Enquanto as aulas das escolas municipais de Belmonte continuam a acontecer de forma remota em razão ainda da oscilação de casos de Covid, a Secretaria Municipal de Educação, planejou um novo modelo pedagógico para apoio aos alunos. Esse novo modelo é o plantão pedagógico que será realizado para tirar dúvidas sobre as atividades contidas nos kits pedagógicos e será considerado facultativo para o aluno. Durante o período de 20 a 30 de setembro, as unidades escolares realizaram a semana de mobilização Escola e Família, onde em diálogos constantes com os pais foi passada a proposta do Plantão. Os plantões pedagógicos de atendimento individualizado e/ou em pequenos grupos destinados aos alunos, pais e/ou responsáveis, no caso da Educação Infantil, realizado pelos docentes, terão seus dias e horários previamente estipulados pelas unidades de ensino.
A Secretária de Educação Cristiane Mendes, destacou que o inicio dos plantões ainda não se trata de um retorno às aulas presenciais, mais sim de um importante passo para acolher e compreender as necessidades dos alunos no contexto das aulas remotas. Informou ainda que um planejamento seguro, está sendo realizado para o atendimento aos alunos do campo que estudam na sede e distritos, que foi dado inicio a reforma da Escola Municipal Gláucia Paternostro, e o levantamento das necessidades de outras 16 escolas, realizada por uma equipe de infraestrutura foi montada justamente para atendimento emergencial a toda essa demanda.
Não podemos tomar decisões precipitadas apesar de 99% dos profissionais da educação do município, já estarem vacinados com a segunda dose é necessário cautela visto que os adolescentes de 12 a 17 anos iniciaram o seu ciclo de vacinação agora, o que já se torna um ponto positivo para um possível retorno de forma presencial mais seguro para o Ano Letivo de 2022, com previsão para inicio em Fevereiro do mesmo ano.