BK2

Saiba como manter sua casa organizada

Uma casa organizada é muito mais saudável para os moradores, afinal, não dá para ser feliz no meio da bagunça. 

Quando os ambientes estão bem arrumados, o dia a dia se torna mais produtivo e funcional.

A rotina de algumas pessoas é muito agitada, e às vezes é difícil manter a organização no meio de tantos afazeres. 

Mas, é possível otimizar as tarefas e cuidados com a casa e garantir o bem-estar de todos os moradores.

Para algumas pessoas, manter a limpeza e a organização pode ser um pouco complicado, mas o esforço nesse sentido vale muito a pena.

O primeiro passo é analisar se tudo o que tem em casa é útil e os objetos que podem ser doados ou descartados. 

Depois de fazer isso, é o momento de dar um destino a tudo aquilo que não quer manter.

O que sobrou deve ser colocado em seu devido lugar, e quando tudo estiver organizado, é possível anotar o quanto o clima dos ambientes melhora.

Para ajudar você a organizar sua casa, neste artigo, vamos mostrar a importância de manter a organização e dar algumas dicas de arrumação.

Por que manter a casa sempre organizada?

Existem muitos motivos para se preocupar com a organização do lar e se dedicar a ela, e alguns dos benefícios que mais se destacam são:

Mais economia

Pode ser difícil relacionar organização do lar com economia de dinheiro, mas é verdade, pois quando tudo está limpo e organizado, sentimos menos vontade de sair.

Por exemplo, uma cozinha limpa, sem louças na pia e com tudo guardado no devido lugar, se torna mais convidativa e aconchegante para o preparo das refeições.

Alguns cuidados, como limpeza de pisos e azulejos, deixam o imóvel com aspecto de novo e as pessoas querem aproveitar cada momento dentro dele.

Por outro lado, quando tudo está uma bagunça, não conseguimos visualizar os objetos e a utilidade deles, por essa razão, muitos acabam comprando coisas que já têm.

A bagunça também aumenta o risco de perder ou quebrar objetos que precisam ser substituídos, o que gera ainda mais despesas.

Deixar a sujeira e a bagunça acumular dificulta a limpeza e a organização, o que leva muitas pessoas a contratarem ajudantes e faxineiras, que se torna mais uma despesa para as finanças da família.

Tempo para relaxar

É muito bom voltar para casa depois de um dia de trabalho ou até mesmo depois de uma viagem, e essa sensação é ainda melhor quando está tudo limpo e organizado.

Qualquer imóvel fica muito mais bonito quando é bem cuidado, basta observar como a sua casa fica depois de um dia de limpeza.

Até mesmo as construções, como os prédios que contratam empresa de limpeza de vidros em altura, ficam mais bonitas quando estão limpas.

Depois que você organizou tudo, tem mais tempo para relaxar e aproveitar momentos de lazer com a família ou os amigos.

Aliás, a organização traz motivação para receber visitas em casa, sem o constrangimento de estar tudo revirado e sujo. Quando a casa está limpa, até mesmo uma visita inesperada se torna mais agradável.

Pessoas se sentem seguras para convidar os outros para um almoço ou jantar, afinal, tudo está em seu devido lugar e muito lindo.

A limpeza também pode se tornar uma atividade em família, visto que ao criar uma rotina de organização e distribuir as tarefas, todos se unem para cuidar do lar.

São momentos de união e tudo pode ser mais leve e divertido, trazendo bem-estar para todos os moradores e influenciando positivamente na qualidade de vida.

Dia a dia mais prático

É corriqueiro no cotidiano de quem vive em uma casa bagunçada se atrasar porque não consegue encontrar alguma coisa.

Se os cômodos estão bagunçados, os objetos simplesmente desaparecem, o que traz muitos problemas para o dia a dia.

Além de garantir a higiene por meio de uma limpeza colchão a seco, é muito importante manter tudo ajeitado, pois assim você saberá onde está a cada objeto.

Todos precisam criar o hábito de colocar cada item em seu devido lugar após o uso, e separar os objetos levando em conta sua utilidade.

Tudo aquilo que não tiver mais serventia, mas estiver em boas condições de uso, deve ser doado. 

Os armários e guarda-roupas também devem ser limpos e organizados, para evitar perda de tempo procurando algum objeto.

Lar mais saudável

A limpeza e organização da casa estão diretamente relacionadas com a saúde de seus moradores. 

