Eis a dúvida que não quer calar: quem paga o frete grátis do meu e-commerce? Contamos para você neste artigo
Os e-commerces usam diversas estratégias para atrair seus clientes, desde voucher de desconto até frete grátis. Tudo é pensado para garantir a boa experiência do consumidor. Porém, antes de colocar qualquer estratégia em prática, é preciso estudar como a sua loja virtual pode oferecer tais vantagens sem comprometer a sua saúde financeira.
No caso do frete grátis, por exemplo, o cliente adquire o produto e a entrega é grátis, mas quem paga esse frete se não é o consumidor final? Então, é exatamente sobre isso que vamos falar neste post.
Continue a leitura deste artigo até o final para entender quem realmente paga pelo serviço de entrega.
Quem paga o frete grátis?
O frete grátis quem paga — de alguma forma — é sempre a empresa. Ou seja, não adianta se iludir, nenhuma transportadora oferecerá a possibilidade de entregar seus produtos de graça. Portanto, coloque os pés no chão e, antes de optar por oferecer essa facilidade aos seus clientes, analise os seguintes pontos:
- sua margem de lucro;
- o perfil dos seus consumidores;
- a localização dos seus clientes;
- o comportamento do mercado.
Como oferecer frete grátis sem prejudicar as finanças?
Existem algumas maneiras de oferecer frete grátis sem prejudicar o orçamento do seu negócio. Entenda um pouco mais sobre o assunto a seguir.
Revise seu orçamento
É importante entender a real situação financeira da sua empresa para, então, decidir se ela tem ou não condições de oferecer frete grátis aos seus clientes. Essa é uma condição comercial e que precisa ser definida pela equipe de marketing, por isso, deve entrar no orçamento desse setor.
Reduza seus custos
Tentar reduzir os custos de envio é uma maneira muito eficiente de possibilitar o frete grátis. Nesse momento, fazer uma análise detalhada das transportadoras disponíveis é essencial para acertar na decisão.
Analise os impactos dessa estratégia
Entender o impacto que o frete grátis terá nos custos da empresa é essencial para identificar a viabilidade dessa estratégia. Se achar necessário, pode aumentar o valor dos produtos para que a entrega seja embutida no preço final.
De que forma é possível oferecer frete grátis?
Existem várias maneiras de oferecer o frete grátis em seu e-commerce, como:
- estipular um valor mínimo de compra: por exemplo, compras acima de R$ 99 têm frete grátis;
- especificar o tipo do produto: você pode oferecer frete grátis em produtos de menor saída e que não tenham custo alto para transportar;
- fazer promoções: datas específicas como Black Friday e Natal, por exemplo, são excelentes para oferecer frete grátis e estimular a compra do consumidor.
Quais as vantagens dessa estratégia?
Oferecer frete grátis da maneira correta traz muitos benefícios para o seu e-commerce. Veja quais são eles.
Diminuição no abandono do carrinho
Uma das primeiras coisas que o consumidor observa antes de concluir a sua compra é o valor do frete. Logo, quando o frete é grátis, dificilmente ele abandonará o carrinho e, consequentemente, suas vendas aumentarão.
Mais tráfego para a sua loja virtual
Se você optar por oferecer frete grátis, independentemente da estratégia escolhida, lembre-se de divulgar essa informação em seus anúncios. Dessa forma, haverá um maior volume de tráfego para o seu site e, com isso, maiores chances de vendas.