Imagem: Freepik
A saúde bucal é de extrema importância para a manutenção da saúde, porém, isso não ocorre apenas com os seres humanos. Isso porque é extremamente importante cuidar dos dentes do seu pet para promover mais qualidade de vida e bem-estar, evitando o surgimento de doenças e até a perda dentária.
Mas, afinal, como cuidar da saúde bucal do seu animal de estimação?
Para entender sobre esse tópico, primeiramente, é preciso conhecer algumas das principais doenças e problemas que seu animal pode apresentar na cavidade, bem como os cuidados e tratamentos que podem ser necessários.
Continue a leitura e conheça as dicas para a manutenção mais adequada e para a higienização bucal de seu pet.
Doenças e problemas mais comuns
Procurando entender mais o quão grave é a falta de higienização bucal nos animais, é importante falar, primeiramente, das doenças mais comuns, visando advertir sobre os sintomas que demandam mais atenção.
1. Patologias endodônticas
A endodontia diz respeito aos quadros de doenças que afetam a polpa dental, constituída por vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos.
Normalmente são ocasionadas pequenas lesões, como fratura, porém, se não tratado, podem vir a se transformar em necrose, afetando o funcionamento da polpa dental e comprometendo a mastigação e nutrição – bem como podendo ocasionar em outras inflamações.
Em alguns casos, pode até haver a necessidade de um implante dentario.
2. Gengivite
A gengivite também é muito comum entre os seres humanos, sendo também bastante recorrente em gatos e cães, afetando principalmente a mucosa oral, vindo a causar inflamações locais, comprometendo a saúde das gengivas e estruturas dentais.
Assim, se um tratamento não for realizado e o acompanhamento for inadequado, pode ocasionar úlceras mais graves e trazer dificuldades de comer e beber.
3. Fratura dentária
Por mais que não seja um problema exclusivamente causado pela má higienização, é um quadro comum, causado pela mastigação inadequada, ou quando roem algo muito duro – bem como por traumas.
Esse problema pode ser causado, até mesmo, por algum tipo de briga entre os próprios animais.
Assim, antes do tratamento, é preciso identificar o que causou a quebra e, se for identificado o problema com a mordida, pode ser necessário utilizar um aparelho invisivel.
4. Tumores bucais
Embora sejam mais comuns em cães, os tumores também podem vir a acontecer em gatos.
De modo geral, os tumores não podem ser previstos e prevenidos, mas podem ser tratados de maneira eficaz, se o dono buscar o quanto antes o diagnóstico médico, assim que o animal apresentar alguma bolinha ou incômodos em relação à boca do animal.
Importância da odontologia veterinária
Após a análise das principais doenças que podem acometer os pets, é importante discutir e entender a necessidade de um acompanhamento odontológico veterinário que será extremamente importante para manter a saúde do bichinho em dia.
Portanto, é pertinente observar que a busca por essa área vem sendo expandida, não só recentemente, como futuramente continuará a ser aprimorada.
Há, por exemplo, ideias inovadores de usar lente de contato dental em animais, para facilitar o auxílio caso haja alguma complicação e até para melhorar a estética do sorriso, assim como já é proporcionado o alongamento/capas para unhas.
Ademais, cuidar da saúde bucal do seu pet é fundamental, e de função do dono, para que doenças diversas sejam evitadas.
Assim, principalmente se o animal apresentar tártaro ou mau hálito, é pertinente realizar o acompanhamento, bem como se ater a alguns detalhes como:
- Alimentação adequada;
- Escovação dental;
- Uso de produtos destinados aos pets;
- Disposição de mordedores;
- Acompanhamento veterinário.
A escovação, em específico, é extremamente necessária para remoção do tártaro, que pode causar incômodos e, se não cuidada diretamente, ocasionar doenças e inflamações mais graves.
Em questão de aparência dentária, há a ideia de realizar um clareamento dental,porém, se for permitida e realizada por um profissional adequado e após a devida verificação da saúde.
Além disso, o acompanhamento veterinário é o mais importante a se atentar, pois por mais que o básico seja realizado pelo tutor, as partes mais complicadas e tratamentos de doenças mais complicadas, bem como a identificação das necessidades dos pets, são de responsabilidade profissional.
Assim, é extremamente importante manter contato e as visitas regulares com o veterinário, de modo a promover a higiene do pet, avaliar a saúde e até para auxiliar nas orientações para os cuidados diários – seja para a “escovação” correta, troca da alimentação ou mesmo a colocação de estruturas de tratamento como o uso de aparelho dental invisivel para diminuir o atrito entre os dentes.
Portanto, conclui-se que a manutenção e auxílio recorrente de um especialista é extremamente fundamental para promover os cuidados e manutenção da saúde e bem-estar do seu amigo de 4 patas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.