Mesmo que ninguém tenha problemas respiratórios, procedimentos como lavagem de sofá a domicilio e organização diária são fundamentais.

A falta de cuidados pode fazer com que uma pessoa desenvolva doenças alérgicas, pois a falta de limpeza e organização colabora com o acúmulo de elementos, como:

Tirar o pó dos móveis e aspirar os ambientes, incluindo carpetes, tapetes e estofados, são maneiras de prevenir que os moradores aspirem esses elementos.

O pó se acumula nas mucosas respiratórias e chega até os pulmões, o que leva as pessoas a desenvolverem problemas como bronquite.

Ademais, a limpeza é fundamental para livrar a casa de bactérias, germes e até vírus, principalmente na cozinha e no banheiro.

Reduz o estresse ansiedade

É muito difícil se concentrar e relaxar em um local sujo e bagunçado. Para se ter uma ideia, um quarto com roupas espalhadas afeta a qualidade do sono, portanto, a organização também é importante para a saúde física e mental.

Por outro lado, viver em um local limpo e organizado, com varais mágicos e outros utensílios, traz mais qualidade de vida e diminui os níveis de estresse e ansiedade.

Como manter a casa arrumada?

Existem algumas maneiras simples de manter a casa sempre arrumada. E dentre as principais dicas estão:

Criar uma rotina de organização

Uma rotina de organização inclui tarefas simples, como arrumar a cama, tirar o lixo do banheiro e da cozinha, dobrar as roupas que estavam no varal, guardar a louça, dentre outros.

Em apenas 15 minutos, é possível fazer tudo isso e começar o dia com a casa organizada. 

Para não se perder, faça uma pequena lista e pendure na porta da geladeira, assim, você se lembra do que precisa fazer.

Optar por uma decoração prática

Contratar uma empresa de paisagismo e jardinagem ajuda a elaborar ambientes externos criativos e bonitos, mas dentro de casa, o ideal é optar por uma decoração mais prática.

Muitos móveis e enfeites usados com sabedoria podem deixar a casa muito charmosa, mas essa opção não é indicada para quem não tem tempo de arrumar tudo.

Uma decoração muito incrementada exige tempo e energia para mantê-la, por essa razão, prefira algo mais minimalista e funcional.

Usar caixas organizadoras

No dia a dia, o que as pessoas mais procuram é praticidade, por essa razão, algumas soluções como comida fitness congelada estão em alta, e as caixas organizadoras também vieram para facilitar a rotina.

De nada adianta arrumar tudo se dentro do guarda-roupa e dos armários tudo está uma bagunça. 

Você não vai encontrar o que precisa da mesma forma e ainda corre o risco de perder ou estragar o que tem.

As caixas organizadoras ajudam a manter tudo bem arrumado dentro dos armários, e é possível encontrar opções com divisórias, que ajudam a manter tudo ainda mais organizado.

Prateleiras, ganchos, gaveteiros e suportes também podem ser incluídos nos ambientes, pois eles acomodam as coisas e evitam a bagunça.

Manter tudo no lugar

Durante um serviço de reforma e construção sabemos que é difícil manter tudo limpo e organizado, mas é compreensível, afinal, algumas mudanças importantes estão sendo realizadas.

Mas, se a sua casa não estiver em reforma, então não tem desculpas para não manter a limpeza e a organização. 

Espalhar os pertences prejudica a arrumação, assim sendo, é necessário criar uma lógica para organizar a casa.

Por exemplo, produtos de limpeza devem ficar armazenados em um armário na área de serviço ou na cozinha. 

As roupas devem ficar no guarda-roupa, assim como os produtos de higiene devem ficar no banheiro.

Colocar tudo em seu devido lugar e manter dessa forma traz mais praticidade para o dia a dia e evita transtornos no cotidiano. Com isso, a casa se torna um ambiente mais agradável e aconchegante para toda a família.

Conclusão

Portanto, organização e limpeza deveriam fazer parte da vida de qualquer pessoa, pois os aspectos do ambiente interferem muito na rotina e na disposição.

Ao longo deste artigo, você aprendeu todos os benefícios que uma casa organizada nos traz, e não é difícil mantê-la dessa forma. 

Com alguns minutos por dia, qualquer um consegue organizar o lar e viver com mais qualidade de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sair da versão mobile