Uma cozinha equipada faz diferença na vida de qualquer cozinheiro, seja ele uma pessoa que prepara comida para a família diariamente ou aquele masterchef de final de semana. O fato é que os utensílios certos facilitam o preparo de qualquer prato e essa conveniência é até um incentivo para cozinhar mais em casa.
Para começar, é preciso ter um bom fogão e panelas diversas, lembrando que existem modelos e materiais adequados para cada tipo de prato. Também é uma ótima ideia ter boas facas e vários tamanhos de vasilhas. Mas a dica mais valiosa de todas é investir em eletrodomésticos, usando a tecnologia a favor da sua praticidade.
O que não falta no mercado são lançamentos, mas alguns são bastante específicos e só valem se você realmente faz certo preparo com frequência. Outros, no entanto, são itens de primeira necessidade, daqueles que quem passa a ter começa a se perguntar como vivia antes sem. Fizemos uma lista com alguns deles.
Liquidificador
Esse eletrodoméstico serve para misturar tudo, ajudando a preparar desde sucos e vitaminas a misturar os ingredientes daquela torta ou massa de bolo. A dica é investir em um modelo mais robusto e que tenha várias opções de velocidade. Alguns até coam os preparos para você.
Grill
O grill é uma das invenções mais versáteis da cozinha e auxilia no preparo de diversos tipos de pratos, com rapidez e pouca sujeira. Ele faz, desde um sanduíche até carnes e legumes diversos, além de ser perfeito para esquentar aquela pizza de ontem, por exemplo. Invista em um antiaderente para facilitar a limpeza.
Cafeteira elétrica
Basta abastecê-la com pó (ou grão) e água, e esse eletrodoméstico faz o café sozinho enquanto você faz outras coisas. Além de automatizar o processo, a maioria dos modelos ainda mantém a bebida quentinha por algumas horas.
Se você optar por um modelo programável, pode até acordar todos os dias com um café já quentinho te esperando. Para quem gosta de diferentes tipos de café, as máquinas de cápsula são boas opções.
Chaleira elétrica
Ter água quente sempre à disposição é garantia de praticidade. Serve para preparar bebidas, acelerar o cozimento dos alimentos no fogão (colocando a água já fervendo) e para diversas outras atividades, como a preparação daquele escalda pés depois de um dia cheio. Para utilizar, é só colocar a água e ligar na tomada.
Panela elétrica
Ela faz o arroz mais soltinho do mundo e o mantém quente por mais tempo. Também pode ser utilizada para preparar sopas, cozinhar legumes e até aquele ensopado de carne da sua avó. O processo costuma ser mais rápido que na panela e os modelos convencionais não gastam muita energia.
Airfryer
A fritadeira sem óleo também serve para fazer de tudo. Além de fritar, ela cozinha, assa e grelha todo tipo de alimento. Dá para fazer até bolo. Fora que nunca mais você vai ter que limpar um fogão cheio de óleo e ainda vai se alimentar de maneira mais saudável. Quem ainda não tem uma, deveria.
Processador
Esse equipamento te ajuda a cortar todo tipo de frutas e legumes, com lâminas em diversos tamanhos para conseguir desde aquela cebola em pedacinhos perfeitos até aquela cenoura em rodelas iguais. Os modelos mais modernos conseguem até separar as cascas e resíduos de maneira automática.
Torradeira
Todo filme americano tem uma dessas, mas você ainda não? Pois saiba que esse é um eletrodoméstico acessível e que ter um pãozinho quentinho a qualquer hora vai deixar a sua vida muito mais prática e gostosa.