A cada temporada de chuva em Belmonte, moradores temem enchentes devido à cidade não possuir um sistema de drenagem da água pluvial eficiente. Segunda a Prefeitura de Belmonte, um projeto para rebaixamento do lençol freático poderá sanar de vez este problema.
São muitos os transtornos causados pela temporada de chuva aos moradores da cidade de Belmonte. O município vem enfrentando esse problema há anos, onde em cada chuva intensa e em questão de poucas horas as ruas ficam completamente alagadas trazendo vários prejuízos a população em várias partes da cidade. Um dos pontos mais crítico da cidade é o canal da Avenida Rio Mar, problema este que perdura há anos e traz sérios danos aos moradores da localidade.
Segundo informações da equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura o que ocorre em Belmonte é que, devido as características do solo, terreno e vegetação, o nosso lençol freático está mais próximo da superfície, e isso acaba por sua vez ocasionando consequências desagradáveis de enchentes em trechos da cidade, como a exemplo do canal da Avenida Rio Mar e da Praça Picopeu. Sendo assim, para a realização de obras de drenagem nestes locais é preciso haver uma maior profundidade nesse lençol. Nesse sentido, a Secretaria está desenvolvendo um projeto inovador e estudos com total eficiência das adequações necessárias para fazer o rebaixamento desse lençol freático e sanar de vez este problema nestes canais.
Nesse ínterim, enquanto um estudo técnico e todos os trâmites legais estão sendo feitos para viabilizar as obras de rebaixamento do lençol freático, o Secretário de Infraestrutura Luis da Ypiranga informou que um importante trabalho de prevenção estará sendo realizado pela Prefeitura com o objetivo de prevenir os alagamentos provocados pelas fortes chuvas em trechos da cidade.
“Estaremos aproveitando a boa condição climática para realizar a limpeza e desobstruções de canais em algumas partes da cidade como medida preventiva e emergencial de alagamentos. Sabemos que esse problema que ocorre há bastante tempo requer uma obra mais complexa, mas que já vem sendo estudada pela Gestão Municipal. Estamos lindando com vidas, por isso estamos agindo com muita cautela, responsabilidade e compromisso para que possamos acertar nas decisões que tragam o bem e a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse Luis da Ypiranga, Secretário de Infraestrutura.
“Vamos esquecer lado político e nós unirmos em prol de buscamos soluções para os problemas graves que afetam a vida de nosso povo. É tempo de olhar com mais sensibilidade para as dificuldades que vivem assolando os belmontenses, é tempo de compromisso e de um governo que veio para humanizar. Iremos propor ações com os pés no chão, com firmeza e transparência; se sofremos ataques, isso faz parte do percurso, mas temos visto que muitas de nossas ações estão sendo bem compreendias pelo povo belmontense. É tempo de cuidar dos interesses da nossa gente, afinal nossa gestão não é de promessa, mas de compromisso com o povo,” comentou Bebeto Gama.