Esportes

Queda do Flamengo é marcada por teimosia de Sampaoli e falta de postura

A convicção de um técnico em suas ideias, em suas estratégias, é uma virtude em boa parte das vezes. Mas é possível que se transforme em um defeito se a insistência contraria a realidade, o campo, jogo real. Foi o que aconteceu com o Flamengo de Jorge Sampaoli.

A eliminação do time rubro-negro para o Olimpia nas oitavas-de-final da Libertadores deixou exposta como a visão de futebol do treinador argentino não se adaptou ao que se vê no campo. A postura dos jogadores também não foi de acordo com o cenário posto para a partida.

O Flamengo chegou ao Paraguai com um gol de vantagem, em um estádio lotado, diante de um Olimpia limitado. Era meio óbvio o que ocorreria: o técnico Arce apostaria em um jogo físico, de pressão para inverter o resultado e de bolas altas (Aliás, característica de Arce em toda sua carreira como jogador).

Pois bem, Sampaoli armou um Flamengo para ter a bola com Filipe Luís pela lateral esquerda e Gerson como segundo volante. Não entrou para ter um time competitivo, mas técnico, dominante. Era uma aposta aceitável no caso de Filipi Luíz (deu certo contra o Grêmio). Mas arriscada no geral por não ter jogadores mais jovens.O time carioca passou metade do primeiro tempo tomando pressão sem ganhar bolas pelo alto ou segundas bolas. Pior, quando os espaços atrás do Olimpia se apresentavam, o Flamengo era moroso e não acelerava.

Fez um gol na única conclusão a gol, sofreu outro pelo lado esquerdo exposto de Filipe, em noite desastrosa. O árbitro Wilmar Rondán permitia o jogo físico do Olimpia, era confuso, o Flamengo teria de adaptar à realidade.

A volta para o segundo tempo viu uma mudança de posicionamento no meio rubro-negro, entre Thiago Maia e Gerson, e um maior controle de bola. Mas o Flamengo seguia moroso e quase inofensivo na frente. Everton errava tudo, Arrascaeta se entregava à marcação e Gabigol atuou como comentarista de arbitragem.

Arce percebeu o controle tático do rival no jogo, e começou a empilhar atacantes na área rubro-negra. Era a armar que tinha. E não era difícil perceber que o Flamengo perdia quase todas as bolas pelo alto desde o início do jogo. É que o Olimpia não tinha tantos escanteios assim.

Sampaoli demorou até além do 30min para tirar um Filipe Luís que errava tudo e botar Ayrton Lucas. O reforço da marcação com Allan também foi moroso. A marcação pelo alto… o técnico argentino deixou na sorte.

Para além das críticas a Sampaoli, é preciso que se ressalte-se a postura pouquíssimo competitiva dos jogadores do Flamengo. Por baixo, pelo alto. Uma frouxidão no embate com rivais que não combina com oitavas de final de Libertadores.

Pagaram o preço. Primeiro, Ortiz fez um gol de cabeça sem precisar subir em meio a quatro jogadores de defesa do Flamengo. A bola foi morrer no canto após um pulo atrasado do goleiro Matheus Cunha.

No terceiro gol do Olimpia, 11min depois, Bruera subiu no meio da zaga do Flamengo para acertar o canto. Era o desespero para o rubro-negro, aí o time decidiu atacar. Enfim, iria se apresentar para o jogo que tinha evitado por 80min.

Sampaoli coloca Luiz Araújo para explorar as pontas, mas deixa Pedro, o centroavante alto, de fora. Parece resquício da animosidade entre os dois porque não há justificativa técnica para sua manutenção no banco naquele cenário. É teimosia pura.

O Flamengo fez um gol com Victor Hugo em uma bola disputada na área, o que levaria para os pênaltis a disputa. O cruzamento da direita tem um desvio de Cardozo para o meio da área. Depois, ele e Ayrton Lucas disputam a bola que chega para Gabigol em posição de impedimento.

A primeira imagem da TV mostrava um toque final de Cardozo. Já a imagem do VAR, divulgada pela Conmebol, exibe um toque de Ayrton Lucas, o que caracterizaria o impedimento.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Esportes

Abertura do Campeonato de Futebol Barrolandense 2024 foi um sucesso

Deu-se inicio neste domingo, 19 de maio de 2024, no estádio Delcy Pinto da Rosa em Barrolândia ao…
Read more
Esportes

Começa no Domingo dia 19 de maio o Campeonato Municipal de Futebol Barrolandense 2024

Estão definidas as quatro equipes que participaram da abertura do Campeonato de Futebol…
Read more
EsportesNacionais

Neymar envia duas toneladas de suprimentos ao RS em seu avião; jogador disponibiliza helicóptero

O atacante Neymar enviou mais de duas toneladas de suprimentos para atender a população do Rio…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: