Diversas

Saiba como inserir a areia higiênica na rotina de seu gato!

Ao adotar um gato, não importa qual seja a idade dele, você terá que adestrá-lo com algumas coisas. É quase como ensinar as regras de boa convivência da casa para o novo morador.

Com os filhotes, a ideia de apresentar a caixa de areia pode ser mais prática, até porque eles adoram novidades. Agora com os adultos, você precisará de um pouco mais de paciência. De qualquer forma, é possível inserir a areia higiênica na rotina do pet. Confira as dicas!

Aposte em uma caixa grande

Por mais que você tenha adotado um filhote, saiba que ele vai crescer. Assim, prefira uma caixa de areia maior, mesmo que pareça desproporcional ao pet nos primeiros meses de vida dele. 

Quanto maior, mais convidativo o banheiro felino fica para o animal. Por isso, não tenha dúvidas em se arriscar a comprar uma caixa grande.

Teste areias diferentes

Pode parecer estranho ler isso, mas os gatos têm preferência pela areia. E como você descobre qual seu gato se adapta melhor? Testando! No começo opte por pacotes menores e coloque uma quantidade mínima na caixa. 

Depois é só observar como o pet reage à areia. É importante evitar aquelas que levantam muita poeira e com perfume, pois podem causar alergias no seu amigo.

Mais de um gato, mais de uma caixa

Tem mais de um gato em casa? Eles não podem (e não vão querer) usar o mesmo banheiro. Com isso, existe uma regra essencial para você seguir: o número de gatos é igual ao número de caixas de areia mais uma extra.

Para ficar mais fácil de entender, observe o exemplo: Uma casa com três gatos deve ter quatro caixas de areia. Uma para cada animal e a extra, para evitar que eles façam as necessidades fora do lugar.

Apresente o gato para a caixinha

Seja filhote ou adulto, a areia higiênica é uma novidade para ele. Logo que acomodar a caixa onde será o banheiro pet, apresente o gato para o objeto. 

E como fazer isso? Simples, coloque o gato na caixa já com a areia e deixe que ele explore o espaço.

Coloque o gato na caixa após a refeição

A dica é útil com gatos filhotes, mas pode ser feita com os adultos que estão vivenciando a “transição do banheiro”. Espere seu amigo terminar a refeição e, logo depois, coloque-o na caixa de areia.

Essa é uma forma de incentivá-lo a fazer as necessidades naquele lugar. Nas primeiras vezes pode ser que ele só cheire a areia e saia dali, mas, conforme rolar a repetição, ele irá entender o ensinamento.

Mantenha a caixa de areia limpa

Os gatos não gostam de usar a caixa de areia quando está suja. Com isso, é indicado limpar o espaço com certa frequência, juntando as fezes e trocando a areia.

Enquanto os animais estão se acostumando com o banheiro pet, vale demorar um pouco mais na troca e limpeza, mas não muito. O objetivo é manter o cheiro da urina e atrair o pet a fazer as necessidades no mesmo lugar.

Deixe a caixa em um local tranquilo

De nada adianta colocar a areia higiênica em um espaço movimentado, onde o gato não tem certa privacidade. A ideia é deixá-la em locais mais tranquilos da casa, até para deixá-lo mais à vontade.

Assim, aposte na lavanderia ou em um dos banheiros da casa, com a caixa de areia em um espaço fácil de acessar. No caso de mais de um pet, pode deixar os banheiros no mesmo cômodo, mas com certa distância entre cada caixa.

Essas são algumas dicas para ajudar seu gato a se adaptar com a areia higiênica. Ainda assim, caso ele insista em fazer as necessidades em outro espaço, vale conversar com o veterinário e verificar a possibilidade de problemas comportamentais ou físicos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Diversas

6 dicas para cuidar das plantas no inverno

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

4 benefícios surpreendentes dos espaços de coworking

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

Mercado da Estética: Quais são as principais dificuldades

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: