizada só será divulgada no boca a boca para um micro empreendedor se alguém que ele conhece utilizou e gostou.

Isso faz com que as companhias que optem por essa modalidade tenham que criar relações verdadeiras com o consumidor, assim, o boca a boca pode ser feito naturalmente.

Ainda na atualidade, o feedback e as recomendações de um empreendimento ainda são pontos fortes, tanto que algumas empresas criam benefícios para quem recomenda o empreendimento com cupons de desconto ou até brindes.

2. Mídias sociais

As estratégias de mídias sociais são as mais utilizadas hoje, pelo fato de que em uma plataforma poderem ser encontrados diferentes tipos de consumidores, aumentando as possibilidades de diferentes linguagens nas postagens, além da interação mais direta.

Seja nos comentários ou com mensagens privadas, as redes sociais também se tornaram um meio para se chegar aos sites de vendas online ou blogs que contêm os conteúdos das marcas de forma mais simples.

Além de que, ao terem a percepção das plataformas estarem sendo usadas como fontes profissionais, grande parte das redes sociais disponibilizam o formato business, com ferramentas que auxiliam na atração de ainda mais consumidores.

3. Tutoriais em vídeo

Tutoriais de vídeos são conteúdos que ganham destaque por dar ao consumidor uma maneira de entender o produto antes mesmo da compra e despertar a curiosidade para obtê-lo. Até mesmo um ventilador de coluna industrial pode ter um tutorial.

Esses vídeos, que podem ser curtos ou longos dependendo da plataforma do qual for publicado, podem mostrar como a empresa funciona e como o produto pode ser utilizado, sanando as dúvidas que o consumidor tem durante o processo de compra.

4. E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser um meio de criar uma conexão, divulgar produtos, e ainda assim deixar o consumidor por dentro dos conteúdos lançados com a assinatura de newsletter, um folhetim que pode ser semanal ou quinzenal, com assuntos relevantes.

Considerações finais

As técnicas de marketing são métodos assertivos para que uma empresa possa criar um relacionamento com seus clientes, por meio de estratégias que estimulam o público a adquirir um produto ou serviço.

Neste sentido, as técnicas de marketing se mostram como um elemento fundamental para os negócios, independentemente do nicho de atuação ou de pequeno, médio ou grande porte.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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