Economia

Contas do Mês: Como organiza-las

Você procura por formas de organizar as contas do mês? Como você sabe, há várias contas fixas como cartão de crédito, aluguel, telefone, condomínio, conta de água, energia elétrica… E os boletos não param por aí.

O enredo você já conhece: nós fazemos o pagamento do mês, e os boletos do mês seguinte chegam. Dependendo da organização e do volume de compras do mês, as contas podem ficar desorganizadas, as pessoas acabam em um mar de dívidas.

E quando uma pessoa atrasa o pagamento de uma conta, geralmente são cobrados juros e multas, e a conta fica mais cara. Este ainda não é o pior cenário: quando uma pessoa não paga suas contas no vencimento, pode ter o serviço cancelado e ainda negativo.

Por isso, nós criamos este artigo para poder ajudá-lo. Siga estas dicas de para melhor organizar suas finanças.

Analise para onde vai o seu dinheiro

A primeira coisa a fazer é analisar o fluxo de entrada e saída de seu dinheiro.

Se você quiser fazer isto, você precisa fazer uma lista de todas as suas despesas mensais, e então adicionar as despesas fixas, tais como aluguel, condomínio, financiamento de automóveis, alimentação, conta de água e conta de eletricidade.

As parcelas variáveis, tais como parcelas de cartão de crédito, são uma compra excepcional se você as inserir para aquele mês.

Acrescente suas despesas, quanto você tem fora e depois quanto você tem dentro.

Faça um planejamento de suas finanças

Você precisa ter um plano financeiro para organizar suas contas.

Ao analisar para onde seu dinheiro está indo, você precisa ser capaz de planejar maneiras eficazes de usar seu dinheiro. Se deixar as despesas sem nenhum tipo de controle, você só percebe o quanto gastou quando o dinheiro está faltando.

Uma pessoa pode estabelecer um teto máximo de gastos para cada conta, bem como seguir o planejamento financeiro através desta organização de contas, se ela fizer um plano financeiro. Você tem que ficar de olho em suas despesas e contas para ver se está seguindo o plano,

Você pode usar uma planilha, um aplicativo do celular e anotar as saídas e entradas financeiras.

Pague compras a vista (quando possível)

Outro hábito que pode ser desenvolvido para conseguir a organização das contas é, sempre que possível, pagar as contas em dinheiro em primeiro lugar, pois o cliente muitas vezes consegue negociar bons descontos.

Se houver descontos atraentes ao pagar em dinheiro e você puder pagá-lo, não deixe de aproveitá-los. Além de obter um desconto, você estará economizando seu dinheiro.

Se o consumidor paga em dinheiro, ele evita o desenvolvimento de parcelas que devem ser pagas em vários meses, o que compromete o plano de gastos do próximo mês.

Use o cartão de crédito quando necessário

O cartão de crédito é um ponto ao qual devemos prestar atenção, pois deve ser usado com cautela e consciência. Não é raro encontrar pessoas buscando negociação de cartão das Casas Bahia ou outra empresa fornecedora de cartão de crédito.

É importante para qualquer pessoa ter um cartão de crédito por causa de emergências financeiras que possam ocorrer, e o cartão pode ser usado para salvá-lo às vezes. Além disso, existem cartões de crédito com vários benefícios, como programa de pontos, descontos nas lojas e troca de pontos por milhas.

Na maioria das vezes, as pessoas não a usam com cautela, e permanecem nessa ilusão de que pagaram em parcelas e pagarão menos no mês, apenas aquela parte unida com outra, e outra parte de parcelas anteriores. No final, a maior parte do salário vai para o pagamento de fatura de cartão.

Para conseguir a organização da conta, é necessário ficar de olho nos gastos com cartão de crédito.

Defina quais são suas prioridades

É importante saber como separar as prioridades financeiras das despesas desnecessárias.

Para determinar as prioridades financeiras, você precisa organizar as contas mensais, quais são prioridades: casa, aluguel, carro, comida, e quais são supérfluas naquele mês.

Além disso, no momento que uma pessoa determina prioridades financeiras ela consegue realizar sonhos de longo prazo, porque juntar dinheiro para aquilo é prioridade.

Outro ponto importante, é se programar com os gastos, uma vez que ter gastos programados torna mais fácil o pagamento de todas as contas. 

Agende o pagamento de suas contas para que você não gaste mais dinheiro em penalidades e juros.

Gaste menos que você recebe

Gastar menos do que se ganha é um hábito de organização de contas. Portanto, é importante acompanhar as declarações de compras, porque às vezes você esquece uma despesa, e continua gastando dinheiro.

Para gastar menos do que você ganha, você precisa ficar de olho em seu cartão de crédito, o que causará um sentimento de liberdade financeira, se você estiver gastando menos. É importante ficar de olho nas parcelas e nos juros.

Faça uma poupança com uma parte de sua renda

Muitas pessoas pensam que não conseguem economizar dinheiro porque não estão prestando atenção ao planejamento financeiro. É aí que elas se enganam.

É importante economizar uma quantia mensal para se pagar primeiro, quando se fala em organizar as contas. Você pode economizar até 20% do seu salário mensal, o que o ajudará a constituir uma reserva de emergência.

A reserva de emergência consiste em guardar por volta de seis meses de salário mensal, que seria uma quantia utilizada em casos de grandes emergências como demissão, afastamento do trabalho por causas maiores.

Em caso de grandes emergências como demissão, ausência do trabalho por causas principais, etc., a reserva de emergência pode ser usada para economizar cerca de seis meses de salário mensal.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Economia

Tendências no marketing para aplicar na sua empresa

Share on Facebook Share …
Read more
EconomiaNacionais

Petrobras sobe preço do Diesel em R$ 0,40 a partir de amanhã (10)

Share on Facebook Share …
Read more
EconomiaNacionais

Governo Federal divulga novo valor do salário-mínimo para os próximos 3 anos

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: