Marketing DigitalMundoNews

Saiba a importância de cuidar dos dentes do seu pet

Imagem: Freepik

A saúde bucal é de extrema importância para a manutenção da saúde, porém, isso não ocorre apenas com os seres humanos. Isso porque é extremamente importante cuidar dos dentes do seu pet para promover mais qualidade de vida e bem-estar, evitando o surgimento de doenças e até a perda dentária.

Mas, afinal, como cuidar da saúde bucal do seu animal de estimação?

Para entender sobre esse tópico, primeiramente, é preciso conhecer algumas das principais doenças e problemas que seu animal pode apresentar na cavidade, bem como os cuidados e tratamentos que podem ser necessários.

Continue a leitura e conheça as dicas para a manutenção mais adequada e para a higienização bucal de seu pet.

Doenças e problemas mais comuns

Procurando entender mais o quão grave é a falta de higienização bucal nos animais, é importante falar, primeiramente, das doenças mais comuns, visando advertir sobre os sintomas que demandam mais atenção.

1.   Patologias endodônticas

A endodontia diz respeito aos quadros de doenças que afetam a polpa dental, constituída por vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos.

Normalmente são ocasionadas pequenas lesões, como fratura, porém, se não tratado, podem vir a se transformar em necrose, afetando o funcionamento da polpa dental e comprometendo a mastigação e nutrição – bem como podendo ocasionar em outras inflamações.

Em alguns casos, pode até haver a necessidade de um implante dentario.

2.   Gengivite

A gengivite também é muito comum entre os seres humanos, sendo também bastante recorrente em gatos e cães, afetando principalmente a mucosa oral, vindo a causar inflamações locais, comprometendo a saúde das gengivas e estruturas dentais.

Assim, se um tratamento não for realizado e o acompanhamento for inadequado, pode ocasionar úlceras mais graves e trazer dificuldades de comer e beber.

3.   Fratura dentária

Por mais que não seja um problema exclusivamente causado pela má higienização, é um quadro comum, causado pela mastigação inadequada, ou quando roem algo muito duro – bem como por traumas.

Esse problema pode ser causado, até mesmo, por algum tipo de briga entre os próprios animais.

Assim, antes do tratamento, é preciso identificar o que causou a quebra e, se for identificado o problema com a mordida, pode ser necessário utilizar um aparelho invisivel.

4.   Tumores bucais

Embora sejam mais comuns em cães, os tumores também podem vir a acontecer em gatos.

De modo geral, os tumores não podem ser previstos e prevenidos, mas podem ser tratados de maneira eficaz, se o dono buscar o quanto antes o diagnóstico médico, assim que o animal apresentar alguma bolinha ou incômodos em relação à boca do animal.

Importância da odontologia veterinária

Após a análise das principais doenças que podem acometer os pets, é importante discutir e entender a necessidade de um acompanhamento odontológico veterinário que será extremamente importante para manter a saúde do bichinho em dia.

Portanto, é pertinente observar que a busca por essa área vem sendo expandida, não só recentemente, como futuramente continuará a ser aprimorada.

Há, por exemplo, ideias inovadores de usar lente de contato dental em animais, para facilitar o auxílio caso haja alguma complicação e até para melhorar a estética do sorriso, assim como já é proporcionado o alongamento/capas para unhas.

Ademais, cuidar da saúde bucal do seu pet é fundamental, e de função do dono, para que doenças diversas sejam evitadas.

Assim, principalmente se o animal apresentar tártaro ou mau hálito, é pertinente realizar o acompanhamento, bem como se ater a alguns detalhes como:

  • Alimentação adequada;
  • Escovação dental;
  • Uso de produtos destinados aos pets;
  • Disposição de mordedores;
  • Acompanhamento veterinário.

A escovação, em específico, é extremamente necessária para remoção do tártaro, que pode causar incômodos e, se não cuidada diretamente, ocasionar doenças e inflamações mais graves.

Em questão de aparência dentária, há a ideia de realizar um clareamento dental,porém, se for permitida e realizada por um profissional adequado e após a devida verificação da saúde.

Além disso, o acompanhamento veterinário é o mais importante a se atentar, pois por mais que o básico seja realizado pelo tutor, as partes mais complicadas e tratamentos de doenças mais complicadas, bem como a identificação das necessidades dos pets, são de responsabilidade profissional.

Assim, é extremamente importante manter contato e as visitas regulares com o veterinário, de modo a promover a higiene do pet, avaliar a saúde e até para auxiliar nas orientações para os cuidados diários – seja para a “escovação” correta, troca da alimentação ou mesmo a colocação de estruturas de tratamento como  o uso de aparelho dental invisivel para diminuir o atrito entre os dentes.

Portanto, conclui-se que a manutenção e auxílio recorrente de um especialista é extremamente fundamental para promover os cuidados e manutenção da saúde e bem-estar do seu amigo de 4 patas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
CoronavírusEconomiaMarketing DigitalNacionais

O horário de verão vai voltar em 2021 no Brasil? O que sabemos

Com acrise hídricavivida pelo país, o brasileiro voltou a questionar se o horário de…
Read more
MundoNacionaisNews

Vulcão capaz de gerar tsunami na Bahia e devastar Salvador entra em estado de alerta

Um vulcão capaz de gerar um tsunami e atingir a Bahia, com força para devastar Salvador, entrou em…
Read more
Coluna SocialDiversasMundoNacionaisSul da Bahia

Veracel realiza ações de apoio ao Dia Mundial da Limpeza e incentiva a destinação correta de pilhas e lâmpadas

Pelo terceiro ano consecutivo, a Veracel Celulose, indústria localizada na região da Costa do…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *